12
Com curadoria de Roseane Novaes, Caleidoscópio – Esculturas é a segunda edição do projeto que contempla e apresenta o acervo artístico sob gestão do Centro Cultural Correios RJ. Aberta oficialmente a partir de 14 de agosto, a mostra, assim como em sua primeira montagem, apresenta obras de artistas que já desfilaram seus talentos na unidade e doaram peças para a empresa, inspirando-se no sentido amplo da palavra caleidoscópio em sua origem grega – kalós (belo); eidés (imagem) e skopein (ver) – aproximando objeto mostrado e visitante.
Em um banquete para o sentir e possibilidades instagramáveis, a segunda edição convida os visitantes a conhecerem 26 artistas, a partir de esculturas de materiais diversos que, nesse espaço democrático e nessa proposta expositiva, conversam entre si e criam uma linguagem com riqueza estética e contemplativa. Dessa forma, a galeria de arte do térreo do prédio, caminho para o foyer do Teatro Correios Léa Garcia, firma-se como o lar expositivo das obras do acervo do Centro Cultural Correios, convidando os visitantes a conhecer e se encantar com obras que fizeram história na instituição.
Artistas em exposição: Angela Caetano Alves, Carlos Andrade, Cláudio Aun, Cordeiro Almeida, Cristina Loureiro, Darlan Rosa, Evany Cardoso, Flávia Santos Campanaro, Jamil Fraga, Marcelo Gomes, Marly Telles Faro, Miriá Couto, Murilo Martins, Néle Azevedo, Oxana Narozniak, Paola Salgado dos Santos, Pedro Grossi, Ricardo Hachiya, Roberto Costa, Roberto Moriconi, Rose Vic, Sandra Guinle, Tatiana Mendonça,Yutaka Toyota.
Centro Cultural Correios RJ
As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século, construído para sediar uma escola do Lloyd Brasileiro. Mas isto não ocorreu e o prédio foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a “Exposição Ecológica 92”, evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – RIO 92.
A inauguração oficial do Centro Cultural Correios aconteceu em agosto do ano seguinte, com a exposição mundial de filatelia “Brasiliana 93”. Há 30 anos, o Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca.
Suas instalações, adequadas à realização de diversificada programação, ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro é dotado de três pavimentos interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.
No andar térreo, está localizado o Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m2 e capacidade para 187 pessoas. No mesmo andar, há uma galeria de arte ocupada atualmente pela exposição Caleidoscópio – Esculturas e a área do foyer do teatro, que também abriga exposições. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícias a eventos de grande porte. A Praça dos Correios é uma área aproximada de 1,3 mil m2 ao ar livre, com espelho d’água e suporte de uma concha acústica, que pode receber um público numeroso para eventos a céu aberto. O local também está apto a acolher ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.
Serviço
Exposição: ‘Caleidoscópio – Esculturas’
Curadoria: Roseane Novaes
Abertura: 14 de agosto de 2024, às 16h
Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (21) 3088-3001
Local: Centro Cultural Correios RJ – Térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Censura Livre
Com acessibilidade
Curadoria: Roseane Novaes
Abertura: 14 de agosto de 2024, às 16h
Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (21) 3088-3001
Local: Centro Cultural Correios RJ – Térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Censura Livre
Com acessibilidade
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/ Uruguaiana).
Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes
Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes
Instagram: @correioscultural