Encontro das Artes chega a segunda edição na próxima semana

Encontro das Artes
Encontro das Artes

Depois do sucesso da primeira edição, o Encontro das Artes chega à Biblioteca Parque Estadual – Centro, na próxima semana, com três dias de palestras, workshops e apresentações artísticas. A segunda edição terá a dança como foco e vai acontecer entre os dias 24 e 26 de abril. Na sexta-feira, às 12h, uma exposição especial sobre Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal, será inaugurada e ficará em cartaz até o dia 24/5. 

Ao longo do ano, cinco encontros serão organizados pela Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), seguindo as temáticas: dança, teatro, música, artes visuais e circo, que já aconteceu em março. O objetivo é destacar e valorizar a pluralidade das criações artísticas em território fluminense, considerando as dez regiões do estado.

“Os encontros são oportunidades de compartilhamento de experiências e saberes entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, em uma troca simultânea com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura, da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. 

Os dois primeiros dias vão ser marcados por painéis de debates, que vão abordar temas como empreendedorismo cultural na área da dança e caminhos para a qualificação, além de workshops relacionados ao tema e apresentações de artistas de diversas regiões do estado. A partir do dia 26, a exposição “Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque” entra em cartaz e apresenta uma série de quadros compostos por recortes e fotocópias de matérias importantes sobre a carreira da bailarina. Ana estará presente para inaugurar a mostra. 

“Convidados das dez regiões metropolitanas do nosso estado vão participar das mesas de conversas e realizar apresentações artísticas, promovendo trocas, possibilitando conhecermos e reconhecermos as produções das artes em sua diversidade regional”, explica a Superintendente de Artes da Sececrj, Cristina de Pádula.

O evento acontece na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261.

Programação

Dia 24/4
Local: Teatro Alcione Araújo (BPE)


9h30 – Credenciamento
10h – Painel I: Empreendedorismo cultural na área da dança: ações sociais e mercado de trabalho
Convidados: Anderson Rocha, Zin Renata, Adriana Oliveira
Mediação: Denise Acquarone
12h – Apresentações de dança: Cia Medd, Studio Talento e Arte Escola de Dança e Anna Clara Rimes
14h – Painel II: Ensino e formação: caminhos para qualificação na área de dança
Convidados: Fátima Zarife, André Gracindo, Liana Vasconcelos e Carina Barreto
Mediação: Denise Acquarone
16h – Apresentação artística e coquetel de encerramento

Dia 25/4
Local: Sala Daiana Ferreira (BPE)


10h – Workshop de Dança Contemporânea com Marcio Jahú
11h30 – Dança na Mochila com Coletivo de Dança Ministerial UFRJ
14h – Workshop de Dança de Salão e encerramento com Baile

Dia 26/4
Local: Sala Daiana Ferreira (BPE)


10h – Workshop com Márcio Nascimento e Balé de Saquarema
12h – Apresentação artística de Fernanda Rodrigues e abertura da exposição “Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque”, com presença da bailarina

Serviço – Exposição 

Período: 26/4 a 24/5
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui