Exposição apresenta 11 obras que dialogam com a situação e desafios dos direitos humanos no Brasil pré e pós–pandemia 

Data:

Para refletir sobre o cenário dos direitos humanos no Brasil, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), organizou o edital “Olhares do Brasil”, com o objetivo de destacar o trabalho de artistas que abordam em suas obras temas relacionados a essa temática. Das cerca 100 obras inscritas no edital, de artistas entre 8 e 74 anos, de todas as regiões do país, 11 foram selecionadas para ilustrar os relatórios elaborados pelo Coletivo RPU — coalizão que reúne 31 organizações e redes da sociedade civil que monitoram os direitos humanos no país através de um mecanismo da ONU chamado Revisão Periódica Universal (RPU).

Agora, as obras escolhidas dão origem também a uma exposição virtual, disponível a partir de 24 de maio pelo site https://iddh.org.br/olharesdobrasil, com apoio das embaixadas do Canadá e da Noruega.

Entre as obras está “Infância ribeirinha”, acrílico sobre tela da artista Larissa Dutra,  inspirado na fotografia de Meyriane de Mira feita em uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Já a obra “Nuevo Mundo, 2019”, de Iracema Barbosa que ilustra a capa do relatório “Migração, refúgio, racismo e (des)igualdades”, é considerada pela artista uma espécie de pintura discursiva, já que une a imagem de um Mapa das Américas e suas histórias, mas também utiliza de uma materialidade específica. O aspecto visual inacabado de alguns objetos representa, na atualidade, o aspecto transitório da existência, a transformação, a mudança.

Entre os outros temas abordados estão: saúde, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação e violência contra as mulheres, povos indígenas, meio ambiente, defensoras e defensores de direitos humanos e mais.

Exposição “Olhares do Brasil”

Quando: a partir de 24 de maio de 2022

Onde: online, em https://iddh.org.br/olharesdobrasil

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Painel de conversas e performances artísticas encerram exposição “Vasos Condutores do Tempo”

Neste sábado, dia 15, às 12h, a exposição recebe...

Os Super Heróis Negros Brasileiros

"Os Super Heróis Negros Brasileiros", que será aberta ao...

‘Topografias Íntimas’: exposição gratuita com esculturas em madeira chega ao Jardim Botânico

O artista Bryan Ochotorena (Londres, 1992) apresenta sua mais...
Compartilhe
Send this to a friend