Nove músicos brasileiros com carreira internacional se unem à cantora sul-coreana Yumi Park para o espetáculo Gafieira Botânica em única apresentação no palco do Blue Note no dia 22 de fevereiro, sábado, às 20h. O saxofonista Marcelo Martins, a pianista Ana Azevedo, o trompetista Diogo Gomes, o percussionista André Fróes, o trombonista Eduardo Motta Jr., o saxofonista Zé Maria, o baterista Christiano Galvão, o guitarrista Thiago Trajano e o arranjador e contrabaixista Lipe Portinho compõem a base desse espetáculo com muita bossa-nova, MPB, soltinhos, gafieira e até clássicos do jazz.
No repertório, “Três apitos” de Noel Rosa, “Águas de Março” de Tom Jobim, “A Rã” de João Donato, “Mas que Nada” de Jorge Ben Jor, “All of Me” the Gerald Marks e Seymour Simons, entre outras, incluindo um “Parabéns pra você” para o saxofonista Marcelo Martins.
“Eu estou muito feliz e honrada em fazer parte da Gafieira Botânica. É um desafio muito gostoso e estou muito animada para esse show. Teremos os clássicos da Bossa Nova e aquele jazz bem gostoso com os super arranjos de Lipe Portinho”, exalta a cantora Yumi Park.
ROTEIRO
Show Gafieira Botânica Jazz Beats
- Sábado, 22 de fevereiro, às 20h.
- Ingressos: R$ 120,00 (inteira)
- Vendas: https://www.eventim.com.br/event/gafieira-botanica-jazz-beats-blue-note-rio-19696707/
- Blue Note
Ana Azevedo – piano:
Mestre em música pela UFRJ, iniciou sua carreira em Washington. Tocou com a Rio Jazz Orchestra, grupo Azymuth, Barrosinho e Roberto Menescal.Se apresentou no Festival de Búzios com Stanley Jordan, tocou e fez direção musical Ana in Concert, com a bailarina Ana Botafogo e tocou no DVD Bibi canta Piaf com Bibi Ferreira e a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Pianista e maestrina e acaba de lançar um CD dedicado à obra de Piazzolla com seu grupo Corda.
André Fróes– percussão:
André é baterista e percussionista e atual bacharelando em Percussão Sinfônica pela UNIRIO. Já se apresentou ao lado de Osmar Milito, Indiana Nomma, Luiz Brasil, Bibi Ferreira, Augusto Mattoso, Ana Azevedo, Leo de Freitas, e a Rio Art Orquestra, entre outros.
Christiano Galvão – bateria:
Christiano, baterista carioca com mais de 25 anos de carreira já participou de inúmeras gravações que lhe renderam discos de ouro e platina, além de realizar shows com Simone, Ivan Lins, Zélia Duncan, Jorge Vercilo, Marina Lima, Jorge Ben Jor, Lenine, Maria Gadú. Lançou o álbum solo *1+1* (2006), feito em parceria com o já falecido guitarrista Alexandre Cavallo.
Diogo Gomes – trompete:
Diogo é um trompetista carioca que trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto, colaborando em shows e gravações que consolidaram sua reputação Diogo também se destacou como arranjador no premiado álbum do grupo Bala Desejo.
Eduardo Motta Jr. – trombone:
Motta Jr., trombonista carioca, atua como 1º trombone da Baixada Jazz Big Band, destacando-se por sua técnica refinada e grande musicalidade. Sua contribuição no conjunto se destaca por suas apresentações vibrantes e arranjos sofisticados.
Lipe Portinho – arranjos, contrabaixo e regência:
PHD em música pela UFRJ, integrou a Orquestra Petrobrás Sinfônica, tocou com Menescal, Paulo Sérgio Santos, Henrique Cazes. Foi escolhido em 2021 como um dos cinco melhores compositores clássicos do mundo no Marvin Hamlisch International Music Awards em NY. Atua como cineasta criando o programa JAZZ no canal Arte 1 e o doc Brazilian Bass Grooves. Ganhou prêmio de melhor trilha sonora no Buenos Aires International Film Festival.
Marcelo Martins – saxofone tenor:
Músico renomado que trabalhou com Airto Moreira, Flora Purim, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil e Ivan Lins. Se destacou em apresentações internacionais no Lincoln Center, em NY com a Orquestra “Ouro Negro”, em homenagem a Moacir Santos. Participou de gravações e turnês com Marcos Valle, Stacey Kent e Antonio Adolfo. Em 2013, lançou seu primeiro CD solo, “Do Outro Lado”. marcando sua estreia como compositor, arranjador e produtor.
Thiago Trajano – guitarra:
Thiago Trajano traz a arte na genética, neto de Paulo Gracindo, o guitarrista é coordenador do projeto Big Band, na UniRio. Na carreira desde os 17 anos, tocou ao lado de Antônio Adolfo, Soraya Ravenle, Dora Vergueiro, Dulce Quental e participou dos espetáculos “Elis – Estrela do Brasil”, “Ópera do Malandro”, “Godspell”. É professor de Arranjo, Análise de Música Popular e Prática de Conjunto no Instituto Villa-Lobos da Unirio.
Yumi Park – voz:
Yumi é uma talentosa cantora sul-coreana que vive há duas décadas anos no Brasil, e traz uma fusão única de samba e MPB em suas performances. Com voz marcante e interpretação apaixonada, ela mistura as tradições musicais brasileiras com influências asiáticas criando um estilo autêntico e inovador. Yumi tem conquistado espaço na cena musical, encantando o público com sua sensibilidade e musicalidade.
Zé Maria – saxofone alto:
Zé Maria é um dos grandes músicos cariocas com uma trajetória que abrange performance à frente de bandas como a Orquestra Tabajara e a Baixada Jazz Big Band.