Festival na Praia de Ipanema (Super Nova / Rocky Mountain)

Festival Rocky Spirit leva cinema para a praia de Ipanema e Ilha do Governador neste final de semana

Serão 22 filmes com exibição gratuita no sábado (23) e domingo (24), no Posto 10, a partir das 17h. A Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, também recebe o festival, no domingo

por Jorge Rodrigues

Cinema e praia dão match? No Rocky Spirit dá, e muito. A praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebe o maior festival a céu aberto do Brasil dedicado a filmes que retratam meio ambiente, vida outdoor, meio ambiente e esportes de aventura. Será neste sábado (23) e domingo (24), no posto 10, a partir das 17h, com entrada grátis. No mesmo horário, mas somente no domingo, o telão de 25 metros também vai iluminar a Vila Olímpica Nilson Santos, na Ilha do Governador, com a exibição de documentários nacionais e internacionais.

A edição carioca do Rocky Spirit vai exibir 22 documentários. A programação foi pensada para entreter pessoas de todas as idades e oferecer uma atividade que une cultura e esporte para ser apreciada por famílias inteiras e grupos de amigos. E isso vale tanto para quem estiver com o pé na areia como aqueles que comparecerem a Vila Olímpica. “Nossa caravana chegou ao Rio com um astral maravilhoso, após recebermos 10 mil pessoas em São Paulo. Tenho certeza que a experiência nessa cidade, que não por acaso é conhecida como maravilhosa, vai ser incrível”, afirma Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.

A 13ª edição do Rocky Spirit conta com o apoio da Prefeitura do Rio e a expectativa é de superar o público do ano passado. Em 2022, no retorno presencial do evento após o período de pandemia, mais de mil pessoas compareceram às exibições dos documentários sobre surf, escalada, bike, skate e vida em meio à natureza, tanto na praia de Ipanema quanto nas Vilas Olímpicas da Gamboa e Nilton Santos, na Ilha do Governador, no dia 7 de setembro. “Neste ano teremos um dia a mais e acredito que os cariocas irão abraçar nosso festival, como ocorre todos os anos”, completa Andrea.

Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, compartilha do entusiasmo de Andrea Estevam, especialmente com a possibilidade de atender as comunidades cariocas. “O Rocky Spirit foi um sucesso no ano passado e estamos muito felizes em receber esse evento novamente na Vila Olímpica Nilton Santos. Contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao cinema gratuitamente, unindo esporte e cultura, é incrível. Espero que todos aproveitem essa experiência”.

A programação Rocky Spirit inclui ainda participações especiais e que prometem emocionar o público. Uma delas é a de David Santos, protagonista do documentário 10/03, que trata da sua vida após o atropelamento que lhe custou braço. No sábado, ele terá a oportunidade de falar com a plateia e contar sobre a luta para realizar o sonho representar o Brasil na Paralimpíada de Paris/2024.

Outras atrações são as presenças de Beto Pandiani e Sylvio Rocha, que também falarão sobre seu filme, o Rota Polar ainda no sábado. Para fechar a programação do primeiro dia do Rocky Spirit, Odin Aguiar, um dos protagonistas de Tempo II, sobe ao palco. No domingo, será a vez do diretor Edinho Ramon Santos e da pequena protagonista de Lugar de Criança participarem do evento.

Confira os 11 filmes da programação de sábado na praia de Ipanema:

– Gold Standard (mountain bike) – EUA – A produção traz Bryn Atkinson detonando com sua bike. A escolha da trilha. A equipe. As filmagens. O ajuste perfeito da bicicleta. A pilotagem, o estilo e a velocidade que deixam você de queixo caído. Contemple o novo Padrão Ouro, forjado pela imaginação do atleta.

– A Baffin Vacation (multiesporte) – EUA – 
Erik Boomer e Sarah McNair-Landry embarcam em uma audaciosa expedição multiesportiva de 45 dias, viajando pelo remoto cenário da Ilha de Baffin em busca de penhascos para escalar e rios inexplorados para fazer caiaque em águas brancas.

– To Be Frank (surf) – EUA – 
filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.

– 10/03 A história de David Santos (ciclismo, PNE) – Brasil –
 documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.

– Advennture (esqui) – Suíça/Canadá – embora separados pelo oceano Atlântico, os amigos de longa data Sämi Ortlieb e Rob Heule encontram um território único compartilhando experiências de esqui em seus respectivas lares, em Glarus, Suíça, e Alberta, Canadá.

– This is My Climb: Dedicação (escalada) – Brasil – um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest.

– Soundscape (escalada, PNE) – EUA – 
Erik Weihenmayer, cego e atleta de aventura sobe por uma rocha alpina massiva nas profundezas da Serra Nevada, nos Estados Unidos.

– A Rota Polar (vela) – Brasil – documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022.

– RAW  (surf) – The Sound of Teahupo’o – Polinésia Francesa – 
filmado no coração da selva da Polinésia Francesa, e perto da onda mais bonita do mundo, o fotógrafo e cineasta Tim McKenna acompanhou os surfistas locais Gilbert Teave e Tahurai Henry durante um dia especial. Mais do que um vídeo clássico da icônica onda do Taiti, este curta é uma viagem estética e sonora.

