A Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense, a ELA da BF, vai iniciar sua nova fase em grande estilo, com um aulão de abertura no próximo sábado, dia 31/08, que contará com a presença de artistas, gestores, empreendedores da área cultural além dos alunos inscritos para esta nova vivência cultural.
Em suas edições anteriores passaram pela Escola mais de duzentos alunos que tiveram contato com conteúdos de Produção Cultural, História da Baixada, mercado de trabalho e vivências nos eixos artísticos Teatro, Dança, Audiovisual, Música, Capoeira e Hip Hop.
A novidade deste semestre é o Eixo Cinema, que conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo.
A iniciativa acontece no espaço do primeiro coworking criativo da Baixada, o Gomeia Galpão Criativo, que agora em setembro completa nove anos de atividades na região.
Segundo Clara de Deus, a Escola vem ao encontro de uma alta demanda por projetos de formação na área artístico-cultural, diagnóstico confirmado mais uma vez pelo volume imenso de inscrições vindas de todas as partes da Baixada. “A Escola tem sido um aprendizado para todos nós, coordenadores, educadores e alunos e estamos vendo o seu potencial através dos mais de 250 inscritos para este segundo momento da ELA. São muitos profissionais de diferentes expressões artísticas do nosso território envolvidos neste processo. Estamos no caminho certo”, salienta.
A metodologia que vem sendo desenvolvida pela ELAdaBF envolve o reconhecimento do território da Baixada Fluminense como um lugar criativo e pulsante, com a arte como instrumento de afirmação da cidadania. A ELAdaBF é tocada por educadores ligados aos diversos grupos, coletivos e movimentos artísticos da região.
A mesa de abertura do evento de sábado contará com as presenças de:
Tania Amaro – Diretora do Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto na Câmara Municipal de Duque de Caxias
Jorge Braga Jr – Secretário Municipal de Cultura da Cidade de Japeri
Lu Brasil – Agente Cultural, Atriz e Grafiteira, Oficineira e Videomaker
Priscila de Jesus – Escritora, estudante de Pedagogia na Uerj. Lançou o seu livro de poemas “Trovoada”, pela Editora Voante durante o Festival Baixada
Mediador:
Bruno Alarcon – Mestrando em Artes da Cena na Escola de Comunicação da UFRJ; Bacharel em Dança – formação do dançarino contemporâneo e coreógrafo – pela UFRJ; Técnico em Teatro pela Escola Sesc de Artes Dramáticas – ESAD -; Educador de Dança-Teatro no Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha
Estarão presentes os convidados, parceiros e colaboradores como Amália Dias (Diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF/UERJ), Celso Pansera, (Presidente da Finep – Inovação e Pesquisa – Financiadora de Estudos e Projetos e da ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento) e Wesley Brasil (Editor do Site da Baixada).
SERVIÇO
Aula Inaugural Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense
Data: Sábado, dia 31 de agosto de 2024
Horário: 14h às 17h
Organização: Gomeia Galpão Criativo
Endereço: Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Site: https://gomeia.com.br
Gratuito