Oficina das Minas- Último dia de inscrição para aula de preparação vocal para mulheres

Oficina das Minas
Oficina das Minas

Hoje é o último dia de inscrições oferecido pelo  Projeto Social Oficina das Mulheres para  as aulas de preparação vocal . As aulas serão ministradas pela cantora Luiza Dionizio e vão acontecer em formato on-line. Quem tiver interesse em se inscrever, deve preencher o formulário disponível no instagram do projeto @oficinadasminasrj .  As aulas iniciam em agosto e terão duração de cinco meses.

Oficina das Minas iniciou o projeto em abril e apresenta a proposta de formação musical com oficinas de percussão, violão e cavaquinho. O projeto possui 80 alunas matriculadas e as atividades acontecem com periodicidade semanal em parceria com a Coordenadoria de Políticas e de Direitos das Mulheres – CODIM. A proposta da oficina de música para mulheres implica no fomento da inserção da mulher na música, com especialidade no samba, e inserir a prática musical como processo terapêutico na reconstrução do trabalho social e psicológico desenvolvido na CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

O projeto é idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisadora Camille Siston, e tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através da Lei de incentivo a cultura de Niterói ISS.

Link Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe32GLRFu8p5OJNNx45OLhoIldCp1siH-msSXbveoraVATKwA/viewform

Página do Instagram:

https://www.instagram.com/oficinadasminasrj/

Dúvidas e informações: oficinadasminasrj@gmail.com

DEPOIMENTO DA CANTORA E PREPARADORA VOCAL LUIZA DIONIZIO

Temos 80 alunas fazendo aula de Cavaco, violão e pandeiro.  Tem técnica para instrumentista conseguir tocar e cantar?

– Na minha vasta experiência com a música, aprendi que ela é uma energia que precisa fluir constantemente. Quando aprendemos a tocar um instrumento muitas vezes nos vemos motivados a acompanhar uma gravação. Quando nos propomos a cantar e fazer com que nossa voz seja a guia para o instrumento escolhido, experimentamos uma liberdade inigualável. Conhecemos nosso ritmo e damos nossa assinatura às músicas que já conhecemos. A melhor técnica para isso é a vontade de fazer acontecer, treinar, se ouvir e gostar do que se ouve. Permitir-se é o primeiro e mais importante passo.

Você está otimista em começar a dar aula de preparo vocal para um projeto que atende mulheres de diferentes idades e trabalha a música como terapia?

Mais do que estar otimista, estou ansiosa em começar este trabalho porque sei, por experiência própria, o poder transformador da música na vida das mulheres. Poderia escrever por horas sobre os benefícios deste aprendizado, mas vou me ater apenas em dois. A elevação da autoestima e do autoconhecimento. Cantar desperta potencialidades que jamais imaginaríamos ter e nos apresenta um mundo completamente novo e rico em sensações. Como diz a letra de um conhecido samba “…o samba é terapia popular” e esta é uma verdade inquestionável.

DEPOIMENTO DE CAMILLE SISTON, IDEALIZADORA DO PROJETO

            Criar um espaço comum entre mulheres com aulas de música é o primeiro passo para romper com o preconceito e recriar um novo cenário musical na cidade. Trazemos nesta proposta um  objetivo secundário, que é colocar a música como tratamento terapêutico para mulheres vítimas de violência doméstica, abusos sexuais, sociais ou psicológicos. Por isso escolhemos a sede da Coordenadoria de Políticas e de Direitos das Mulheres – CODIM, localizada no Centro de Niterói, para somar neste processo de formação. Oferecendo vagas para mulheres que estão em tratamento e utilizando o espaço para realização das oficinas.

COMO SURGIU O PROJETO

O Coletivo de Mulheres na Roda de Samba de Niterói nasceu em 2020 com o objetivo de reunir as mulheres que trabalham com samba em todas os setores que envolvem a cadeira produtiva da produção musical. Hoje o coletivo contém instrumentistas, cantoras, produtoras, massoterapeuta, fotógrafa e dj, e através deste espaço construído como um elo entre as mulheres, vimos a necessidade de propor uma oficina com viés educacional e profissional, que forme novas instrumentistas dentro do mercado musical da cidade. Através da construção do coletivo, iniciou o processo de troca de saber, de diálogo e debates entorno das necessidades que distanciam a mulher do samba, o que provocou a necessidade de trazer para a cidade de Niterói uma possibilidade de aprendizado desenvolvido integralmente por mulheres, fazendo com que outras mulheres se sintam abraçadas e acolhidas para fazer parte de uma oficina de musicalização que ensina a técnica do instrumento do samba.

Sobre o Projeto:

– Este projeto oferece turmas de percussão, violão,  cavaco e preparação vocal

– Cada instrumento oferece três turmas, divididas no turno da tarde e da noite. (14h30. 16h e 18h)

– Oficina de preparação vocal somente online (com dois turnos)

– Cada turma terá vagas para 10 pessoas, totalizando 90 alunas matriculadas nesta proposta.

– As oficinas são gratuitas e ministradas por mulheres membro do coletivo.

 – O show de conclusão será feito no dia do 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, no dia 25 de novembro de 2023,  onde as alunas irão integrar a roda oficial e se apresentarão juntas com as instrumentistas e cantoras que integram o coletivo.

– A apresentação do show tem previsão de acontecer no Teatro Popular Oscar Niemeyer e Caminho Niemeyer, com entrada gratuita, e será filmado.