Filme “Casa de Antiguidades” é exibido em lançamento do programa Tem Cinema na Escola Master Shot

Escola de audiovisual do Vale do Paraíba inaugura programa TEM CINEMA, de longa duração e gratuito de estudos de cinema contemporâneo, A Escola  Master Shot fará o lançamento do projeto “Tem Cinema” no dia 29 de abril, com exibição do aclamado filme “Casa de Antiguidades”. A sessão, assim como todo o programa será gratuito,  online e é destinado para todo o Brasil. O lançamento contará com a presença do diretor do filmes João Paulo Miranda Maria, criado no interior de São Paulo e hoje residente na França, abrirá parte do processo do filme e contará sobre sua ascensão na carreira como roteirista e diretor indicado a concorrer o Oscar pelo Brasil, sempre no intuito de incentivar aspirantes e novos cineastas.
Já o programa TEM CINEMA segue semanalmente sempre às terças-feiras à noite, com uma programação que incluirá quatro ciclos de eventos mensais: aulas gratuitas sobre cinema, mesa redonda com convidados super especiais, exibições de filmes contemporâneos e nacionais, que não se encontram no circuito convencional, seguido de bate-papo e por fim, em parceria com a empresa roteiros e narrativas, aulas especiais para roteiristas. Sempre em formato acessível e com inscrições abertas no mês de abril e maio,  o convite se estende para o Brasil todo, de curiosos a profissionais, fomentadores culturais ou estudantes. O programa terá duração de seis meses e haverá certificado. 

O filme escolhido para o lançamento, e apoiado para exibição gratuita pela distribuidora Pandora Filmes, foi o  “Casa de Antiguidades”, protagonizado por Antonio Pitanga, Ana Flavia Cavalcanti, Gilda Nomacce e Sam Louwyck e marca uma narrativa por si só, na trajetória do diretor. Vindo de Porto Feliz, interior de São Paulo, João Paulo Miranda Maria chegou com este que é seu primeiro longa-metragem até Cannes, onde foi o único latino-americano a ganhar o selo Festival de Cannes na seleção especial do festival, e foi ainda indicado a concorrer ao Oscar pelo Brasil. As veredas possíveis da produção audiovisual do interior é, assim, o que conecta a programação do Terça Tem Cinema. A escolha desta exibição para o lançamento do programa inicia as pautas que serão compartilhadas ao longo dos meses de evento, como Mercado e Carreira, Estética e Formatos, Mulheres na cena, Multi Potências, Empreendedorismo e Políticas culturais e ações afirmativas.

“Como idealizadora do projeto Terça Tem Cinema, fico feliz em continuar a contribuir para a democratização do cinema e para a formação de um público mais crítico e informado.”, conta Marcella Arnulf. “O programa é promovido pela Escola Master Shot e é um dos vários projetos gratuitos focados em educação, com um diferencial que é  também a busca mais intensa de coparticipação e troca de experiências entre os participantes, especialmente no interior de São Paulo. A escolha do cinema contemporâneo e brasileiro como tema central permite uma discussão aprofundada sobre a produção cinematográfica atual e suas relações com a sociedade. Agradeço a todos os envolvidos,em especial Leo Grego, meu sócio e companheiro nessa empreitada desde o início da escola, e espero que o projeto cumpra seu objetivo de democratizar o acesso ao cinema.”

Além do Terça Tem Cinema, a Escola Master Shot dará continuidade ao projeto com o podcast O Cineasta, que terá lançamento no segundo semestre do ano. Neste formato, cada episódio contará com convidados que trabalham no setor audiovisual para compartilharem suas histórias, vivências e perrengues, com histórias no estilo “rir para não chorar”. A Master Shot trás uma visão diferente para esse projeto, abordando sempre o Cinema brasileiro e contemporâneo, com foco nas produções do interior do Brasil e com a missão de fomentar e desenvolver cada vez mais o audiovisual no interior do país, especialmente no interior de São Paulo. 

Este projeto é realizado pela Escola Master Shot através do Proac direto, programa de ação cultural do governo do Estado de São Paulo. Para acompanhar a agenda completa do projeto e da Escola, é só acessar o site https://escolamastershot.com.br/ ou as redes sociais https://www.instagram.com/escolamastershot/

SERVIÇO | Terça Tem Cinema, da Escola Master Shot

Lançamento: 29 de abril de 2023, SÁBADO, às 19h

| Exibição do filme “Casa de Antiguidades” e conversa com o diretor Paulo Miranda, ganhador do Cannes e indicado a concorrer ao Oscar pelo Brasil

Disponibilidade: 100% online e gratuito

Retirada de Ingresso: https://escolamastershot.com.br/lancamento-tem-cinema/ 

Redes sociais: https://www.instagram.com/escolamastershot/

Escola Master Shot: Marcella Arnulf e Leo Grego

LANÇAMENTO | Filme “Casa de Antiguidades

Um filme emocionante que retrata a luta de um vaqueiro do interior do Brasil em busca de melhores condições de vida, enfrentando contrastes culturais e étnicos em seu novo lar. Selecionado para importantes festivais, incluindo Cannes, o filme é uma obra-prima dirigida pelo talentoso João Paulo Miranda Maria e estrelado por Antonio Pitanga. Uma experiência cinematográfica imperdível para todos os amantes do cinema brasileiro contemporâneo.

Elenco: Antonio Pitanga, Ana Flavia Cavalcanti, Gilda Nomacce e Sam Louwyck

Apoio: Distribuidora Pandora Filmes