Festival 51 Anos Brasil e China: Evento gratuito terá concerto da Orquestra Forte de Copacabana e atrações culturais, dia 16 de agosto, no Forte

O ‘Festival 51 anos Brasil e China’ contará com diversas atividades que promovem o intercâmbio cultural entre as culturas brasileira e chinesa. O evento marca o 80º aniversário das vitórias dos aliados na segunda guerra mundial

por Redação
Festival

Quando Brasil e China se unem, a arte e a tradição ganham novos sentidos — e o público é convidado a viver essa experiência. Celebrando os 51 anos de amizade diplomática entre os dois países, no dia 16 de agosto, sábado, às 16h, a Orquestra Forte de Copacabana, o Instituto Rudá e o Museu Histórico do Exército – Forte de Copacabana promoverão o Festival 51 Anos Brasil e China em seu tradicional palco, o Forte de Copacabana. Na programação, que conta com curadoria de Márcia Melchior, Diretora Geral do Instituto Rudá e Presidente da RioMont, além do show da Orquestra, exposição, o Toque dos Tambores Chineses, a Dança do Dragão, a Dança do Leão e até demonstração de chá, caligrafia chinesa e medicina chinesa gratuita para o público.

O objetivo do evento é destacar a riqueza dos laços culturais e históricos que unem as duas nações. A principal atração da noite, a partir das 18h, é a apresentação da Orquestra do Forte com um repertório mesclando músicas chinesas, muitas delas cantadas em mandarim, além de hits brasileiros que farão o público se emocionar. O evento marca o 80º aniversário das vitórias dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

Os integrantes da Orquestra Forte de Copacabana têm se aventurado na cultura chinesa desde 2022, quando teve início a parceria com a CNOOC, empresa  chinesa em atuação no Rio de Janeiro que hoje é mantenedora do grupo. Desde então, a Orquestra vem estreitando, cada vez mais, os laços com o país, tendo realizado, em 2024, uma turnê por lá, se apresentando em importantes palcos como a Beijing University e a Beijing Technology and Business University.

“Brasil e China compartilham uma essência calorosa e acolhedora, presente tanto na forma como recebem seus visitantes quanto na riqueza de suas expressões culturais. Essa afinidade se reflete nas trocas constantes — artísticas, humanas e econômicas — que só reforçam a força dessa parceria tão especial”, afirma Márcia Melchior, diretora geral da Orquestra e presidente da RioMont.

Dança do Leão, Dança do Dragão, exposição, demonstração de chá e até medicina chinesa: confira as atrações

O Festival 51 Anos Brasil e China começará às 16h, com um estande de medicina tradicional chinesa, oferecendo diversas especialidades para o público. Também a partir das 16h, numa parceria com o Instituto Confucius PUC-Rio, o público poderá visitar uma exposição inédita de objetos chineses, fotografias e pergaminhos no Salão de Exposições do Forte, além de usufruir de uma degustação de chá, uma tradição milenar chinesa e apreciar a arte da caligrafia tradicional chinesa.

Às 17h, desde o pórtico do Forte, duas típicas manifestações culturais do país oriental vão animar a tarde: o Toque dos Tambores Chineses, com o grupo de alunos de percussão da Associação Cultural Chinesa; e a Dança do Leão e a Dança do Dragão apresentadas pelos integrantes da Associação Kung Fu Garra de Águia Gonçalense do ERJ.

O Festival 51 Anos Brasil e China é realizado em parceria entre o Forte de Copacabana, o Instituto Rudá e a Orquestra Forte de Copacabana. O patrocínio é da CNOOC, por meio da Lei Rouanet.

Orquestra Forte de Copacabana

A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma  formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone,  trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e  bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB,  muito conhecido pelo público, assim como célebres canções de grandes nomes da  nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. Em outubro de 2024, o  grupo foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à  Cultura e conta como mantenedora a CNOOC – PETROLEUM BRASIL e o Grupo Shalom  como patrocinador master. Já o patrocínio é da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com  o apoio cultural da Associação de Arte e Cultura RioMont.

O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras e, com idealização da  produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por  28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os  componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com  ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra  Shalom, que a acompanha há 12 anos.

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em  orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho  profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes  da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns  chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

SERVIÇO:

Orquestra Forte de Copacabana convida para o Festival 51 Anos Brasil e China 

Data: 16 de agosto, sábado

Horário: Das 16h às 19h30

A Orquestra Forte de Copacabana subirá ao palco às 18h

Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

Grátis. Livre.

 

LINKS:

Acesse o site oficial da OFC: www.orquestrafortedecopacabana.com.br/

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: @orquestrafortedecopacabana

YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafortedecopacabana

Facebook: https://www.facebook.com/OrquestraFortedeCopacabana

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend