Exposição gratuita ‘Uma Língua que nos Une’ ocupará o Real Gabinete Português de Leitura, de 15 a 31 de janeiro

A exposição integra a Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil e reúne autores e artistas de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em diálogo entre imagem e literatura

por Redação
Obra de Sidney Cerqueira, com texto de Odete Semedo (Guiné-Bissau)

A exposição “Uma Língua que nos Une” chega ao Brasil de 15 a 31 de janeiro, ocupando o histórico Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, como parte da programação da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil. Após circular pelo Aeroporto de Washington, a expo propõe uma reflexão sensível e plural sobre os laços que continuam a unir os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) por meio do idioma comum, além de de todos os seus sotaques, ritmos e expressões.

Inspirada no projeto “Há uma trança linda nessa sua dança”, criado pelo escritor Ondjaki e pelo fotógrafo Jordi Burch, a exposição estabelece um diálogo orgânico entre imagem e literatura, aproximando escritores, artistas plásticos e fotógrafos de diferentes geografias lusófonas. Cada obra exposta cria descobertas e pontes entre palavras e imagens, revelando como a língua portuguesa se reinventa e se reconhece em cada território onde é falada.

Participam da mostra José Luís Peixoto, Rita Leitão, Jordi Burch, Francisco Vidal, Afonso Cruz e Margarida Gato (Portugal); Ondjaki e José Eduardo Agualusa (Angola); José Luís Tavares e Gilda Barros (Cabo Verde); Odete Semedo e Sidney Cerqueira (Guiné-Bissau); Kwame Souza (São Tomé e Príncipe); Amosse e Butcheca (Moçambique); Ana Miranda, Bianca Ramoneda e Yoko Nishio (Brasil); e Luís Cardoso e Gabriela Carrascalão (Timor-Leste).

Para Ana Ventura Miranda, fundadora e diretora do Arte Institute, organização de Nova York responsável pela mostra, reunir tantas vozes, sotaques e universos criativos em torno da mesma língua é um gesto político e afetivo:

“A língua portuguesa é um lugar de encontro. Apesar das rotas, das distâncias e das histórias distintas de cada país, seguimos ligados por esse idioma que é movimento, invenção e memória. Esta exposição celebra justamente isso: a capacidade de nos reconhecermos uns nos outros por meio da palavra e da imagem”, afirma.

Com vozes, olhares e sensibilidades tão diversas, “Uma Língua que nos Une” revela que o português é menos um território fixo e mais uma constelação em movimento, uma língua que se dobra, se mistura e se transforma, sem perder a capacidade de criar pertencimento.

]Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil:

A Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil é uma iniciativa do Arte Institute que promove o intercâmbio artístico e cultural entre Portugal e Brasil, por meio de exposições, apresentações musicais e encontros que destacam a produção contemporânea de Portugal. O projeto também reforça os laços históricos e afetivos entre as nações de língua portuguesa, estimulando novas conexões, diálogos e horizontes de criação.

Arte Institute:

Fundado no dia 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em 14 anos já promoveu mais de 1200 artistas e esteve presente em 38 países e 119 cidades.

SERVIÇO:

Exposição: “Uma Língua que nos Une”

  • Quando: De 15 a 31 de janeiro de 2026
  • Onde: Real Gabinete Português de Leitura – Rua Luís de Camões, 30, Centro, RJ
  • Horários: de segunda a sexta, das 10h às 17h
  • Entrada: Grátis
  • Classificação: Livre

SIGA O ARTE INSTITUTE:

Instagram: https://www.instagram.com/arteinstitute_official/

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend