Festival de Teatro Queimados Encena, o Fesque 2025, está de volta de quinta-feira a sábado em vários pontos da cidade

por Redação
Amadinho o Reizinho do Sertão, do Grupo Cordão Popular - Foto: Boop Fotografias

Depois de um longo intervalo – a última edição foi realizada em 2017-, o Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, idealizado pelo ator e produtor Leandro Santanna, com coordenação do ator Marcelo Viégas, volta a cena cultural na cidade onde nasceu e leva o seu nome.

Em sua 10ª Edição, o evento, que tem o apoio da Unirio, será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro nas praças, escolas, teatro e ruas da cidade com espetáculos apresentados, diariamente, em três horários: as 10h, as 13h e as 19horas.

UMA PARCERIA DE SUCESSO

“A parceria da Unirio para a realização do Festival de Teatro de Queimados é a possibilidade de a cidade voltar a apreciar espetáculos teatrais que estão em cartaz em equipamentos que o cidadão queimadense não tem acesso devido a distância ou até mesmo por questões financeiras. Apresentar os espetáculos gratuitamente em espaços alternativos e de fácil acesso é a proposta da Festival desde a sua criação”, garantiu Marcelo Viégas, que alem de ator da peça “Zé Ketti, Eu Quero Matar a Saudade”, é coordenador do Festival.

Para Marina Vianna, professora de Teoria Teatral da Unirio, o Festival é mais uma oportunidade de chancelar a parceria da UNIRIO com os grupos de teatro da Baixada.

OFICINAS E DEBATES

Em paralelo aos espetáculos, a produção do FESQUE 2025 realiza na sexta feira, 12/09, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, o debate “Arte nas Bordas”, com a presença de representantes de grupos de teatro da Baixada, do Ministério da Cultura – FUNARTE, e da UNIRIO, para discutir sobre a manutenção de grupos culturais em territórios ditos periféricos.

E no sábado, 13/09, na Universidade Estácio de Queimados, a oficina “O Jogo da Palhaçada”, com Ana Aschar e Laura de Castro, que abordará jogos que operam os mecanismos do riso e do risível, buscando os novos sentidos de fazer rir.

“Retomar o Festival tem um sabor incrível, mesmo que nesta versão reduzida, onde vários coletivos importantes não puderam estar conosco, mas nos dá esperança de fazermos uma edição maior e melhor no ano que vem, além de reafirmar o compromisso da nossa Companhia com a cidade. Nos produzimos arte, independente das adversidades e dos governos.”, afirmou Leandro Santanna, produtor e idealizador do Festival Queimados Encena.

A COMPANHIA TEATRAL QUEIMADOS ENCENA

A Companhia Teatral Queimados Encena possui mais de 20 anos de atividades e acumula em seu currículo mais de 20 espetáculos teatrais, projetos como rodas de leituras dramatizadas, saraus autorais, oficinas teatrais para crianças, jovens e adultos, eventos musicais, literários e Festivais.

O 10º Festival Queimados Encena conta com a parceria com a UNIRIO, através de recursos de uma emenda parlamentar da Deputada Jandhira Feghali.

SERVIÇO:

10º Festival de Teatro Queimados Encena – FESQUE 2025

  • Dias: De Quinta a Sábado, dias 11/12 e 13 de Setembro, em vários lugares da cidade e em três horários específicos, as 10h, 14h e 19 h.
  • QUINTA – 11 Setembro
  • 10 Horas:
  • FANFARRA KOMBOIO
  • Grupo Teatro Circense Andança e Palhastônicos
  • Da cidade de Petrópolis
  • LOCAL: Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro de Queimados

SINOPSE

“Fanfarra Komboio”, é um espetáculo de palhaços em cantoria, entremeada por números circenses, danças, poesias e elucidação a algumas de nossas tradições populares, através de versos, ritmos e danças, em um clima de descontração e brincadeira, com espaço para o jogo livre com o público. Esteticamente, o espetáculo utiliza um automóvel Kombi como palco/cenário para a sua realização. Entre as técnicas circenses que são utilizadas estão a perna-de-pau, o monociclo, os malabares, o diabolô e a acrobacia. O repertório é composto por músicas autorais e de domínio público oriundas de nossas manifestações populares, com uma atenção especial voltada para os ritmos de nossas tradições como o baião, o xote, o coco, a ciranda, o cacuriá, o jongo, dentre outros.

  • 14 Horas:
  • TITO EM: NAS PISTAS DA IMAGINAÇÃO
  • Grupo Cochicho na Coxia
  • LOCAL: Quadra do São Roque 14:00

SINOPSE

“Tito em: Nas Pistas da Imaginação” é uma encantadora jornada de aventura e mistério, protagonizada por Tito, um garoto curioso que adora explorar o poder da imaginação. Em sua busca pelo livro perdido que seu avô, Vovô Zé, lhe deu como amuleto, Tito se transforma em um verdadeiro detetive. A oficina de Vovô Zé ganha vida e se transforma em um mundo mágico, repleto de enigmas e criaturas fantásticas. Entre risos e desafios, Tito aprende que, com criatividade e coragem, ele pode transformar qualquer situação em uma grande aventura.

  • 19 Horas:
  • DE REPENTE 27
  • Grupo Cia de Arte Popular
  • LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

A Companhia de Arte Popular se reúne para celebrar seus 27 anos de trajetória artística. Revisitando suas próprias memórias, o grupo reflete sobre o ofício que escolheram para si, sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje e, com muita coragem, muita bravura e muita fé, constrói no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.

  • SEXTA – 12 Setembro
  • 10 Horas:
  • MEMÓRIAS MALCRIADAS
  • Grupo Cia Casa Verde
  • LOCAL: Praça da Carmem, Rua Rogélia Bairros nº 50 – Bairro Três Fontes.

SINOPSE

Com uma abordagem leve e bem-humorada, a peça conta várias histórias que exploram a malcriação sob diferentes perspectivas, desde a infância até a adolescência, revelando as situações inusitadas que surgem em meio a essas travessuras.

  • 14 Horas:
  • AMADINHO O REIZINHO DO SERTÃO
  • Grupo Cordão Popular
  • LOCAL: FAETEC Queimados – Rua Artur Gragantini – Vila Camarim – Fanchem.

SINOPSE

Amadinho, um garoto típico do sertão vive uma infância ingênua e livre até se encantar por uma caixa mágica que reproduz imagens e sons: a televisão. A partir desse momento, sua vida se transforma completamente, sua cultura e estilo de vida perdem o interesse e apenas o que é mostrado na TV chama sua atenção.

  • 19 Horas:
  • OPTHA
  • Grupo CETA
  • LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

“Optha” é um espetáculo de números de Danças Ciganas Ibéricas e Árabes, manipulação de bandeiras, Contorção, palhaçaria, malabares, lira pirulito, palhaçaria, e outros desenhos cênicos. Com trilha sonora da Índia, Oriente Médio, Europa Oriental e Europa Ocidental , o público é transportado para um acampamento cigano, onde a indumentária criada por Marcelo Viégas e Vânia Santos, destacam o vestuário das diásporas ciganas de imagens históricas.

SÁBADO – 13 de Setembro

  • 10 Horas:
  • A BELA ADORMECIDA
  • Grupo Golden Arte
  • LOCAL: Escola Municipal Pastor Tasso, Rua Piracaba, 16 -Delamari

SINOPSE

“A Bela Adormecida” é uma adaptação do famoso conto de fadas, onde a história se passa em um reino africano tendo como protagonista uma princesa negra, que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira, por um dedo picado pelo espinho da folha de um dendezeiro (palmeira de origem africana) para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro.

Utilizando diversos elementos da cultura e mitologia africana, “A Bela Adormecida” quer empoderar crianças negras e, ao mesmo tempo, falar da falta de representatividade de pessoas negras nos clássicos infantis e personagens do imaginário popular. Com Vitória Rodrigues no papel principal, Leandro Santana na Direção e grande elenco negro.

