RECIFE -Começou nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, a segunda edição do evento que já faz muito sucesso entre o público de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Expo Preta, que segue até o próximo domingo, dia 19 de novembro, no Teatro RioMar Recife (show de abertura com Negra Li) e na Praça de Eventos (piso L3) do Shopping RioMar Recife.
Leia também > Carioca Shopping terá Feira de Adoção Pet no próximo fim de semana
A 2ª Expo Preta é promovida pelo mall em uma poderosa collab com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), a exposição de afroempreendedorismo e cultura negra conta com a participação de mais de 50 afroempreendedores.
Até o último dia do evento, o público terá a oportunidade de conferir uma programação extensa, que reúne atrações culturais, painéis de conteúdo, desfile de moda e comercialização de produtos e serviços em um só evento. A 2ª Expo Preta encerrou as atividades desta sexta, às 22h. No sábado (18), as atividades ocorrerão das 9h às 22h e, no domingo, das 12h às 21h. A programação cultural e os painéis de conteúdo sempre começam às 13h e seguem até as 21h em todos os dias.
O relógio marcava pouco mais das 19h30, desta sexta-feira (17), quando a cantora, rapper e compositora Liliane de Carvalho, mais conhecida pelo seu nome artístico, Negra Li, subiu ao palco do Teatro RioMar Recife para a estrondosa euforia da plateia. A primeira música? Claro que foi o grande sucesso Vai Dar Certo, que fez sucesso como tema de abertura da novela Vai Na Fé, da TV Globo.
Ela também cantou e encantou o público com singles como 1 Minuto, dueto com o cantor D´Black, aqui muito bem representado pelo próprio back vocal que acompanhava a artista no show. Cantou também Guerreiro e Guerreira, provou ter presença de palco ao interpretar Raízes, fez os presentes dançar com Você Vai Estar Na Minha e desceu do placo para cantar Rap É Compromisso. Foram um dos grandes momentos da noite.
O ponto alto contou com a apresentação de um vídeo do saudoso Chorão (Charlie Brown Jr.), logo na sequência, levando todos ao delírio com a canção Não é Sério. E por falar em todos, o público presente também fez o seu espetáculo à parte, não deixando a cantora e seus backing volcals sozinhos. Cantaram todas as músicas, participando de cada momento. Foi lindo. Foi intimista, como nunca visto.Para embalar as melodias, um DJ ajudava nos potentes ritmos das canções. E foi assim até o fim. Negra Li foi a escolha certa da curadoria da 2ª Expo Preta, afinal, com seu empoderamento é considerada o principal nome feminino do rap brasileiro.
Sobre a Expo Preta, é uma exposição autoral que evidencia, celebra e difunde a arte e a cultura negra e o afroempreendedorismo. O evento acontece no mês que marca a Consciência Negra. Com certeza, veio para ficar. O Shopping RioMar Recife é um dos empreendimentos do Grupo JCPM, de propriedade do empresário João Carlos Paes Mendonça, que tem uma atenção especial para o social, o ambiental, a sustentabilidade e a diversidade da juventude em suas instituições filantrópicas.
No final do semestre passado, a primeira edição do projeto foi agraciado em primeiro lugar, com Ouro, no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), um os mais importantes do segmento. O destaque foi na categoria “Newton Rique de Sustentabilidade” – que estimula iniciativas conectadas com a responsabilidade ambiental, social e governança.
O que mostra que este tipo de programação precisa ser incluída nos planejamentos dos shopping centers em todo o Brasil. Uma vez que o debate válido, a causa é importante e que todos devem levantar a bandeira, ecoando os movimentos antirracistas. Os empreendimentos devem seguir o modelo e assumir as suas responsabilidades sociais, mostrando para a sociedade de qual lado estão. Omissão é negligência e quase todos os dias, os noticiários policiais vem mostrando graves episódios de racismos em lojas e centro de compras. Este comportamento já não é mais possível ser ignorado ou aceito em pleno Século XXI. O RioMar Recife mostra que está conversando com a diversidade sociocultural brasileira e mundial.
Confira a programação completa:
Dia 17/11 (Sexta-feira)
13h, 14h e 15h – Oficinas de Afrobetização – Jogos de leitura e contação de histórias, com Gláucio Ramos
16h – Apresentação de Jason MC
16h30 – Apresentação de Alaka MC
17h – Apresentação de Bione
17h30 – Painel “Protagonismo feminino na arte urbana”, com Tássia Seaba e Nathê Ferreira. Mediação de Rafaella Gomes.
19h – Abertura oficial da Expo Preta RioMar, com show de Negra Li e apresentação de Pedro Lins
19h às 21h – DJ Rainha do Recife
Dia 18/11 (Sábado)
13h – Apresentação da Twerk Recife
14h – Painel “Histórias que inspiram”, com Edna Dantas e Jarda Araújo. Mediação de Julio Pascoal.
15h – Apresentação do “Maracatu Encanto do Pina”
15h30 – Painel “Letramento Racial”, com Manoela Alves e Diogo Ramos. Mediação de Dayse Rodrigues
16h30 – Apresentação do Afrobaile B2B Baile Charme, com DJ Boneka e Phino
17h10 – Desfile de moda africana com o estilista Lassana Mangassouba
18h – Painel com Tia Má e mediação de Pedro Lins (Oferecimento do RioMar)
19h – Painel: “Educação Financeira”, com Viviane Silva
20h às 21h – Apresentação do DJ Makeda
DIA 19/11 (Domingo)
12h – Painel “Saúde Mental e Saúde Integrativa”, com Maria Beatriz e Andreza dos Anjos
12h30 às 14h – Apresentação do DJ VIBRA
13h30 – Desfile Moda Mangue
14h – Apresentação “Toda Música tem história pra contar”, com Kemla Batista e Dra. Honoris Causa
15h – Painel “Comunicação antirracista”, com Sharon Baptista e Lenne Ferreira. Mediação de Thiago Augustto.
16h – Painel ”Religiões de matrizes africanas”, com Neto e Janielly Azevedo. Mediação de Jamesson Vieira.
17h – Apresentação das Sereias Teimosas
17h30 – Pocket do Espetáculo “Território de Passos e Sonhos” do Balé Deveras
18h – Pocket Show de Gabi do Carmo
20h – Apresentação de Afromaica