Nosso Sonho

Festival de Cinema de Petrópolis

Documentário sobre o líder indígena Raoni abre o evento, em sua 8ª edição, que terá ainda filme sobre Nelson Pereira dos Santos e comédia com Lília Cabral. Paulo Cesar Saraceni e Santos Dumont serão homenageados na mostra, de 23 a 26 de novembro na cidade serrana

por Redação

Se estivéssemos num set, a ordem seria “luz, câmera, ação. Acontece que uma das cidades históricas mais importantes do Rio de Janeiro já respira cinema. E, no caso, o mais apropriado é bradar: “luzes apagadas, projetor e diversão”. Isso mesmo. O Festival de Cinema de Petrópolis chega à sua oitava edição promovendo, este mês, atividades que vão de exibições de filmes (entre longas e curtas), painéis, fóruns e, claro, homenagens a importantes figuras do cinema e a efemérides relacionadas à cidade fluminense. O evento acontece entre 23 e 26 de novembro e ocupa o Cine Show Petrópolis, conjunto de salas recém-inaugurado no Pátio Petrópolis Shopping, e o Centro de Cultura Raul de Leoni. O Festival de Cinema de Petrópolis tem patrocínio da Caixa Residencial, das Águas do Imperador e da Prefeitura de Petrópolis com realização da Pacheco Monteiro Produções e do Ministério da Cultura.

Importantes homenagens serão feitas nesta edição. O diretor e produtor cinematográfico Paulo Cesar Saraceni (1932-2012) terá três de seus filmes exibidos em mostra a ele dedicada. Já a produtora de cinema LC Barreto, que completou 60 anos, terá seus fundadores, Luiz Carlos e Lucy Barreto, em dois dos seminários da programação. E o pai da aviação  Alberto Santos Dumont (1873-1932), que completaria 150 anos e que tinha na cidade sua casa de veraneio, será homenageado assim como os 180 anos de Petrópolis.

O festival será aberto, no dia 23 de novembro com a exibição de “Raoni – Uma amizade improvável”, documentário sobre o importante líder indígena, da etnia Kaiapó, dirigido por Jean-Pierre Dutilleux com produção da Indiana Filmes e de Marco Altberg. Com o documentário, o festival homenageia também os povos originários do país, a Globo Filmes e o Canal Brasil, coprodutores do filme, que este ano completam concomitantemente 25 anos.

A programação traz obras biográficas como “ Nelson Pereira dos Santos, uma vida de cinema”, de Alda Marques e Ivelise Ferreira sobre o grande cineasta, morto em 2018,  e um dos símbolos do Cinema Novo. “Nosso sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, já considerada a maior bilheteria do cinema nacional este ano, também integra a programação do evento.

Longas estrelados por três atrizes queridas pelo público marcam presença. São eles “Tire cinco cartas”, com Lília Cabral; “Vermelho Monet”, com Maria  Fernanda Candido e “Angela”, com Ísis Valverde.  O primeiro é uma comédia de Diego Freitas. Já  o segundo, dirigido por Helder Gomes traz também no elenco Chico Diaz. Já Ísis vive Angela Diniz (1944-1976) no filme sobre o crime que chocou o país em 1976.

Obras de ficção sobre relações humanas terão destaque na mostra. São os casos de “O último animal”, de Leonel Vieira, e “De pai para filho”, longa de Paulo Halm estrelado por Juan Paiva e Marco Ricca. Cada uma das exibições será precedida pela de um curta metragem.

A formação de plateia é uma das bandeiras levantadas pelo festival, que terá também programação voltada ao público infanto-juvenil. Um dos projetos contemplados é o Capacitando para o Futuro, que promove oficina de audiovisual através do uso de aparelho celular com alunos da rede pública de ensino. A oficina, já em curso, é ministrada pelo cineasta e fotógrafo Lucas Zappa.

Cine Show Petrópolis:

São seis salas equipadas com os mais modernos projetores do mercado, vindos diretamente da Europa. Tecnologia de ponta e conforto marcam o empreendimento, cujo primeiro conjunto de salas foi inaugurado em Volta Redonda, em 1995, quando o conceito multiplex não era ainda conhecido no país, e, a partir do ano 2000, iniciou sua expansão, chegando a 13 cidades fluminenses. Municípios como Angra dos Reis, Barra Mansa, Teresópolis e Três Rios são alguns dos municípios contemplados, sendo que alguns deles não tinham mais cinema há tempos.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

LOCAL: CINE SHOW PETRÓPOLIS

Dia 23\11 (QUINTA-FEIRA)

19h – Abertura do festival

RAONI – UMA AMIZADE IMPROVÁVEL

Direção: Jean-Pierre Dutilleux

Produtores: Indiana Filmes e Marco Altberg

Coprodução: JP Filmes, Yemaya Productions, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil

O documentário homenageia o líder indígena, da etnia kaiapó, símbolo no país pela demarcação das terras indígenas, e trata da amizade, iniciada em 1973, entre Raoni e o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, que ajudou a dar visibilidade ao cacique através do filme “Raoni” (1978), indicado ao Oscar.

