Feira de Vinil do Rio faz sua primeira edição do ano homenageando Antônio Adolfo, na Hebraica

Com entrada franca e cerca de 2000 frequentadores por edição, evento reunirá, em Laranjeiras, lançamentos e relançamentos em vinil, além de pocket shows e apresentações de DJs

por Redação
Feira de Discos de Vinil

Evento mais do que consagrado no calendário cultural da cidade, a 24º Feira de Vinil do Rio de Janeiro fará sua primeira edição do ano no próximo dia 20 de agosto, domingo, na Hebraica Rio, em Laranjeiras. Desta vez, o evento irá homenagear o icônico pianista e compositor Antonio Adolfo, que irá prestigiar o evento e receber, em mãos, o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro – este, aliás, passa a se chamar Troféu Ivan Miguel Conti, uma pequena homenagem ao saudoso “Mamão” (o baterista, inclusive, recebeu o troféu em vida quando a premiação foi dedicada ao Azymuth). Ao longo das últimas edições, o evento entregou o troféu a grandes lendas da música brasileira, como Antônio Carlos & Jocafi, Joyce, João Donato, Doris Monteiro, Leny Andrade, Marcos Valle, Arthur Verocai, Carlos Dafé e Wilson das Neves, dentre outros. Com produção executiva de Marcello Maldonado e direção artística de Marcello MBGroove, a 24º Feira de Vinil do Rio de Janeiro tem o patrocínio das gravadoras Rocinante e Universal Music Store. Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue ao Lar de Tereza.

“Ficamos felizes em receber mais uma vez essa feira que celebra a paixão pelos discos de vinil”, comemora Luiz Mairovitch, presidente da Hebraica Rio. E vários lançamentos e relançamentos estão agendados para o dia. Um dos mais aguardados é o relançamento em vinil do raro álbum “Obrigado, Corcovado” (Tapecar / Matita Records), com nova master de Arthur Joly e prensado pela Rocinante, da dupla Tom e Dito, lançado em 1971, um dos álbuns mais procurados pelos amantes do vinil. Tom estará presente no dia para conversar com admiradores e autografar discos. Tom e Dito começaram a parceria de sucesso no grupo Inema Trio (Tom, Dito e Douglas Rocha), em Salvador, onde lançaram alguns compactos e obtiveram sucesso local. O ápice da carreira do Inema Trio foi em 1967 quando venceu o I Festival do Samba na Bahia, promovido pela TV Itapoan, com a música “Alagados”.  Após a diluição do trio, Tom (Antônio Pereira dos Santos) e Dito (Expedido filando de souza) partiram para o Rio de Janeiro e conseguiram espaço na recém-criada Tapecar, gravadora que ficou conhecida por abrir as portas para diversos talentos iniciantes nos anos 70, além de dar espaço para artistas consagrados, como o caso de Elza Soares e Noite Ilustrada.

Também pela Rocinante será relançado o disco “Dama de Espadas” (2020), da cantora e compositora Ilessi. Conjugando samba reggae com bolero, ijexá com xote, blues com maculelê, “Dama de Espadas” ganha agora reedição especial em LP. No quarto disco de Ilessi – e seu primeiro autoral – as composições recebem tratamento de banda, construídos e maturados coletivamente, durante ensaios. O relançamento do disco contará com pocket show da artista, seguido de autógrafos. Outros colegas de Ilessi (Luizinho do Jeje, Marcelo Galter e Thiago Amud) participarão da rodada de pocket shows que a Rocinante promoverá, a partir das 11h, na Feira. Além das apresentações, a gravadora carioca leva ainda ações especiais como confecção de capas de discos e fotografias personalizadas além do seu case de discos e produtos para os aficionados em vinis e em música.

Pela Pantoja Discos, será lançado em vinil o álbum “Ainá”, um álbum experimental desenvolvido em colaboração por duas artistas musicais, Aika Cortez e Tainá. Misturando rap e bossa nova, traz ainda outras influências, desde ritmos eletrônicos como o rap/hiphop, instrumentais, rock psicodélico, passando por ritmos afrobrasileiros.

Ao longo do dia, vários DJs também apresentação seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Scheherazade, além da Garimpo Discos, Maraca Discos. Os paulistas serão representados pelo Never Records, Sonzeira, Human Head, Pindorama e Mafer Discos, só para citar algumas.

SERVIÇO: 24° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

  • Dia: 20 de agosto, domingo
  • Horário: 11h às 19h
  • Local: Hebraica Rio
  • Endereço:  R. das Laranjeiras, 346 – Laranjeiras, Rio de Janeiro
  • Entrada: 1 kg de alimento não perecível
  • Classificação: livre
  • Informações: 21-98181-9733

Programação – Pocket Shows Rocinante:

  • 12:30 – SYLVIO FRAGA + Marcelo Galter + Luizinho do Jêje
  • 12:45 – MARCELO GALTER + Luizinho do Jêje
  • 13:00 – THIAGO AMUD
  • 13:15 – LUIZINHO DO JÊJE + Marcelo Galter
  • 13:30 – BERNARDO RAMOS & SERGIO KRAKOWSKI
  • 13:45 – ILESSI + Marcelo Galter
  • 14:00 – Mesa de Autógrafos com ILESSI LP “Dama de Espadas”

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00