I Fórum Ilumina Zona Oeste reúne as potencialidades das culturas, tecnologias sociais e produção de conhecimento do Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba

Encontro acontece dia 08/11, em Santa Cruz, com artistas, empresas, lideranças sociais, universidades e moradores para debates e oficinas culturais, de sustentabilidade, economia criativa e desenvolvimento local

por Redação

No dia 08 de novembro, o I Fórum Ilumina Zona Oeste, chegará à SerCidadão, em Santa Cruz. O evento contará com a participação de artistas, produtores culturais, empresas, moradores, lideranças sociais e de universidades. Na programação, gratuita, oficinas e debates para refletir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na na cultura e no desenvolvimento social da região.

O encontro é uma prévia da sexta edição do Festival Ilumina Zona Oeste, um dos maiores eventos culturais do Rio, em janeiro de 2023, e reunirá artistas de bairros da zona oeste carioca – e também de Itaguaí e Mangaratiba (Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba) que entram no circuito do projeto este ano – para fortalecer redes criativas e sociais nesses territórios.

O Fórum é presencial, das 8h30 às 18h,  e tem uma programação variada, entre palestras, oficinas de agendas locais, apresentações de iniciativas de impacto social e apresentações culturais. Todo o conteúdo será registrado por um artista que fará o registro visual do encontro com as reflexões e propostas debatidas que vão embasar a construção da próxima edição do Festival Ilumina Zona Oeste e contribuir para o fortalecimento regional.

Como participar

Para participar do fórum é preciso confirmar presença no link www.iluminazonaoeste.org.br/forum . A entrada é gratuita e as vagas limitadas.

Programação completa com os convidados:

Painel 1- “Indústrias, comunidades locais e sustentabilidade: um diálogo possível?”

Horário: 9h às 10h30m

O debate é para discutir caminhos para o desenvolvimento da região do Distrito Industrial de Santa Cruz, um dos pólos econômicos mais importantes do Rio e que, ao mesmo tempo, tem a população com os menores  Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Luiza Serpa, do Instituto Phi, será a debatedora do tema, que conta com a participação de Neide Dantas, gerente de pessoas e cultura da Fábrica Carioca de Catalisadores (FCCSA), de Izabel Loureiro, gerente de sustentabilidade da concessionária ViaRio e de Fernanda Candeias, head de relações externas e comunitárias, da siderúrgica Ternium.

Na sequência, apresentação dos projetos Falem da Zona Oeste e Criar e Transformar, ambos atuam para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social na zona oeste.

10h30m- Intervalo de 30 minutos

Painel 2- “Políticas públicas e de impacto social na zona oeste”

Horário: 11h às 12h30m

O painel ‘Cultura é a vida: Políticas Públicas e ASG’  provoca a reflexão sobre questões metropolitanas, urbanas, socioeconômicas, socioambientais, culturais e políticas relativas à Região Metropolitana do Rio e aos municípios do entorno e as integrações com as agendas de AGS (em português para a sigla ESG) das empresas comprometidas na promoção da para qualidade de vida para a população local.

O debate será conduzido por Pablo Ramoz, diretor criativo do Ilumina Zona Oeste, com falas e reflexões de Marcus Faustini, Secretário de Cultura do Rio, Willian Cezar, Subsecretário de Cultura de Itaguaí e Fernanda Candeias representando o Conselho de Responsabilidade Social da Firjan. Serão apresentados os cases do Museu do Pontal, no Recreio, e as iniciativas do Quilombo Aquilah de preservação de cultura negra na Praça Seca.

12h30m- 14h – Almoço

Painel 3- “Oeste sem fronteiras: como integrar a rede das culturas do Oeste metropolitano?”

Horário: 14h às 15h30m

O Ilumina Zona Oeste é uma plataforma de visibilidade e sustentabilidade para as culturas, as tecnologias sociais e as produções de conhecimento da zona oeste do Rio.

“A nossa proposta aqui é um exercício para ampliar o olhar para o Oeste Metropolitano e suas cidades, incluindo as banhadas pela Baía de Sepetiba. Entendemos que a Zona Oeste do Rio não pode ser pensada de modo bairrista e, sim, articulada com o desenvolvimento da Cidade Metropolitana do Rio”, destaca Luiza Serpa, do Instituto Phi, criadora do Ilumina Zona Oeste.

A proposta é pensar como aprimorar o Ilumina Zona Oeste para colaborar ainda mais no entendimento das demandas de cultura de todas as faixas sociais de quem vive na região oeste metropolitana.

O debate será conduzido por Simone Ricco, professora e especialista em educação antirracista e conta com as palestras de Marcio Rufino, da UFRRJ, Anderson Moraes, da  UEZO, Dudu do Morro Agudo, rapper e empreendedor social, e Fenanda Rocha, da Cia Dois Baquinhos, de palhaçaria e do Ponto de Cultura Viva Zona Oeste. Os projetos A Era do Rádio e Museu do Bispo do Rosário encerram o painel.

15h30m- intervalo de 30 minutos

Painel 4- Festival Ilumina Zona Oeste – 6º edição: como cocriar o processo de curadoria?

Horário: 16h às 17h30m

O último painel é dedicado à curadoria e contará com Pablo Ramoz, que assina curadoria do projeto. O ‘‘Ilumina Zona Oeste 2023: curadoria em cocriação” tem como foco expandir o olhar da sua curadoria entre territórios, vozes e linguagens e contemplar a participação da maior diversidade possível em seu processo de criação, interlocução, produção e na programação do ano que vem.

Banca Marginow- Roleta de rimas

Horário: 17h30m

O fórum termina com a Banca Marginow, de Santa Cruz, iniciativa que reúne várias formas de expressão artísticas como Batalha de Rimas, Slam, música, dança e outros, trabalhando todas as vertentes da cultura Hip Hop, em um formato inovador. Os artistas são sorteados na hora para batalhar através de uma roleta e as melhores escolhidas pelo público.

19h- encerramento.

Sobre o Ilumina

O Ilumina Zona Oeste é uma criação do Instituto Rio em parceria Instituto Phi e conta ainda com o apoio de diversos artistas e parceiros independentes. Este ano é apresentado pelo  Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e conta ainda com o patrocínio da Fábrica Carioca de Catalisadores, Via Rio, Unimed Rio e S&P Global.

O I Fórum Ilumina Zona Oeste 22,  é uma realização da Trilhos Produções Artísticas, produtora cultural sediada em Santa Cruz, zona oeste do Rio, com expertise em conteúdos artísticos e culturais em subúrbios, periferias e favelas; em parceria com o Instituto Santa Cruz Sustentável-Plano Santa Cruz 2030, movimento da sociedade civil da região administrativa de Santa Cruz que há cinco anos vem desenvolvendo tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável da região.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via