 

24\11 (SEXTA-FEIRA)

16h

NESLON PEREIRA DOS SANTOS, UMA VIDA DE CINEMA

Direção: Alda Marques e Ivelise Ferreira

Produtora: MP2

Narrado na primeira pessoa, o documentário mostra a intimidade do grande diretor, egresso do movimento que instaurou o Cinema Novo. Nelson fala sobre seus filmes e seu processo de criação e de sua relação com o cinema, ao qual atuou em etapas que vão do roteiro à direção, passando pela montagem.

18h30m

O ÚLTIMO ANIMAL

Direção: Leonel Vieira

Elenco: Joaquim de Almeida, Junior Vieira, Duran Fulton Brown, Gabriela Loran

Produtores: Volf Entertainment, Stopline Films, Visom Digital e Multiphocus

Numa comunidade do Rio de Janeiro, Didi quer viver de forma honesta, contrariando a vida levada por seu irmão. Ele emprega-se numa corretora envolvida com práticas de corrupção e envolve-se com a cantora transgênero Paulina, filha de um bicheiro e que onha com uma carreira internacional na música.

21h10m

NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA

Direção: Eduardo Albergaria

Elenco: Juan Paiva, Lucas Penteado, Tatiana Tiburcio, Nando Cunha e Lellê Landim, entre outros

Produtora: Urca Filmes

A cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior dupla do estilo musical conhecido como funk melodi, acompanha o início da amizade entre os dois até a consagração dos artistas que tornaram-se símbolos para os jovens das periferias do Rio de Janeiro

 

25\11 (SÁBADO)

16h

DE PAI PARA FILHO

Direção: Paulo Halm

Elenco: Juan Paiva, Marco Ricca, Valentina Vieira, Miá Mello e Thiago Fragoso, entre outros

Produtora: Canhota Filmes

José vem ao Rio de Janeiro receber as cinzas do pai morto, que o abandonara quando criança. Ele não sabe como realizar o último desejo do patriarca, com quem não estabeleceu vínculos afetivos, e, para tanto, contará com a ajuda da pequena Kat, que foi aluna de seu pai. O rapaz reconcilia-se com a figura paterna e envolve-se com a mãe de Kat.

18H30M

VERMELHO MONET

Direção: Halder Gomes

Elenco: Chico Diaz, Maria Fernanda Cândido, Samantha Müller e Gracinda Nave, entre outros

Produtora: Glaz Entretenimento

Johannes é um pintor decadente, que enfrenta questões de saúde, e que vê em Florence, uma atriz às voltas com um grande papel, a modelo ideal para sua obra-prima. O plano de realizar tal obra desperta o interesse de Antoinette, marchand com faro para grandes obras.

21H30M

TIRE 5 CARTAS

Direção: Diego Freitas

Com Lilia Cabral, Stepan Nercessian, Cláudia Di Moura, Sérgio Malheiros e Giulia Bertolli e grande elenco

Produtoras: Guarnicê Produções e EH! Filmes

Fátima é uma mulher de 60 anos que não realizou o sonho de ser cantora e que vive de tirar as cartas para ver o futuro dos clientes, cujas informações são tiradas por ela das redes sociais. Um fato leva ela e o marido a voltarem ao Maranhão, onde vivem inesperadas aventuras.

 

26\11 (DOMINGO)

14h

O MÁGICO DI Ó

Direção: Pedro Vasconcelos

Com Luiza Porto, Elton Towersey, Luiz Vizotto e Diego Rodda, entre outros

Produtora: Boa Ideia Entretenimento

O filme é uma adaptação para o cinema da montagem teatral do cordel homônimo, escrito por Frank Baum a partir do clássico “O Mágico de Oz”. Na trama, um grupo de retirantes deixa o Nordeste rumo a São Paulo numa alegoria abrasileirada do clássico da literatura e do cinema.

19H

ANGELA

Direção: Hugo Prata

Com Ísis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Bianca Bin, Chris Couto e grande elenco

Produtora: Downtown Filmes

O longa relata o crime que resultou na morte da socialite Angela Diniz cometido pelo seu então namorado, Raul Street, o Doca, em Búzios, na Costa Verde fluminense. O crime chocou o país e suscitou discussões em prol de mudanças nas leis penais a fim de combater o feminicídio no país.

MOSTRA PAULO CESAR SARACENI

LOCAL: CENTRO CULTURAL RAUL DE LEONI

24\11 (SEXTA-FEIRA)

14H

O VIAJANTE

Com Marília Pêra, Nelson Dantas, Leandra Leal e Ricardo Graça Mello, entre outros

Um forasteiro chega a uma pequena cidade despertando paixões em duas mulheres de gerações e classes sociais diferentes. Uma delas é DoriAna, viúva rica e orgulhosa. Da outra, a jovem Sinhá, ele conquista o coração.

25\11 (SÁBADO)

14h

ARRAIAL DO CABO (curta)

Codirigido com Mário Carneiro e estrelado por Italo Rossi

Uma produtora de sal marinho estabelece-se na cidade criando uma divisão entre duas classes sociais: a de operários e a dos pescadores locais

AO SUL DO MEU CORPO

Com Othon Bastos, Paulo César Pereio e Nuno Leal Maia e

Um jovem, recém-chegado de uma temporada de estudos na Europa, é convidado a visitar um antigo professor. No local, o visitante descobre que o mestre precisou ausentar-se e é convidado a permanecer por sua mulher, com quem acaba por envolver-se.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via