Espetáculo ‘Iter’, de Braga, abre programação de dança da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil no Theatro Municipal de Niterói

O público niteroiense assistirá à estreia nacional gratuita da montagem portuguesa “Iter”, criada pelos projetos Motus Dance Project e Plataforma Ent’Artes, de Braga, com participação da premiada Companhia de Ballet de Niterói

por Redação
Espetáculo de dança “Iter”

A Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil, promovida pelo Arte Institute, de Nova York, chega ao país em novembro com uma programação que percorrerá seis cidades brasileiras até janeiro de 2026, reunindo o melhor da música, dança e artes visuais de Portugal e de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No eixo da dança, a primeira atração a subir aos palcos será o espetáculo “Iter”, criação inédita dos grupos Motus Dance Project e Plataforma Ent’Artes, ambos de Braga, Norte de Portugal, que se apresentam em parceria com a Companhia de Ballet de Niterói, nos dias 7 e 8 de novembro, no Theatro Municipal de Niterói, de graça, com a doação de 1kg de alimento.

Com direção de Diana Sá Carneiro, coreografia de Filipe Narciso e coordenação de Maria Borges, “Iter” é uma obra de dança contemporânea que reflete sobre o movimento como impulso transformador e a viagem como metáfora do corpo em deslocamento.

No palco, os bailarinos Afonso Ferreira, Carolina Xavier, Clara Vieira, Filipa Tenreiro, Luana Fernandes, Mafalda Paiva, Maria Mota e Valentina Wendt interpretam uma coreografia que se desdobra como um percurso sensorial, em que o tempo se desfaz e o espaço se reinventa. A trilha sonora é assinada por Vicenzo Lamagna, criando uma ambiência densa e emocional que potencializa a fisicalidade dos corpos.

“Iter”, que significa “caminho” ou “trajeto” em latim, propõe um diálogo entre o visível e o invisível, entre o impulso e o eco do movimento. A criação é fruto da colaboração entre duas companhias de formação e difusão da dança contemporânea em Braga, a Ent’Artes e o Motus Dance Project, e integra o programa de circulação internacional do Arte Institute, que desde 2011 promove artistas portugueses em mais de 35 países.

“Este encontro com a Companhia de Ballet de Niterói representa um marco simbólico na aproximação entre Portugal e Brasil no campo da dança contemporânea. Acreditamos que o corpo é também uma ponte cultural, um espaço de memória, de resistência e de reinvenção constante”, destaca Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute.

A apresentação de “Iter” inaugura o eixo de dança da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil, que seguirá com outras performances inéditas, como a dos irmãos Joel e Josué Oliveira (UAIS), em Vitória, no Festival Crias, ainda em novembro.

Sobre o Arte Institute: Fundado no dia 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em 14 anos já promoveu mais de 1200 artistas e esteve presente em 38 países e 119 cidades.

SERVIÇO:

Espetáculo “Iter” — Motus Dance Project & Plataforma Ent’Artes (Braga, Portugal)

Com a Companhia de Ballet de Niterói

Datas: 7 e 8 de novembro

Local: Theatro Municipal de Niterói (RJ)

Direção: Diana Sá Carneiro

Coreografia: Filipe Narciso

Elenco: Afonso Ferreira, Carolina Xavier, Clara Vieira, Filipa Tenreiro, Luana Fernandes, Mafalda Paiva, Maria Mota e Valentina Wendt

Trilha sonora: Vicenzo Lamagna (English National Ballet Philharmonic)

Grátis, com a doação de 1kg de alimento.

SIGA O ARTE INSTITUTE:

Instagram: https://www.instagram.com/arteinstitute_official/

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend