Improvisa comigo esta noite

Improvisa comigo esta noite estreia no CCJ

Depois da estreia na Colômbia, o primeiro espetáculo solo de Claudio Amado chega ao Rio de Janeiro em celebração aos 20 anos de atividades da Cia. Teatro do Nada, grupo pioneiro do Teatro de Improviso no Brasil

por Redação

Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea da plateia para criar cinco cenas inéditas e improvisadas em cada apresentação. Os espectadores, que se tornam coautores do espetáculo, têm a oportunidade de contribuir com a dramaturgia de diversas formas: seja cantando uma canção em uníssono, representando a voz de Deus, movimentando o corpo ou utilizando a lanterna de seus celulares. Esta é a proposta do espetáculo inédito “IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE”, que estreia dia 3 de maio no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, onde cumpre temporada até 1º de junho, com sessões sempre às sextas e sábados às 19h.

Apesar de ser uma peça interativa, participa quem quiser. As cenas são criadas em parceria com o coletivo dos espectadores de cada noite. Ninguém é escolhido ou chamado ao palco. Todos interagem sentados em suas poltronas. Não existe “cena de plateia”, mas sim “cenas com plateia”. É uma obra teatral única e coletiva, onde o autor e o intérprete estão presentes e criando tudo ali juntos, na hora.

“Nos estádios esportivos o público canta, grita, faz olas, torce, solta fogos, agita bandeiras, e pode fazer quase tudo. Nos shows de música o público canta, pula, levanta os braços e acende os celulares. Por que no teatro só se pode rir e bater palmas? Eu queria libertar os espectadores e, ao mesmo tempo, ter um parceiro para criar as histórias comigo”, enfatiza Claudio Amado. Com 30 anos de trajetória artística e 20 anos dedicada ao improviso, este é o 37º espetáculo de improvisação de sua carreira, mas pela primeira vez estará sozinho no palco, guiado o tempo todo pela plateia. “Neste espetáculo, eu sou o intérprete de um ‘Dramaturgo-Coletivo’, como diz Augusto Boal no seu livro ‘Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas'”, finaliza.

IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE estreou em novembro de 2023 na Colômbia, durante a 5ª edição do CUNDIMPRO, festival internacional de improvisação, e agora estreia oficialmente no Rio de Janeiro em celebração aos 20 anos de atividades da Cia. Teatro do Nada, grupo pioneiro do Teatro de Improviso no Brasil. Segundo Claudio Amado, que fez ensaios abertos em escolas cariocas antes de embarcar para a Colômbia, o maior diferencial do espetáculo é a parceria constante do público com o ator na construção das cenas.

– “É impressionante como o público, de todas as idades, participa espontânea e efusivamente de todas as cenas. É como se descobrissem um brinquedo novo, um tipo diferente de teatro no qual eles podem participar o tempo todo, interferir e ajudar na construção das histórias. Até mesmo a estreia na Colômbia, falando em portunhol, foi assim também, histeria pura. Parece mais um público de show de rock ou de partida de futebol do que de uma peça de teatro”, destaca.

A ideia do formato surgiu em 2017 durante uma apresentação do Teatro do Nada na qual a plateia participou espontaneamente de uma cena, fazendo uma figuração como fãs de uma personagem. A partir daí, Claudio começou a pesquisar diferentes possibilidades de interação do público durante toda a performance, não apenas sugerindo temas e títulos no início como acontece normalmente no teatro de improvisação.

Serviço

Onde: Centro Cultural Justiça Federal

Endereço: Avenida Rio Branco, 241 – Centro (estação Cinelândia do metrô/VLT)

Quando: de 3 de maio a 1º de junho

Dia/Hora: sextas e sábados às 19h

Ingressos:  R$30 inteira / R$15 meia-entrada

*meia-entrada para idosos, estudantes, classe teatral, professores da rede pública ou particular, PCD, LGBTQIA+ e indígenas.

Venda de ingressos: pelo Sympla e na bilheteria do centro cultural a partir das 17h

Capacidade: 141 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: 12 anos

Instagram: @improvisacomigoestanoite

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via