Projetos da REDAGUA realizam evento para a limpeza das praias

Clean Up Bay: Projetos da REDAGUA realizam evento para a limpeza das praias da Baía de Guanabara

Ação inédita acontece no dia 11 de junho, em Paquetá, na Ilha do Governador e em São Gonçalo

por Redação

A poluição das praias e mares é um problema grave não só no Brasil como em todo o mundo. Com o objetivo de sensibilizar a população fluminense para as consequências do descarte inadequado de resíduos, os Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizam a primeira edição do Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara. Promovido pela Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA), o evento acontece no dia 11 de junho, a partir das 9h, em Paquetá (Praia José Bonifácio), Ilha do Governador (Praia da Bica) e São Gonçalo (Praia das Pedrinhas).

O Clean Up Bay será um dia de atividades, palestras e conexões entre os projetos da REDAGUA e é inspirado no Clean Up Day, ação mundial promovida anualmente para um mundo sem lixo. No dia 11 de junho, os voluntários vão atuar nas três praias durante o evento para recolher o lixo descartado incorretamente. A ação é dividida em duas partes: a coleta e a triagem, quando o material coletado será classificado, registrado e pesado.

O evento, que vai ocorrer anualmente, acontece em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, e integra o calendário Rio2030, composto por uma série de ações de educação sustentável com o objetivo de sensibilizar a população fluminense. Outros dois países também participam da primeira edição do Clean Up Bay: Argentina e Moçambique.

Captação de voluntários

Haverá o chamamento de voluntários para a ação, com uma capacitação on-line de “Formação de Lideranças para Limpeza de Praias e outros Ambientes”, que orientará quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), extensão da área a ser trabalhada, dinâmica da atividade e tudo que o interessado precisa para se preparar para o Clean Up Bay ou organizar a sua própria limpeza em sua comunidade.

“A Baía de Guanabara sofre diversos impactos todos os dias, mas são muitos os sonhadores que trabalham arduamente para vê-la limpa. Por isso o Projeto Uçá se uniu a REDAGUA para criar um dia de celebração, reunindo voluntários, projetos socioambientais, sociedade civil organizada e moradores da região que querem ver o bem da Baía de Guanabara, sempre!” – explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, gestora do Projeto UÇÁ.

REDAGUA

A Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) é uma rede de atuação territorial que reúne quatro projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ — e tem como missão potencializar resultados para alcançar a melhoria da sociobiodiversidade da região da Baía de Guanabara.

As ações da REDAGUA conectam os diferentes ambientes de atuação dos projetos que a integram. Na porção leste da Baía de Guanabara, o Projeto Guapiaçu contribui para o fortalecimento do ecossistema da bacia hidrográfica Guapi-Macacu por meio da restauração ecológica, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna. O fundo da Baía, também em sua região leste, conta com a forte atuação do Projeto UÇÁ, que luta pela conservação de seus manguezais, disseminando também conhecimentos sobre os ambientes costeiros marinhos.

Já o Projeto Meros do Brasil é comprometido com a preservação e recuperação dos meros (Epinephelus itajara), espécie ameaçada por capturas ilegais, que tem sua fase inicial de vida nos manguezais da Baía e nas áreas de foz de seus rios. Completando o time, o Projeto Coral Vivo traz à população o conhecimento sobre os diversos e frágeis ambientes coralíneos, abrangendo as áreas insulares do entorno da Baía, focos do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos – PAN Corais.

Entre os objetivos da rede, está demonstrar, por meio de diversas ações, que a Baía continua viva e resiliente.

Serviço:

Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara
Data: 11 de junho, às 9h
Locais: Paquetá (na Praia José Bonifácio, popularmente conhecida como a Praia dos Pedalinhos), Ilha do Governador (Praia da Bica) e São Gonçalo (Praia das Pedrinhas).

Locais internacionais: Praia de Macaneta, Baía de Maputo (Moçambique) e Mangote, Mar Del Plata (Argentina)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via