Festa Literária de Santa Teresa – Flist homenageia Adélia Prado e Milton Nascimento, no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, em Santa Teresa

por Redação
17ª edição da Festa Literária de Santa Teresa

17ª edição do evento terá mais de 60 atividades, 20 atrações e exposições e mais de 100 artistas em cinco diferentes espaços de apresentação

FLIST fará tributos aos 100 anos de Janete Clair e de Mestre Canjiquinha, ícone da Capoeira

Restaurantes de Santa Teresa participam, com pratos em homenagem à literatura, do Circuito Gastronômico da FLIST

O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) vai realizar nos dias 17 e 18 de maio (sábado e domingo), a 17ª edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, em Santa Teresa, com uma homenagem especial a Adélia Prado, escritora mineira, e ao multiartista Milton Nascimento. A FLIST terá também tributos ao centenário da escritora Janete Clair e do Mestre Canjiquinha, pioneiro da capoeira.

A FLIST é inteiramente gratuita, oferece dezenas de atividades para as famílias, e traz exposições artísticas, apresentações literárias, teatrais, musicais, ambientais e de dança. Além disso, conta com espaços dedicados à venda de livros e artesanato e uma feira gastronômica. São muitas atrações com foco na diversidade, inclusão e representatividade. A programação completa pode ser conferida no site: https://flist.org.br/

Uma novidade desta edição será o “Espaço Equidades” com a Oca Literária; o Canto Afro-brasileiro; Pulsa, Nordeste!; e Abrace a diferença! Livros, artesanatos e adereços vão compor um espaço de leitura e de trocas.

A gastronomia promete ser, por mais um ano, um dos destaques da FLIST. Um Circuito Gastronômico conta com a participação de oito restaurantes tradicionais do bairro, que criaram pratos em homenagem à literatura. Participam da iniciativa o Adega do Pimenta, Ago Bar da Encurza, Alda Maria Doces Portugueses, Cadê Teresa, Café do Alto, Explorer Bar, NENETE e Portella Bar. Esses mesmos restaurantes, com o reforço do Coletivo Amesanta, do Explorer Bar e do Petit Pain terão barraquinhas na feira gastronômica do evento, no Parque Glória Maria.

“A programação da FLIST está incrível! Além de homenagear a querida Adélia Prado e o talentosíssimo Milton Nascimento, teremos tributos à Janete Clair e ao Mestre Canjiquinha. Será uma edição em que oferecemos um mix de literatura, música, teatro, artesanato, gastronomia, cultura, meio ambiente e muito mais”, destaca a escritora Ninfa Parreiras, curadora da FLIST.

Homenagens a Milton Nascimento

A organização da FLIST preparou uma série de homenagens para o cantor e compositor mineiro, entre elas, quatro exposições. “Instalação Visual: Miltons: Intertextos Visuais” (Luciana Jablonski, Sandra Oliveira e alunos do CEAT), “Mantos de Mil Tons” (Sandra Oliveira, Igor Costa e professores do CEAT), “Graffitti com Milton” (João Almeida Werneck) e Moda em Diálogo com as Canções de Milton Nascimento (Máslova Valença).

A FLIST terá também uma série de homenagens musicais como: “Canoa, canoa” (Elisa Addor e alunos do CEAT), “Ponta de Areia” (Marcos Silva e alunos do CEAT), “Tear de Histórias”, (Luzia de Mendonça e Marcela Carvalho), “Mil Tons e letras: histórias cantadas e contadas de Milton Nascmento” (Luciana Jablonksi, Pedro Izar e alunos do CEAT), “Cantando Milton” (Pedro Izar e alunos do CEAT) e a “Roleta Mineira na voz de Milton Nascimento e Adélia Prado (Edna Bueno, Ninfa Parreiras e Rubens Lima Júnior). Destaque também para o “Tributo a Milton Nascimento” (Glória Calvente van den Bos e alunos do CEAT) e “Grupo musical em homenagem a Milton Nascimento (Lu Alves, Bernardo Ramos, Guto Wirtti e Lucas Videla).

Confira outros destaques da FLIST: 

Orquestra Mil Tons – No sábado, 17 de maio, a Orquestra Mil Tons fará uma linda apresentação. Formada em 2022 na UNIRIO, como forma de celebrar a música de Milton Nascimento, a orquestra foi idealizada por Xandão Viana e nasceu de uma prática de conjunto, sob orientação do professor Marco Túlio. Inicialmente, o grupo era composto por estudantes de música do Instituto Villa-Lobos (IVL), mas logo se expandiu para incluir músicos externos. Hoje, com uma formação de 20 músicos, ainda mantém sua essência de orquestra, e muitos integrantes tocam mais de um instrumento.

Roda de Maracá / Aldeia Marakanã – No sábado, 17 de maio, haverá uma roda de macará com a participação de Urutau Guajajara e Potyra Guajajara. É uma atividade cultural que envolve a prática de instrumentos musicais, especialmente o maracá, em um ambiente de comunidade e celebração. O público poderá cantar e dançar promovendo a cultura indígena e a união social.

Gastronomia – A FLIST é conhecida pela variedade das delícias oferecidas pelos restaurantes parceiros. Na edição deste ano haverá o Circuito Gastronômico Arte sobre a Mesa com a participação de restaurantes de Santa Teresa que criaram pratos criados com inspiração na literatura.

SERVIÇO:

17ª Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) 

  • Datas e horários: 17 e 18 de maio, das 9h às 18h
  • Local: Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
  • Entrada gratuita
  • Classificação: Livre
  • Realização: Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT
  • Apoio: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
  • Confira a programação completa: https://flist.org.br/

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend