De 01 a 04 de agosto, acontece o 1º Festival Internacional de Cinema de Paraty que conta com o apoio institucional da Rodoviária do Rio. Além da exibição de filmes, o evento prevê ações culturais através de fóruns, palestras e debates.
Foram selecionados 11 longas e 25 curtas entre produções nacionais e internacionais. Além da premiação, haverá o Prêmio da Crítica, a entrega do Troféu José Wilker e muito mais. Sob curadoria e realização do cineasta Bruno Saglia e da atriz e produtora executiva Jane Saglia, o Festival Internacional de Cinema de Paraty será totalmente gratuito.
Ainda há vagas nas sessões, mas é bom se cadastrar antecipadamente. Quem ainda quiser ir a Paraty, o melhor é de ônibus. Há passagens disponíveis que podem ser adquiridas no site www.rodoviariadorio.com.br.
Todas as sessões são gratuitas, do Festival Internacional de Cinema de Paraty. 💳 Para o público ter acesso ao Cinema da Praça, deve antecipar o cadastro, através do fórmulario enviado, até o 29/07/2024. Bilheteria.https://forms.gle/Sc7pHpZXUJT1mWuj6.
O Festival Internacional de Cinema de Paraty tem realização da SG! Company Filmes. Colaboração do Telecine, Canal Brasil e Globo Filmes. E como apoiadores a Rodoviária do Rio, além da Mistika, o Vertentes do Cinema também está presente como um dos parceiros. O site exibirá online, de forma gratuita, em plataforma única e exclusiva, dez curtas-metragens vencedores, de 21 a 30 de agosto de 2024, para fomentar o cinema brasileiro e expandir virtualmente o Festival Internacional de Cinema de Paraty para o mundo.
Compor um Júri de um festival é uma responsabilidade muito grande. No Festival Internacional de Cinema de Paraty, o júri técnico do Prêmio da Crítica é composto por Bruno Camelo (do site Meio Amargo); Neusa Barbosa (do site Cineweb); e Francisco Carbone (do site Cenas de Cinema). No Júri de Longa-metragem, temos a atriz-diretora Djin Sganzerla; o crítico de cinema Waldemar Dalenogare; a produtora executiva Patrícia Maria Chamon; o realizador Allan Deberton; e a dubladora Mabel Cezar. Para compor o Júri de Curta-metragem, a atriz Georgina Castro; o produtor-diretor Renan Brandão; a produtora Renata Ishihama; o produtor Junior Baruuch; e Clarissa Kuschnir, jornalista e curadora do site Vertentes do Cinema.