Rita Wainer realiza intervenção artística no perímetro oficial do show de Madonna no Rio de Janeiro

Artista visual foi convidada pela produção do espetáculo para espalhar obras inéditas inspiradas na rainha do pop nas áreas interna e externa do evento

por Jorge Rodrigues

Paulistana radicada no Rio de Janeiro, a artista visual Rita Wainer foi convidada para fazer uma intervenção artística nas áreas interna e externa do show da Madonna, no Rio de Janeiro. A artista criou 15 peças originais inspiradas pela rainha do pop e vai espalha-las em formato de lambe-lambe numa ação grandiosa que cobrirá uma área total de 670m2. O espetáculo marca o encerramento mundial da The Celebration Tour, que acontece no próximo dia 4, nas areias de Copacabana.

Rita se viu influenciada por Madonna ainda adolescente, quando a artista surgiu no cenário pop. “Para mim é muito representativo poder expor meu trabalho nessa turnê. Sou uma artista de 45 anos e fui impactada pela presença da Madonna muito jovem. Ainda adolescente, admirava aquela mulher poderosa, que quebrava padrões e tabus por onde passava – o que, aliás, ela faz até hoje. E foi essa emoção que senti quando fiz as artes. Hoje, também me reconheço como artista e feminista, com coragem de criar à minha maneira e de entrar em espaços masculinos sem suprimir a minha feminilidade”, reflete.

Rita Wainer

Rita Wainer

Rita Wainer – Foto: Leonardo Araujo

Criadora de um universo imagético bastante particular, Rita Wainer é uma artista que combina movimentos aparentemente paradoxais: concilia uma resistência radical contra o sistema das artes e uma posição de grande destaque na cena contemporânea brasileira; expressa-se com intensidade equivalente no espaço diminuto das telas do celular e nos murais gigantes pintados nas empenas dos prédios das nossas grandes metrópoles.

No Rio de Janeiro, sua obra pública mais popular é o mural “Saudade é Amor, te sigo esperando”, pintado em 2016 na região portuária, que se tornou um dos mais emblemáticos do Boulevard Olímpico. Já em São Paulo, a obra “A cidade é nossa”, pintada em 2017 a convite do bloco de carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, virou um símbolo da ocupação da cidade. O mural foi parcialmente apagado por causa de uma reforma no prédio onde está instalado, provocando intensa mobilização popular.

Madonna in Rio

Madonna fará no Rio de Janeiro o show de encerramento de sua elogiada The Celebration Tour – uma das turnês mais comentadas do ano – no dia 04 de maio, sábado, a partir das 21h45. O evento será o maior show da artista até hoje, um agradecimento aos fãs por celebrarem mais de quatro décadas de carreira. O show de abertura fica por conta do DJ Diplo, à partir das 20h.

A produção do show no Brasil é da Bonus Track, que tem como sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, com forte experiência na realização de eventos grandiosos no país e de repercussão internacional. O Itaú Unibanco Apresenta o projeto, que tem também patrocínio da Heineken. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro apoiam e são importantes parceiros cientes do forte impacto do show no Turismo e na Economia, além de levar a imagem do Rio para o mundo. O projeto tem ainda o apoio de Deezer, Eventim, Absolut e Stanley.

O show de Madonna será exibido pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não assinantes logados. A transmissão do show tem direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. O desenho de captação do show está sendo concebido em parceria com Jonas Akerlund, diretor sueco, colaborador de longa data da cantora.

The Celebration Tour – Madonna na Praia de Copacabana

Data: 4 de maio, sábado

Diplo: 20h

Início do show de Madonna: 21h45

Local: Praia de Copacabana

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via