HACKTUDO 2025 leva 16 mil pessoas ao Museu de Arte Moderna no Rio e confirma edição de 2026, que vai celebrar os 10 anos do festival de cultura digital

Totalmente gratuito, evento apresentado pela Petrobras teve mais de 50 atrações para crianças, jovens e adultos

por Redação
HACKTUDO

Arte, tecnologia, inovação e inclusão. A 9ª edição do festival de cultura digital HACKTUDO reuniu 16 mil pessoas no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio) no último final de semana, nos dias 11 e 12 de outubro, em que foi celebrado o Dia das Crianças. Apresentado pela Petrobras, o evento teve mais de 50 atrações gratuitas em uma programação diversa que encantou, principalmente, crianças e jovens. Além das atividades do festival em si, o HACKTUDO contemplou o Hackathon Bemobi e a HackConference, no período de 26 de setembro a 12 de outubro. E, diante do sucesso entre o público, a 10ª edição do HACKTUDO já está confirmada para 2026 e vai celebrar os 10 anos do festival.

Idealizado e realizado pela Araucária Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Miguel Colker, o HACKTUDO se consolidou no cenário nacional como um espaço de encontro que mescla cultura e inovação. O evento está estruturado em três grandes eixos: Hackathons, voltados a programadores e desenvolvedores de soluções criativas; a Conference, com painéis e apresentações de especialistas de diversos assuntos ligados à tecnologia; e atrações gratuitas, com atividades abertas ao público em geral.

Entre os destaques da edição 2025, estão o Hack Robôs, que atraiu grande público nos dois dias de festival, com partidas emocionantes e disputas cheias de estratégia, e o Hack Drones, para quem quisesse vivenciar a emoção de pilotar drones em simuladores de voos reais, na arena montada com circuitos desafiadores com gates, slaloms e ladders.

Reforçando seu compromisso com acessibilidade e inclusão, o HACKTUDO contou novamente com a participação da AbleGamers, organização sem fins lucrativos que permite ao público conhecer e interagir com consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa mostrou como a tecnologia pode democratizar o acesso ao universo dos games, reafirmando que inovação também é sinônimo de transformação social.

“Um dos grandes propósitos do HACKTUDO é mostrar que a tecnologia e a inovação podem e devem estar ao alcance de todos. Ao trazer experiências culturais tecnológicas que normalmente não fazem parte do dia a dia das pessoas, de forma gratuita, queremos despertar a curiosidade, a criatividade e o encantamento do público. Neste ano, foi ainda mais especial pois realizamos o festival no fim de semana do Dia das Crianças, oferecendo uma programação diversa para as famílias se divertirem juntas”, afirma Miguel Colker, diretor geral e curador do HACKTUDO.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend