Festival di Teresa leva cultura e gastronomia italiana a Teresópolis

Festival di Teresa
Festival di Teresa

Segunda edição do evento, de 25 a 28 de maio, promete reunir mais de 100 mil pessoas

Restaurantes da Região Serrana criam pratos exclusivos inspirados na Itália para o Festival

Entre as atrações gratuitas muita música italiana, aulas de gastronomia e até a exposição de uma Ferrari F30

Teresópolis, 22 de maio de 2023 – Imagine uma autêntica festa italiana, onde as pessoas se reúnem em grandes mesas de pic-nic, experimentando a boa gastronomia e a música da Itália. Vinho, cerveja artesanal, feita exclusivamente para o evento, o friozinho da Serra Fluminense, e arte, muita arte. Isso tudo faz parte da segunda edição do Festival di Teresa, que acontece de 25 a 28 de maio, no bairro do Alto, em Teresópolis.

O evento promete reunir mais de 100 mil pessoas dentro e fora do Espaco Cultural Higino, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade serrana. Uma gigantesca tenda, instalada na avenida em frente ao antigo cassino, vai abrigar 24 restaurantes, com pratos exclusivos para o Festival, além de palcos para apresentações com sucessos da música italiana. Já na parte interna do edifício histórico, acontecem debates sobre a Imperatriz Teresa Cristina, aulas gastronômicas para 200 alunos no teatro, com direito a degustação no final, exposição fotográfica sobre a influência italiana na arquitetura brasileira, e até uma Ferrari F30, exposta no salão de vidro, para aquela selfie de dar inveja, que não pode faltar nas redes sociais.

Os organizadores do evento, Alice Maciel e Marcelo Cabral, destacam que o Festival di Teresa tem um potencial muito grande, e que a tendência é um crescimento ainda maior a cada ano. Segundo Alice, a edição 2023 já mostra o sucesso do ano anterior: “Em 2022, bicentenário do nascimento da Imperatriz Teresa Cristina, que dá nome ao Festival e a nossa cidade, Teresópolis, apostamos em uma homenagem que resgatasse a importância dessa figura histórica única, que veio da Itália e foi muito amada pelos brasileiros. A reação do público foi a melhor possível. Reunimos mais de 60 mil pessoas e por isso decidimos aumentar a área e as atividades do Festival agora em 2023”. Segundo a organizadora, o Festival di Teresa consegue unir o cultural e o lazer, proporcionando uma experiência exclusiva para os frequentadores. Já para Marcelo, o evento tem um forte apelo baseado nas características da cidade serrana: Teresópolis, para além de ter recebido muitos imigrantes italianos no início da sua história, é hoje uma das cidades mais seguras do Brasil. Tem um clima ótimo, uma rede hoteleira robusta, e uma tradição de hospitalidade muito forte. Isso tudo reunido com a ajuda do Consulado Italiano no Rio de Janeiro tende a criar um ambiente que coloca o Festival di Teresa entre um dos maiores eventos do interior do Rio de Janeiro.

O Festival di Teresa é uma realização da Mox Produções, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Enel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A programação do evento se encontra nos perfis @festivalditeresa.

Serviço: FESTIVAL DI TERESA 2ª EDIÇÃO
25/05 – DAS 12:00 ÀS 00:00
26/05 – DAS 12:00 ÀS 01:00
27/05 – DAS 12:00 ÀS 01:00
27/05 – DAS 12:00 ÀS 22:00
Espaco Cultural Higino – Av. Oliveira Botelho, 365, Alto, Teresópolis