Esther Weitzman Companhia de Dança apresenta “As Histórias Que Inventamos Sobre Nós” para celebrar 26 anos de história

Com apresentações nos dias 7 e 8 de junho de 2025, no Teatro Carlos Gomes, a performance homenageia a memória e à trajetória artística da companhia

por Redação
As Histórias Que Inventamos Sobre Nós

Celebrando 26 anos de história, a Esther Weitzman Companhia de Dança reestreia o espetáculo “As Histórias Que Inventamos Sobre Nós”, nos dias 7 e 8 de junho, às 18h, no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio.

Com direção e coreografia de Esther Weitzman, o espetáculo faz sua reestreia. Idealizado para comemorar os 20 anos da companhia, em 2019, fala sobre reencontros e memórias e fala das engrenagens de uma comunidade em ação. Trata-se de uma homenagem à própria história coreográfica da companhia, que ao longo de sua trajetória foi contemplada com diversos prêmios e recebeu elogios da crítica especializada.

“As Histórias Que Inventamos Sobre Nós”  estreou em 2019, com temporadas no Teatro Carlos Gomes e no Teatro Cacilda Becker, com as casas sempre lotadas. No mesmo ano, foi apresentado no Espaço Cultural Sérgio Porto. Em 2022, fez temporadas no Teatro Angel Vianna e no Sesc Santana, em São Paulo. Agora, após três anos sem apresentações, retorna ao Rio de Janeiro, reafirmando a força do fazer artístico independente.

A performance conta com apresentação de 24 bailarinos – todos artistas que já integraram diferentes momentos da trajetória da companhia –, e foi amplamente elogiada pela crítica especializada em outras temporadas.

“Com um elenco de excelência e uma trilha sonora envolvente, acredito que o espetáculo proporciona uma verdadeira explosão de emoção, capaz de levantar o público das cadeiras e até mesmo dos corredores” , afirma a  diretora e coreógrafa Esther Weitzman.

A Companhia

Ao fundar, em 1999, a Esther Weitzman Companhia de Dança, a coreógrafa que dá nome a Companhia, firmou-se no cenário da dança, criando um trabalho cuja identidade estabelece um padrão de excelência reconhecível em todos os seus espetáculos.

Aliar criação artística e atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa e educadora Esther Weitzman. Um caminho bem sucedido, construído pelo desenvolvimento da singular pesquisa de movimento de sua companhia, contemplada com diversos prêmios e excelentes críticas na imprensa, completando 26 anos de existência no Rio de Janeiro em 2023

Sediada no Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento, a companhia possui um projeto de  linguagem estética contemporânea, com ações continuadas de pesquisa, formação e difusão, ladeando os grandes grupos da cidade do Rio de Janeiro.

Seu trabalho como criadora está intimamente ligado a uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.

Sinopse

O espetáculo As Histórias que Inventamos Sobre Nós comemora os vinte e seis anos de trajetória da Esther Weitzman Companhia de Dança. Uma celebração de partilha de danças, sensibilidades e afetos.

Ficha Técnica

Concepção, Coreografia e Direção:  Esther Weitzman
Bailarinos Criadores: Alexandre Bhering, Ana Lu Rehder, Andressa Araújo, Betina Guelman, Bia Peixoto, Carla Reichelt, Carol Pires, Carolyna Aguiar, DEBO, Diego Cruz, Edney D´conti, Fagner Santos, Felipe Padilha, Flavio Luiz Pereira, Frederico Paredes, Gabriela Patricio, Helder de Oliveira da Silva, Iago Damazio, Joana Abreu, José Geraldo Furtado, Julia Gil, Juliana Angelo, Julio Manhães, Manuela Weitzman, Marcelo Lopes, Mariana Souza, Marília Albornoz, Milena Codeço, Miriam Weitzman, Mônnica Emílio, Patricia Riess, Pedro Quaresma, Peter Levi, Renata Reinheimer, Roberta Repetto, Rodrigo Gilla, Rodrigo Gondim, Sueli Guerra e Toni Rodrigues
Desenho de Luz:  José Geraldo Furtado
Concepção de Figurino:  Manuela Weitzman
Projeto Gráfico:  Flavio Luiz Pereira
Fotos: Renato Mangolin
Trilha Sonora:  Esther Weitzman
Operação de Luz:  Raphael Cassou
Operação de Som:  Gabriel Matriciano
Músicas:  Sympathy For The Devil (Mick Jagger e Keith Richards), Stairway To Heaven (Robert Plant), (I Can’t Get No) Satisfaction (Mick Jagger e Keith Richards), Johnny B. Goode (Chuck Berry), Bohemian Rhapsody (Freddie Mercury), Innocent When You Dream (Tom Waits), Stand By Me (Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller
Textos: Adriana Pavlova, Alessandra Vitória e Beatriz Cerbino
Assessoria de Imprensa: Marina Mello
Mídias Sociais: Bia Peixoto e Manuela Weitzman
Direção de Produção:  Esther Weitzman
Produção Executiva:  Esther Weitzman e Marcelo Cabanas
Produção de Campo: Manuela Weitzman e Sabrine Muller
Assistentes de produção:  Manuela Brito e Maria Eduarda Guimarães Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança

Serviço:

Data: 7 e 8 de junho, às 18h
Local: Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, nº 19, no Centro do Rio
Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia), vendas a partir do 30 de maio pelo site do Fever

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend