A palavra atravessou o mar salgado nas asas do poeta e aportou no coração do Brasil. Assim nasceu “Eu, Pessoa”, que transmite de forma lúdica, a riqueza da obra poética desse mestre da literatura portuguesa e universal, para espectadores das mais diversas camadas sociais.
A exibição mostra o ser humano Pessoa, independentemente de sua qualidade de gênio, ligado à natureza, numa ânsia de buscar o significado da sua existência. Em cena, Fernando Pessoa e seus heterônimos, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos, interpretados e caracterizados num clima de lirismo e de forte emoção. Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Ele cultivou uma poesia voltada aos temas tradicionais de Portugal e ao seu lirismo saudosista, que expressa reflexões sobre seu “eu profundo”, suas inquietações, sua solidão e seu tédio.
Na apresentação, com duração aproximada de 23 minutos, o ator e diretor Júlio Luz, acredita que o mérito do seu projeto é unir a literatura e o teatro para que juntas façam o público se questionar, ao mesmo tempo que passa as emoções vividas pelo poeta lusitano, para melhor compreensão da vida desse gênio literário.
O projeto Eu, Pessoa – Um Experimento Cênico, tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Cultura Presente nas Redes 2.
Ficha Técnica
- Textos: Fernando Pessoa
- Concepção, direção e atuação: Júlio Luz
- Programação Visual: Josué Ribeiro
- Captação de imagens e edição: Renato Bacellar
- Produção: Lamparina Produções Culturais
Serviço
Eu, Pessoa: um experimento Cênico
Sábado, 26/11/2022.
Horário – 18h
Transmissão pelo Youtube
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre