Com um olhar dedicado à produção literária feminina, a Primavera Editorial aportará na edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP 2023 – com uma programação que celebra a vida e a obra de autoras nacionais e estrangeiras por meio de rodas de conversa, palestras, oficinas e lançamento de jornal. Entre os temas que pontuam a participação, a escrita feminina; autoria e tradução; crônicas negras; tecnologia e mercado editorial; ambientes de trabalho; e Pagu – a homenageada da FLIP neste ano. Como parte da programação, a charmosa Bike Literária percorrerá as ruas da FLIP com uma amostra consistente do portfólio da editora.
Leia também > Flip 2023 | Casa da Música reúne grandes encontros durante o evento
Segundo Larissa Caldin, CEO da editora, uma das novidades da participação deste ano será o lançamento do Jornal Primavera Editorial. “Ao final da FLIP 2022, questionamos se seria possível levar a rica experiência da feira para um público mais amplo. Dessa forma, nasceu a proposta do jornal, pensado para dar voz à literatura e permitir que ela alcance mais e mais leitores. Na edição especial, não apenas revisitamos universos de autoras consagradas, como trazemos uma perspectiva íntima dos bastidores da literatura contemporânea. Em um dos conteúdos, uma entrevista exclusiva com a best-seller do The New York Times, Etaf Rum – autora norte-americana de origem palestina que publicamos no Brasil; em outra matéria, um texto sobre Ruth Guimarães, que nos conecta com a essência da vida e da tradição brasileira da escrita feminina”, afirma, acrescentando que a Primavera estará presente, também, na casa Escreva, Garota!, uma iniciativa de Lella Malta, produtora do evento Elas Publicam.
Entre as obras de destaque que a Primavera Editorial levará para a FLIP 2023, Eu Não Quero Contar Uma História, livro de Etaf Rum, que enfoca a experiência de mulheres do Oriente Médio – especialmente as que vivem entre duas culturas totalmente diferentes. Distinta, desafiadora e sincera, a narrativa dela transita entre as perspectivas das suas personagens mulheres e toda a violência imposta a elas: tanto pela cultura patriarcal quanto pela ocupação israelense dos territórios palestinos. Um segundo destaque, será o lançamento Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. As crônicas reunidas trazem o Brasil visto, escrito e vivido por uma mulher que pertence a si mesma e aos seus filhos; que não recusa suas raízes e faz da literatura sua própria potência. Mais informações sobre a programação da Primavera Editorial na FLIP acesse: www.primaveraeditorial.com.br.
Agenda | Primavera Editorial na FLIP 2023
23 de novembro | Casa Escreva, Garota! | 12 horas
Oficina de Autoficção: ficcionalize sua própria história com Adriana Pimenta
23 de novembro | Casa Urutau | 16h30
Bate-papo: Quem traduziu esse texto? Autoria e tradução
Participações: Thiago Ponce Moraes, Tomaz Amorim Izabel e Larissa Caldin
24 de novembro | Casa PublishNews | 11 horas
GPTW apresenta: Toda empresa pode ser um ótimo lugar para se trabalhar
Participações: Marina Sobral (diretora-executiva do Great Place to Work) e Larissa Caldin (CEO da Primavera Editorial, empresa do ecossistema Great People)
Mediação: Fábio Uehara, diretor-editorial da Tocalivros e apresentador do
podcast do PublishNews.
24 de novembro | Casa Folha | 10 horas
Crônicas Negras
Participações: Júnia Botelho e Juliana Borges
24 de novembro | Encruza Literária – Bar do Damião | 17 horas
Bate-papo + Happy Hour: “Sou Pagu indignada no palanque” em parceria com a
Editora Oficina da Raquel.
Mediação: Mariana Bastos
25 de novembro | Casa PublishNews | 18h10
Como a tecnologia pode ajudar (mais) o mercado editorial
Participações: Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil), Zil Ferraz (gerente de audiobook da Centauro Comunicaciones), André Palme (CCO do Skeelo) e Larissa Caldin (CEO da Primavera Editorial)
Todos os dias |
Bicicleta da Primavera estará rodando pelo Centro Histórico de Paraty
durante esses dias de celebração à literatura!
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.