Festival Vale_do_Café

Festival Vale do Café celebra 18ª edição

O Festival acontece de 19 a 23 de julho, retomando a tradição de reunir música instrumental nas fazendas históricas, apresentações gratuitas e cursos de música

por Redação

O mais famoso evento de música instrumental do Vale do Café está de volta e completa sua maioridade! Nesses 18 anos foram muitas vivências, histórias para contar e cafezinhos para compartilhar.

É neste clima de reunião de amigos, lembranças de outros anos e lindos cenários que a música e história voltam a se reunir. A partir do dia 20 de julho a região será palco para o evento conhecido por promover acesso à música instrumental brasileira em experiências encantadoras, recheadas de história e sabores locais.

Este ano o Festival chega com a vontade de recomeçar, e além das fazendas históricas, leva música às estações de trem e centros culturais para celebrar os recantos que ajudam a contar a história da própria região.

O café, seu sabor e sua história, são também nossa inspiração. Não por acaso, a abertura do Festival este ano será na Fazenda Florença, em Conservatória, produtora de um café premiado nacionalmente. Na chegada acontece um passeio pelo casarão, em percurso por objetos e móveis originais do século 19. Depois, aquele café inesquecível, que só perde para o violão de Ulisses Rocha, um privilégio de ouvir.

O sopro da gaita do José Staneck também fará soar talento e história, no segundo concerto do dia, que acontece na Fazenda São João da Prosperidade. É na varanda que os visitantes se reúnem para ouvir os detalhes sobre a construção do casarão de 15 quartos e depois experimentar a linguiça de produção artesanal.

Outra iguaria que tem chamado atenção na região são os alambiques de produção de cachaças especiais, como é na Fazenda das Palmas, em Engenheiro Paulo de Frontin. A Fazenda recebe seus visitantes no dia 22, sábado, para apresentar as instalações onde é produzida a premiada cachaça Pindorama. Após degustação das versões branca e envelhecida, dois mestres conduzem o show: o violonista Turíbio Santos e a pianista Maria Teresa Madeira.

E que tal um espetáculo ao cair do dia, no melhor tom de rosa? A Fazenda São Fernando tem a capacidade de deixar os visitantes encantados tanto pela beleza arquitetônica como pela paisagem atrás do palco. No sábado, às 16h, este será o cenário para a musicista Cristina Braga encantar o público com sua harpa.

No domingo, dia 23, fechando a programação das fazendas com chave de ouro, a Fazenda União terá o duo Dani Spielmann e Sheyla Zagury, levantando a plateia com as composições de Jacob do Bandolim. A fazenda, que também é produtora de café, terá visitação por trecho da casa sede, pelo museu de arte sacra e capela.

Fazenda União

Fazenda União

Programação de cursos gratuitos

As oficinas de música voltam ao festival lembrando da centena de alunos que já passaram pelas salas de aula, se aprimoraram no instrumento e até seguiram a música como profissão.

Com inscrições gratuitas, as aulas acontecem entre os dias 19 e 22 de julho, sendo 80 vagas para violão, piano, canto e violino e 40 bolsas com auxílio para hospedagem e alimentação.

No domingo, dia 23/07, uma apresentação aberta ao público reúne professores e alunos na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras.

Estações de trem como cenário

E a música irá além das porteiras das fazendas para celebrar sua maioridade com shows gratuitos nas estações de trem de Vassouras, Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin.

As estações representam um marco na memória da população do Vale do Café, que tem prazer em poder frequentá-las e lembrar das histórias do passado.

A antiga estação de Vassouras é um exemplo que transformou-se em espaço cultural e abre a série de concertos gratuitos com a harpista Cristina Braga, na quinta-feira, dia 20, às 19h.

O trem já vem no nome da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, que é uma referência ao engenheiro responsável pelo projeto dos trilhos neste trecho mais inclinado da serra. Em pleno funcionamento, a bucólica estação terá a dupla Victor Biglione e Marcel Powell, ambos no violão, no dia 21, sexta-feira, às 19h.

Na recém-reformada estação de Barra do Piraí, a sanfona de Marcelo Caldi fará a festa e o forró de quem for conferir a apresentação aberta ao público no sábado, dia 22, também às 19h. A estação ainda funcionava para passagem de trens de carga, lembrando quando aquelas locomotivas iam levando o café em direção ao litoral.

E assim o Festival comemora sua 18ª edição com o melhor da música e dos sabores da região e uma imersão na história do Brasil e do Vale do Café. Imperdível.

O Festival Vale do Café é um projeto da Backstage Produções que, em sua 18ª edição, é apresentado pelo Ministério da Cultura e Eletrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta ainda com o patrocínio de MRS, apoio Institucional da Secretaria de Estado de Turismo e a parceria de mídia da OnBus Digital. Uma realização do Governo Federal – União e Reconstruç

18º Festival Vale do Café
19 a 23 de julho de 2023 na região Vale do Café, RJ
www.festivalvaledocafe.com.br

Programação Fazendas:

21/07 – sexta-feira

9h – Fazenda Florença

(Conservatória, RJ)

Concerto com Ulisses Rocha – Véu

09h às 10h – Visitação

10h às 10h45 – Lanche

11h – Concerto

Após o concerto – Exposição de Arte Sacra feita em papel

14h30 – Fazenda São João da Prosperidade

(Barra do Piraí, RJ)

Concerto com Staneck trio – 80 anos dos mestres de MPB

14h30 às 16h – Visitação

16h – Concerto

17h às 18h – Lanche

22/07 – sábado

09h30 – Fazenda das Palmas

(Engenheiro Paulo de Frontin, RJ)

Concerto com Turibio Santos e Maria Teresa Madeira – Pérolas do violão e Piano

09h30 às 11h – Lanche

09h30 às 10h30 – Visitação ao alambique

11h – Concerto

12h às 13h – Visitação ao alambique

15h – Fazenda São Fernando

(Vassouras, RJ)

Concerto com Cristina Braga trio – Afetivo – Melodias e canções do Entardecer

15h às 16h – Visitação

16h – Concerto

17h às 18h – Lanche

23/07 – domingo

10h – Fazenda União

(Rio das Flores, RJ)

Concerto com Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury – Entre mil, você! Um tributo à Jacob do Bandolim – participação especial: Clarice Magalhães

10h às 11h – Lanche

11h – Concerto

12h – Visitação

Programação Gratuita:

19/07 – quarta-feira

18h – Centro Cultural Cazuza

(Vassouras, RJ)

Masterclass com Turíbio Santos e convidados

20/07 – quinta-feira:

19h – Estação Ferroviária de Vassouras

(Vassouras, RJ)

Cristina Braga e a Florquestra Atlântica

21/07 – sexta-feira

18h – Centro Cultural Cazuza

(Vassouras, RJ)

Café Cultural

19h – Estação Ferroviária de Barra do Piraí

(Barra do Piraí, RJ)

Victor Biglione e Marcel Powell

22/07 – sábado

18h – Centro Cultural Cazuza

(Vassouras, RJ)

Café Cultural

19h – Estação Ferroviária de Engenheiro Paulo de Frontin

Marcelo Caldi Quarteto

23/07 – domingo

12h – Igreja Matriz de Vassouras

(Vassouras, RJ)

Concerto de professores e alunos

Cursos:

Incrições pelo site

De 19 a 22 de julho, das 09h às 17h (quarta a sábado). No domingo, 23/07, acontece a apresentação dos alunos e professores.

Local: Instituto de Educação Thiago Costa, em Vassouras, RJ.

Opções: violão, piano, canto e violino

Professores: Maria Teresa Madeira (piano), Turíbio Santos (violão), Cintia Graton (canto), Suray Soren (violino) e Ulisses Rocha (violão)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via