Exposição sobre direito das mulheres à cidade chega a última semana

Mostra discute mobilidade urbana, assédio no transporte público, moradia digna e muito mais em intervenções artísticas, instalações e vídeos

por Redação

Na última semana, a Exposição Cidade Mulher, em cartaz no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica até 16 de dezembro, aborda temáticas relacionadas ao direito das mulheres à cidade. Distribuída em quatro salas, a mostra utiliza intervenções artísticas, instalações e vídeos para discutir questões como mobilidade urbana, assédio no transporte público, moradia digna e outros tópicos relevantes para a construção de cidades seguras e acessíveis para todos.

Os organizadores Claudia Alencar, Juliana Câmara e Leonardo Bungarten enfatizam a importância das perspectivas femininas na busca por cidades mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis: “A exposição viabiliza ações e intervenções urbanas de diversas especialistas, ativistas e artistas, oferecendo soluções concretas para melhorar as condições urbanas para todos.”

A mostra também destaca a interseccionalidade ao abordar como gênero, raça e território impactam diretamente a vida nas cidades, criando obstáculos especialmente para mulheres negras, periféricas, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+. Além de explorar a mobilidade urbana, a relação com a casa, o corpo e o gênero na perspectiva da cidade, apresentando também obras das fotógrafas Claudia Ferreira e Camila Kamillo, além de intervenções dos coletivos Deixa Ela em Paz, Vem pra Luta Amada, Facção Feminista Cineclube e AmoCrew.

Sob vozes de Renata Saavedra, Clarisse Linke, Giordana Moreira, Hilda Gomes, Rafaela Albergaria e Tainá de Paula e idealização da Festum, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e patrocínio da Meta. A Exposição Cidade Mulher faz parte de uma plataforma sobre acessibilidade, mobilidade e diversidade que inclui também as exposições Cidade Acessível e Cidade 60+.

Serviço

Exposição Cidade Mulher 

  • Horário: 10h às 18h (segunda a sábado)
  • Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
  • Endereço: Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68, Rio de Janeiro – RJ
  • Ingressos: Gratuito
  • Temporada: 16 de setembro a 16 de dezembro

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via