Foto; Joana Ziller

Exposição Interativa No Fundo da Gaveta mostra a obra de Rafael Sá Bertolacini na Casa Nair Mendes, em Contagem

por Redação

No Fundo da Gaveta é o nome da primeira mostra individual de obras de Rafael Sá Bertolacini, produzida pela Vira Lata Intervenções Artísticas. O propósito é a reflexão sobre temas como sonhos, medos, morte, vida e tudo que se pode guardar com carinho ou ser esquecido dentro de uma gaveta.

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC (Praça Vereador Josias Belém, 01 – Centro, Contagem – MG) será palco para esta mostra inusitada, que terá abertura no dia 19 de março, das 10h às 20h e permanecerá até 12 de maio de 2023.  A entrada é gratuita.

Foto; Joana Ziller

Foto; Joana Ziller

Já na entrada, o público é convidado a responder, em um painel, à pergunta: O que você guarda no fundo da gaveta? Bertolacini pretende resgatar sonhos e reflexões guardados ou esquecidos. Sentimentos, papéis, documentos, identificações, caixas, canetas, cabos e aparelhos eletrônicos obsoletos, objetos que por um curto período de tempo tiveram um valor maior e perderam sua função. Esta exposição é um apelo para um resgate de sonhos, valorização da cultura e consciência de descarte correto. Para o singular trabalho, a iluminação é específica para cada peça, de acordo com sua temática.

Os suportes das obras são gavetas achadas em caçambas ou em descartes de antiquários. A gaveta é referência ao avô materno de Rafael, que comercializava móveis e traz a recordação de cheiros e sonoridades, que ele também transmite ao público, registrando seu processo criativo.

Para a atmosfera estar completa, a proposta de uma mídia harmoniosa, também criada por ele, e que será executada durante a abertura do evento: um conjunto de elementos que variam entre barulhos de fábricas, trânsito, rezas e sons da natureza como cantos de pássaros, chuvas e assovio de ventos.

Rafael Sá Bertolacini começou sua formação na Puc Minas Escola de Teatro, onde se especializou em iluminação, cenário e interpretação. A seguir, ingressou no curso de Belas Artes da UFMG, na graduação em Teatro, onde criou o grupo Letras em Cena – iniciando aí seu contato com produção artística e arte urbana, fazendo cordéis em praça pública, abordando temas didáticos e culturais. Em 2014, em Varginha/MG, criou a Vira Lata Intervenções Artísticas, produzindo cenários e pintando murais urbanos. No ano seguinte a empresa veio para Contagem e se aprofundou no muralismo de cunho crítico e educativo e, já reconhecido, o artista, que dedica sua arte a ações criativas há 15 anos, participou de eventos nacionais e internacionais.

Os eventos urbanos produzidos por Rafael em Contagem exaltaram o poder transformador da arte nas ruas com o Território Hip Hop Arte Urbana, que teve sua 4ª edição em 2019. Criou, ainda, o projeto Muraliza Arte Pública.

Exposição No Fundo da Gaveta

  • Artista: Rafael Sá Bertolacini
  • Produção: Vira Lata Intervenções Artísticas
  • Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC 
  • Praça Vereador Josias Belé, 01, Centro, Contagem/MG
  • Abertura: 19 de março, das 10h às 20h
  • Permanência até 12 de maio de 2023
  • Para visitação em horários alternativos, noite ou fim de semana,  sob agendamento: (31) 3352-5323

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via