– Earthside (alpinismo) – EUA – em 2022, Hilaree Nelson, Emily Harrington, Christina Lustenberger e Brette Harrington embarcaram em uma expedição acima do Círculo Ártico para escalar e esquiar as primeiras descidas na Ilha de Baffin. O que encontraram foi uma celebração de onde estiveram e para onde estão indo. E o sucesso da viagem veio não pelo que esquiaram, mas pelo tempo que passaram juntas.

– Tempo II  (corrida) – EUA – uma busca conceitual pelos sentimentos compartilhados entre a música e as montanhas, o filme se passa na maior selva urbana do mundo e explora estilos de percussão brasileira e corrida de trilha com o atleta da BD, Kyle Richardson, e o carioca Odin Aguiar.

Confira os 11 filmes da programação de domingo na praia de Ipanema:

– Switzerland Paradise (mountain bike) – França – acompanhe o pedal sobre geleiras, debaixo de cachoeiras, descendo inclinações íngremes e muito mais. Confira a aventura sobre uma mountain bike em um dos playgrounds de aventura mais bonitos do mundo, para capturar a beleza espetacular do país com belos picos de montanha ao longo do caminho.

– Queens of the Break (surf) – EUA – filme sobre as pioneiras do surfe feminino na década de 1980, celebra uma amizade de mais de 50 anos da primeira geração de mulheres no Santa Barbara Surf Club.

– White Horizon (corrida) – França – quando mais jovem, Fernanda Maciel disse que era seu sonho viajar pelo mundo e explorar. Nem ela poderia imaginar o que viveria no Monte Vinson, o pico mais alto da Antártida. Com 4.892 metros, a jornada até o cume dura entre quatro e seis dias, mas Fernanda quer ver o quão rápido é capaz de escalar o mais gelado e isolado dos sete cumes.

– Lugar de Criança (criança) – Brasil – 
enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor.

– Born to Freeride (snowboard) – EUA – quando a Black Diamond resolve criar uma coleção de roupas técnicas inspirada no atleta John Jackson, o resultado é um estilo inconfundível, que brilha muito nas montanhas e nas florestas.

– A Land for Everyone (skate) – Inglaterra – 
a fotógrafa de skate e aventura Hannah Bailey e a skatista Lyndsay McLaren exploram as terras altas da Escócia, pelas estradas sinuosas e selvagens de Torridon. Como mulheres que cresceram naquele país, nunca imaginaram uma carreira no skate e esta aventura é um aceno para a infância delas e as jornadas que percorreram.

– Reel Rock: Resistance Climbing (escalada) – EUA – entre os antigos terraços agrícolas e montanhas marcadas pela luta da Palestina, uma comunidade unida de escaladores se desenvolveu. O filme convida a explorar os belos penhascos de calcário da terra natal desses escaladores e entender o poder transformador da escalada em suas vidas.

– Deixe nossa montanha correr livre (meio ambiente, criança) – Brasil – em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta.

– Bread Bike (bike) – EUA – Sam, Matt e Mariah são três jovens na costa central da Califórnia insatisfeitos com o que estudaram na faculdade. Apaixonados pela massa de pão e por fazer comida para outras pessoas, eles transformaram o hobby obsessivo em profissão. Agora a turma do A Bread Bike Bakery produz a sua comida deliciosa, promove produtos locais saudáveis e se diverte ao mesmo tempo.

– Well Worn Life (multiesporte) – EUA – 
Well Worn Life é uma série de documentários sobre gente que vive intensamente a vida ao ar livre. Este episódio apresenta Dani Reyes-Acosta, atleta de montanha, cultivadora de terras e contadora de histórias, cujo caminho busca constantemente os limites das possibilidades.

– Bluetits (natação) – Inglaterra – o filme segue a fundadora Sian Richardson e os pioneiros do adorado grupo de natação BlueTits, uma organização com 100 mil membros. Uma jornada de autodescoberta e pura alegria de viver, o curta é a celebração calorosa e sincera de mulheres mais velhas e da comunidade que as reúne.

Ilha do Governador – A programação na Vila Olímpica Nilson Santos tem 16 documentários nacionais e internacionais, muitos dos quais os mesmos exibidos na praia, como Dedicação, da montanhista Aretha Duarte, Tempo II, Born to Freeride, 10/03 A história de David Santos, RAW, entre outros.

Festival Digital – Além das edições presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro, o Rocky Spirit também conta com sua versão on-line. O público poderá assistir aos documentários entre 25 de setembro e 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/ , e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é 100% grátis.

No total, o Rocky Spirit conta com 52 filmes, um recorde para o maior festival brasileiro de filmes sobre lifestyle e esportes em meio à natureza, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas em 2023. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.

A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes – Rocky Spirit.

O Rocky Spirit 2023 tem patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A Realização é do Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

Mais informações:
Site: https://rockyspirit.com.br/
Instagram : https://www.instagram.com/rockyspiritfest/
Fan page – https://www.facebook.com/rockyspiritfest

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via