Estreia dia 07 de setembro no Centro Cultural da Justiça Federal às 16 h, o espetáculo “COPACABANA – Quem decide sobre mim?”: Este horário é uma aposta do Teatro CCJF de colocar espetáculos adultos para que as pessoas saiam mais cedo do Centro do Rio.
Em um cenário que é ao mesmo tempo palco de encontros e desencontros, o espetáculo explora, com leveza e profundidade, temas relevantes e por vezes incômodos da sociedade contemporânea. A maternidade, o peso das responsabilidades femininas, a compatibilidade entre casais, as pressões culturais, o patriarcado, as traições e a crise de meia-idade são abordados de maneira provocativa e reflexiva, trazendo à tona questões que fazem parte da vida cotidiana de muitos.
Inspirada nos universos de Woody Allen e Nelson Rodrigues, a peça se desenrola como uma tragicomédia cotidiana, onde as ações e reações das personagens oferecem um espelho para o comportamento humano e os padrões impostos pela sociedade. Com diálogos afiados e situações inesperadas, “COPACABANA – Quem decide sobre mim?” desafia o espectador a olhar para si mesmo e questionar suas próprias escolhas e crenças.
Este espetáculo é uma experiência imperdível para quem busca não apenas entretenimento, mas também uma reflexão profunda sobre os dilemas da vida moderna. No entanto, não é recomendado para aqueles que preferem evitar confrontar suas próprias verdades.
“Somos realmente livres? Possuímos realmente algo ou tudo é feito de ilusão e sonho? A vida, essa mestra imprevisível, nos surpreende com sustos, nos desafia a aceitar o inesperado. Temos algum controle? Talvez não. Mas em Copacabana temos a liberdade de lidar com o que a vida nos oferece, com o que cada esquina do nosso quadrado nos reserva.” – afirma Helton Tinoco.
SINOPSE
O espetáculo teatral “Copacabana – Quem decide sobre mim?” conduz o espectador à jornada de dois casais que enfrentam desafios em suas vidas. Gal e Tony, um casal maduro que luta para realizar o sonho de ter um filho, enquanto Bárbara e Chico, mesmo com três filhos, enfrentam uma crise conjugal. Em busca de sentido e felicidade, essas quatro pessoas entrelaçam suas histórias de maneira inusitada. Tudo isso acontece no icônico bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
SOBRE O AUTOR E DIRETOR
Helton Tinoco é ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor, com formação em Cenografia. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), na UniRio, na UFRJ e na Escola de Música Villa Lobos. Também é pedagogo, tendo atuado como professor regente no Município do Rio de Janeiro. Nos últimos oito anos, Helton tem se dedicado a projetos junto ao Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), onde exerce funções de direção, dramaturgia, e criação de cenários e figurinos para grandes eventos, que contam com a participação de renomados nomes da música popular brasileira, como Morais Moreira, Zezé Motta, Elba Ramalho, João Bosco, Lucy Alves, Guilherme Arantes, Mônica Salmaso, Danilo Caymmi, Maria Gadú, e Hamilton de Holanda, entre outros. Além disso, Helton tem dirigido eventos em importantes projetos sociais realizados na Cidade das Artes, no Theatro Municipal, e nos teatros Nelson Rodrigues e João Caetano.
FICHA TÉCNICA
- Texto/Direção/Composições Musicais: Helton Tinoco
- Pesquisa e consultoria de dramaturgia: Beatris Gonçalves
- Elenco: Alcides Sodré, Ângelo Mayerhofer, Daniela Tibau, Danie Vaz, Felipe Gouveia e Roberta Costa
- Arranjador Musical: Eduardo Farias
- Cenário/Figurino: Ricardo Rocha
- Iluminação: Giulia Sant’Anna e Thaynná Gomes – Supervisão Lara Cunha
- Montagem de Luz: Juquinha
- Maquiagem: Daniel Duarte (Pantera, Lady Gata Mansa)
- Divulgação e Mídias Sociais: Helton Tinoco, Mapeei (Juliana Oliveira)
- Assessoria de Comunicação: Maria Fernanda Gurgel
- Fotografia/vídeo: Carlos Magno Laureano, Marlon Saint e Thaynná Gomes
- Design gráfico: Carlos Magno Laureano
- Direção de Produção: Angelo Mayerhofer e Helton Tinoco
- Realização: Pompa Produções
Apoio:
IBME, Petit Danse, Pescadores de Relíquias, Condomínio Rosa dos Ventos, Jet Limpe, Casa do Chapolin, Rubens Odilon Joias
SERVIÇO
Espetáculo: “COPACABANA – Quem decide sobre mim?”
- Temporada: de 07 à 22/09/24
- Dia/Horário: sáb e dom às 16 h
- Local: Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal
- Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
- Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia entrada)
- Vendas: no Sympla e na bilheteria.
- Classificação indicativa: 14 anos
- Lotação da sala: 140 lugares