Início » Feira Rio Antigo: Jazz com Quarteto Dirceu Décknes e Lavradio Literário

Feira Rio Antigo: Jazz com Quarteto Dirceu Décknes e Lavradio Literário

por Redação

Já saiu a programação de fevereiro da tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio. O passeio é completo: tem música, arte, compras – com centenas de barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração – e boa gastronomia, além das belezas arquitetônicas da rua centenária. A 2° temporada do Jazz na Feira começa neste sábado, às 16h, com o Quarteto Dirceu Décknes.

Além do Jazz, que tem levado ao espaço nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, a feira recebe, também neste sábado, a primeira edição do ano do evento Lavradio Literário, com atrações culturais diversas. Para começar, das 10h às 18h, na Praça Emilinha Borba, terá a exposição “Conectando”, da artista plástica Paula Benevides.

Entre os lançamentos de livros, estão Salto Alto e Todo Tempo do Mundo (Ubook), de Luis Erlanger; “Mercedes Baptista: A Dama Negra da Dança” (Ciclo Contínuo Editorial), de Paulo Melgaço; Identidade e Memória da Capoeira Angola nas Ruas do Rio de Janeiro (Letra Capital), de Charles Monteiro; e “Uma Exposição” (Editora: Relicário), de Ieda Magri. Participam ainda as livrarias Machado & Cia, Letras Virtuais e Gambiarra Livros, além das editoras Vozes, Litteris, Pallas, Andrea Jakobsson, Mórula e Malê, com a curadoria de Marta Lemos e apoio da Associação Polo Novo Rio Antigo.

Neste sábado, dia 5 de fevereiro, quem sobe ao palco do Jazz na Feira é o Quarteto Dirceu Décknes. Acompanham o clarinetista e saxofonista Dirceu Décknes, o pianista Luiz Otávio, André Vasconcellos, no baixo, e Cassius Theperson, na bateria. Tem participação especial de Michael Custódio. No dia 12, O Jazz na Feira recebe Adaury Mothé Trio. O pianista e compositor Adaury Mothé se apresenta com Jefferson Lescowich, no baixo, e Erivelton Silva, na bateria.

Já no dia 19, o Quarteto Livre Arbítrio apresenta o projeto John Coltrane. Formado por Alessandro Pinheiro (Sax Tenor), Maurício Figueiredo (Contrabaixo elétrico), Reinaldo Pestana (Bateria e Percussão) e Renato Catharino (Teclado), os músicos se reuniram para homenagear os grandes nomes da música universal, através de interpretações sob a influência do Jazz, mas com uma ótica própria trazendo muita personalidade ao trabalho. E como primeiro projeto, o Quarteto faz uma belíssima homenagem a nada mais nada menos que a lenda do Jazz, o grande saxofonista tenor, John Coltrane.

Fechando a 2°temporada do Jazz na Feira, dia 26 de fevereiro é a vez de Jorge Gomes e Convidados, com a participação especial da cantora Valeria Mariano. Para acompanhá-lo, outro fera: o baixista e multi-instrumentista Jimmy Santa Cruz, além do pianista Sergio Pinheiro.

A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

A feira acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço:

Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das 10h às 19h
Tel.: 98207-0222

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via