Exposição “Cruzando la Brecha” reúne artistas cubanos de diferentes trajetórias

A parceria entre o Instituto Cervantes de São Paulo e o MoCA de Miami apresenta 26 artistas cubanos com diferentes técnicas e expressões artísticas, em exposição até 30 de abril

por Redação
Cruzando la Brecha

De 1º a 30 de abril, a exposição “Cruzando la Brecha – Artistas Cubanos de Ambas as Margens”, no Instituto Cervantes de São Paulo, apresenta uma seleção de 26 artistas destacados da cena artística cubana, em parceria com o MoCA (Museum of Contemporary Art of the Americas), de Miami.

A exposição evidencia a diversidade da produção artística cubana, com obras que abordam temas como identidade, memória e cultura, refletindo as experiências de artistas que vivem dentro e fora da ilha, com curadoria de Ivonne Ferrer, que também tem obras na exposição e  Jorge Rodríguez Diez.

Formada pela Academia de Belas Artes San Alejandro, tradicional instituição cubana aberta em 1818, Ivone Ferrer passou a integrar o circuito artístico europeu após deixar Cuba em 1990 e, desde 2020, dirige o Fine Art Ceramic Center no MoCA. A artista explora a fusão de técnicas e materiais em suas obras, criando composições que transitam entre a abstração e a figuração, com elementos surrealistas e uma abordagem crítica da identidade e do papel da mulher na sociedade.

Uma das artistas expostas é Carmen Herrera,  artista cubano-americana cuja contribuição para a arte geométrica e o minimalismo ganhou reconhecimento tardio, apenas aos 89 anos, em 2004, quando teve sua primeira obra vendida em uma galeria de arte. Sua obra, marcada por composições precisas, uso vibrante de cores e uma busca pela pureza da forma, dialoga com grandes nomes da abstração, embora tenha permanecido à margem da cena artística por décadas. Hoje, sua produção é celebrada internacionalmente, com exposições em instituições de prestígio como o MoMA e a Tate Modern.

Luis Cruz Azaceta é outro artista de destaque presente na exposição. Desde o final dos anos 1970, tem utilizado suas pinturas e desenhos para explorar questões morais e éticas, abordando temas como violência urbana, epidemia de AIDS e racismo. Em suas obras mais recentes, reflete sobre as rápidas transformações globais, incluindo guerra, terrorismo, deslocamento, identidade e crises econômicas. Reconhecido internacionalmente, seu trabalho integra coleções permanentes de instituições como o MoMA e o Metropolitan Museum of Art.

Fruto da parceria entre o Instituto Cervantes e o MoCA de Miami, a mostra reúne um conjunto de artistas, cada um com uma expressão artística singular, utilizando diferentes técnicas como pintura a óleo, desenho a lápis, colagem e arte digital. Além de Alexis e Ivonne, fazem parte dessa seleção nomes como Aldo Menéndez, Alexis Iglesias, Ana A. Delgado, Carlos Estévez, Carlos Enrique Prado, Carmen Herrera, Cirenaica Moreira, Ciro Quintana, Eduardo García, Gerson Fogaça, Ivonne Ferrer, José Bedia, José Franco, José Rodriguez, Letícia Sánchez, Lianet Martinez, Lianet Sánchez, Luidmila Velasco, Luis Cruz Azaceta, Milena Martínez, Noel Dobarganes, Osiris Cisneros, Panol de la Vega, Pedro Avila, Rene Pena, Rubén Torres Llorca e Reynerio Tamayo.

Serviço:

Exposição: Cruzando la Brecha – Artistas Cubanos de Ambas as Margens

Período: 1º a 30 de abril

Local: Instituto Cervantes de São Paulo
Av. Paulista, 2439 – Térreo, São Paulo, Brazil
(@institutocervantessaopaulo)

Entrada: Gratuita

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend