Início » Galpão Bela Maré lança exposição de artes urbanas ‘Reencantando as Ruas’

Galpão Bela Maré lança exposição de artes urbanas ‘Reencantando as Ruas’

Obras produzidas por adolescentes e jovens da Maré serão expostas nas ruas do Conjunto de favelas, entre os dias 04 e 14 de junho

por Redação
Vou Fazer Arte

O Observatório de Favelas, através do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, lança, no sábado, dia 04 de junho, a partir das 15 horas, a exposição de artes urbanas Reencantando as Ruas. A mostra é resultado do Projeto Vou Fazer Arte, uma formação em artes visuais gratuita oferecida a adolescentes e jovens do Conjunto de Favelas da Maré.

Durante três meses, 14 jovens com idade entre 13 e 18 anos foram incentivados/as a refletir sobre o território em que vivem, a partir do que ele oferece, como as histórias, as pessoas, as artes e as ruas. Ao longo da formação foram realizados encontros de conversas, oficinas práticas e visitas a espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro. A partir dessas vivências e utilizando técnicas de artes plásticas, visuais e de fotografia, os/as adolescentes e jovens construiram coletivamente cinco obras, que serão expostas pelas ruas da Maré.

De acordo com Anna Luisa Oliveira, coordenadora do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, durante o período de formação, os/as adolescentes participantes do Projeto Vou Fazer Arte puderam conhecer as técnicas artísticas e experimentar caminhos possíveis para a prática das artes visuais a partir dos seus cotidianos:

“Nesta edição, tendo a rua como ateliê e o corpo como processo, a turma apresenta cinco intervenções urbanas com diversas linguagens e suportes que revelam a investigação da memória, onde o encontro com a temporalidade e a ancestralidade apresenta uma perspectiva de futuro onde a favela é arte.” – comemora Anna Luisa.

Ainda de acordo com a equipe de educadores e artistas do Projeto Vou Fazer Arte, a iniciativa propôs reflexões a respeito das estéticas urbanas, das memórias, das imagens em movimento e do tempo, em que a experiência no espaço comum, que é a rua, foi protagonista.

A abertura da exposição Reencantando as Ruas acontecerá no sábado, dia 04 de junho, às 15h, com visita mediada e VJ Set com Ivy. As obras ficarão disponíveis à contemplação e visitação até o dia 14 de junho.

O Projeto Vou Fazer Arte é apresentado pelo Ministério do Turismo e Observatório de Favelas. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica. Realização: Observatório de Favelas e Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Galpão Bela Maré.                                                

Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, representa o projeto institucional do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, em parceria com a Produtora Automatica, na construção de um espaço alternativo dentro do cenário das artes do Rio de Janeiro metropolitano. O espaço existe com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas.

Sobre o Observatório de Favelas.

 

Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento

projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Muitos em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Serviço
Lançamento da Exposição Reencantando as Ruas – Projeto Vou Fazer Arte

Data: 04 de junho
Local: 
Galpão Bela Maré

Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Nova Holanda, Maré

Instalações:

Rua Teixeira Ribeiro – NÓS

Galpão Bela Maré – Reencantando o Tempo

Passarela 10 – Um lugar que chamamos de casa

Lona da Maré – O bom e o melhor pra mim

Rua Principal –  A memória na retina

 

Programação Abertura:


15h – Abertura da exposição na área externa do Galpão Bela Maré com a palavra de jovens curadores

16h – Visita mediada às obras pelas ruas da Maré

17h – Festa de lançamento com VJ Ivy

Visitas Mediadas: 07 e 09 de junho – 11:00h e 14:00h

Encerramento: 14/06/2022

Ficha Técnica

Exposição Reencantando as Ruas

Artistas, Concepção e Curadoria:

Ana Beatriz Conceição da Silva

Ana Karine Rosa de Oliveira

Anna Victória dos Santos de Oliveira

Brenda Cristina dos Santos

Carlos Eduardo Melquiades Lachini

Erick Rodrigues de Albuquerque

Fernanda Luiza Viana Ferreira

Gustavo Henrique dos Santos Silva

Ilana Garcia de Campos

Jean Costa da Conceição

Kauã Oliveira Sousa

Maria Clara Elias de Azevedo

Mariana Vitória Pratti de Santana

Willian Luiz da Silva

Programa Pedagógico

Anna Luisa Oliveira

Napê Rocha

Educadoras

Ana V

Brune Ribeiro

Ivani Figueiredo

Stéphane Marçal

Wesley Ribeiro

Artistas convidados/as para Imersões

André Vargas

Bhega – Cineminha no Beco

Diambe da Silva

Raphael Vicente

Romulo Amorim

Apoio

Redes da Maré

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via