Inscrições Abertas para o Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permite a jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade adequada obterem a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como se inscrever

As inscrições para o Encceja são realizadas online, através do site oficial do INEP. Para se inscrever, os candidatos precisam fornecer seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento, e preencher um questionário socioeconômico. Além disso, é necessário escolher a instituição certificadora, que será responsável por emitir o certificado de conclusão caso o candidato atinja a nota mínima na prova.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no Encceja candidatos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo regular e que desejam obter a certificação. Para a certificação do ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos completos na data da prova. Para a certificação do ensino médio, é necessário ter pelo menos 18 anos completos.

Sobre a prova

A prova do Encceja é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As áreas de conhecimento avaliadas são:

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter a certificação, o candidato precisa atingir a nota mínima em cada uma das áreas de conhecimento e na redação.

Datas importantes

As inscrições para o Encceja 2023 estão abertas e o prazo final para se inscrever é dia 2 de junho. A data da realização da prova ainda será divulgada. É importante ficar atento ao site oficial do INEP para não perder os prazos.

Lembre-se de verificar o site oficial do Encceja para obter as informações mais recentes e atualizadas sobre o exame de 2023.

Acesse o Sistema Encceja
Confira o Edital n.º 19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui