Gincana premia escolas que organizarem a maior coleta seletiva de materiais recicláveis em comunidades de Caxias

Gincana premia escolas que organizarem a maior coleta seletiva de materiais recicláveis em comunidades de Caxias

Coletivos ambientais do Projeto Educ Fase II trabalham para mudar realidade socioambiental

por Redação

Para estimular a reflexão sobre a importância do consumo sustentável e diminuição da exploração dos recursos naturais através da separação de materiais recicláveis e coleta seletiva, o Projeto EDUC Fase II — desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, – lança a ‘II Gincana Interescolar de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis’, a ser realizada entre as escolas de Duque de Caxias. As atividades terão início no Dia do Meio Ambiente, celebrado em junho, e marcam os 25 anos da ONG Guardiões do Mar.

A competição envolve os jovens que atuam no UNIJADC (União dos Jovens Ambientalistas de Duque de Caxias), segunda formação do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense, que serão responsáveis por monitorar e orientar semanalmente os participantes para o descarte de maneira correta, contabilizando e registrando todos os materiais recebidos por unidade. Tudo será doado aos catadores de materiais recicláveis cadastrados, como a cooperativa Recicla Verde, parceira do projeto.

As inscrições são gratuitas para unidades escolares de Campos Elíseos (centro), Saraiva, Bom Retiro, Parque Marilândia, Parque Império, Jardim Primavera, Saracuruna e Xerém. Além dos alunos e colaboradores das unidades, toda a comunidade pode participar dessa mobilização social.

O edital contempla ainda provas culturais, que poderão pontuar através da realização de desfiles de moda com materiais recicláveis; festival com temas relacionados a questões ambientais; feira de ciências e/ou ecológicas ou a construção de hortas com a utilização de materiais recicláveis. A escola que obtiver a maior coleta será contemplada com o aluguel de um ônibus para um passeio orientado ou este valor revertido para outro produto que melhor atenda a expectativa daquela comunidade.

O projeto EDUC conta hoje com 46 jovens e adolescentes, muitos atingidos diretamente por problemas socioambientais. “Como os jovens da periferia das grandes capitais, parte da juventude da Baixada está em situação de maior vulnerabilidade, no sentido de não se sentirem como parte atuante de um espaço social. O Projeto EDUC Fase II amplia esses horizontes apoiando a promoção da democracia participativa na construção das políticas públicas adequada aos interesses, necessidades e aspirações desses moradores. O jovem, como investigador de suas próprias práticas, engajado nos desafios colocados pela condição social é uma realidade possível. Essa é a nossa maior conquista!”, destaca Angela Soledade, pesquisadora do Projeto.

A iniciativa tem ajudado a transformar não apenas as comunidades, mas também a vida dos jovens participantes. “Quando entrei para o Ecoclube eu era apenas um jovem negro, pobre e morador da periferia que não tinha muitas perspectivas de futuro. Mas graças ao apoio e incentivo, comecei a acreditar que poderia conquistar mais do que imaginava. A equipe de liderança comunitária, protagonismo jovem e educação ambiental foram meus faróis durante esses anos, me ensinando cada detalhe que mudou a minha vida”, conta Wagner Henrique, que ainda adolescente participou da primeira formação do Ecoclube, e hoje integra o coletivo de Agentes Ambientais.

O jovem encontrou ainda no grupo a motivação necessária para buscar o seu sonho de cursar uma faculdade. “Hoje, com muita felicidade, posso dizer que estou estudando Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, algo que parecia impossível para uma pessoa como eu”, revela.

Projeto EDUC Fase II

Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, foi produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via