  • 14 Horas:
  • AS MENINAS SUPER PODEROSAS
  • Grupo Fanfarras Produções
  • LOCAL: Bloco B – Minha Casa Minha Vida –Valdariosa – Rua Fernandino s/nº Bairro Valdariosa

SINOPSE

A cidade está em perigo! O terrível Macaco Louco arquitetou um plano para transformar tudo em um gigantesco lixão e, assim, se tornar o novo prefeito. Mas as Meninas Superpoderosas não vão deixar barato. Dessa vez, porém, o desafio é ainda maior: enquanto Lindinha lida com seu medo de perder para meninos — trauma que vem desde antigas partidas de videogame — o vilão se aproveita de sua fragilidade para enganá-la e capturá-la. Presa, ela se vê diante de uma ameaça devastadora: uma bomba capaz de destruir a cidade inteira. Agora, Cabeça-dura (Florzinha), a mais inteligente, e Docinho, a mais forte, precisam unir forças e correr contra o tempo para salvar a irmã e impedir o plano maligno. Entre cenas cômicas, momentos de tensão e muita ação, a peça mostra que a verdadeira força vem da união e da confiança em si mesmo.

  • 19 Horas:
  • ZÉ KETTI, EU QUERO MATAR A SAUDADE
  • Grupo AAJOB
  • LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

No meio de um gurufim, em um quintal da Zona Norte carioca, Geovana descobre que sua avó, antes de morrer lhe deixa como herança, alguns pertences e um pedido inusitado: A missão de realizar um Show em homenagem ao Zé Ketti, seu grande ídolo desde juventude. A moça, conta com a ajuda do Tio Humberto e de todos os agregados da casa tipicamente suburbana que recebe quase toda a vizinhança para uma feijoada que embala as cantorias de ensaio do show. Em um clima descontraído 27 canções de Zé Ketti (interpretado pelo ator Leandro Santana), vão embalando uma homenagem ao compositor que acaba “baixando” na área pra celebrar sua própria história e a malandragem carioca-brasileira.

Teatro Metodista (*) – Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Centro, Queimados

(*) Nos três dias de evento, os espetáculos das 19 horas, serão apresentados no Teatro Metodista

PROGRAMAÇÃO PARALELA

DEBATE:

Na sexta feira, 12/09, das 13h às 17h, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, a produção do vento promove um debate com o tema “Arte nas bordas”.

O evento propõe uma conversa sobre as possibilidades de manutenção dos coletivos de territórios ditos periféricos, dialogando saberes experiências e possibilidades sobre as agruras de manter Companhias Teatrais e grupos culturais de todas as áreas.

O ator e produtor Alexandre Gomes, da Companhia Atores da Fábrica de Nova Iguaçu; Gabriela Estolano, da Cia Cerne, de São João de Meriti; e Marcos Teixeira Coordenador de Artes Cênicas do Ministério da Cultura – FUNARTE, comporão a mesa do debate.

Endereço: O Circo Escola São João, do Colégio Estadual São João, fica na Rua Bambi, na Vila São João, em Queimados.

OFICINA:

‘O Jogo da Palhaçada’

No Sábado, 13/09, das 10h às 13h, na Universidade Estácio, em Queimados, será realizada a Oficina “O Jogo da Palhaçada”, com a atriz, palhaça, professora e pesquisadora da Escola de Teatro da UNIRIO, Ana Achcar e a bailarina, atriz, palhaça, musicista e professora Laura de Castro, que propõe a experiência da comicidade através de exercícios e jogos que operam os mecanismos do riso e do risível. Do que achamos graça? Os novos sentidos de fazer rir.

A Oficina contempla 30 vagas com idade mínima de 16 anos

Endereço: A Universidade Estácio, fica na Rua Eloy Teixeira, 165, no Shopping da Estação, no Centro de Queimados.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend