GM-Rio forma 40 guardas no 1º Curso de Capelania em parceria com a Ordem dos Capelães do Brasil. E inaugura o Espaço da Capelania e Inter-religiosa

A Capacitação, iniciada em 23 de agosto, preparou agentes para prestar apoio emocional e espiritual em hospitais, presídios, escolas e empresas

por Graça Duarte
GMRio e a OCB

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), em convênio com a Ordem de Capelães do Brasil (OCB), realizou, na quarta‑feira, 26, a formatura de 40 guardas municipais que concluíram o 1º Curso de Capelania da corporação. Além de servidores da GM‑Rio, a formação também capacitou agentes das Guardas Municipais de Niterói, Mesquita e Guapimirim.

O curso, teve como objetivo habilitar os guardas a oferecerem apoio emocional e suporte espiritual tanto no ambiente de trabalho quanto em instituições externas, como hospitais, unidades prisionais, escolas e empresas, ampliando as ferramentas de atendimento e acolhimento da corporação.

Cerimônia reúne autoridades e entrega certificados e carteiras Profissionais

A solenidade de formatura ocorreu no auditório da GM‑Rio e contou com as presenças do Chefe de Gabinete, Inspetor Cláudio Roberto Figueiredo; do Diretor de Recursos Humanos, Genésio Gregório Filho; do Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP), Inspetor Idnei Teixeira; e do Diretor de Telecomunicações da GM‑Rio, Inspetor Luciano dos Santos, detentor dos títulos de Comendador e Doutor Honoris Causa. Participaram também a guarda municipal Carla Osana, do programa GM Sem Preconceito, o subtenente do Corpo de Bombeiros Marcelo Pereira e o policial penal Rodrigo Artur. A entrega dos certificados e das carteiras profissionais de capelão foi realizada pela presidente internacional da OCB, Dra. Elizabeth Ferraz, e pela presidente nacional do Conselho Inter‑religioso da OCB, Katja Bastos, que também integra o Conselho da Diversidade Religiosa, na cidade do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, os formandos e autoridades conheceram o primeiro Espaço da Capelania Inter‑religiosa da GM‑Rio, localizada em São Cristóvão. A iniciativa é vista pela corporação como avanço na qualificação profissional e no fortalecimento do atendimento humanizado à população e aos próprios agentes. A GM‑Rio informou que pretende consolidar a capelania como serviço permanente, integrando‑o às demais ações de saúde, segurança e bem‑estar dos servidores e cidadãos.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend