347
A live, sob o comando de Helena Theodoro, traz para a conversa o reverenciado sacerdote, o bate papo será no dia 17 de agosto, às 19h
No Projeto: 60 + Para ouvir! Helena Theodoro – 80 anos
Imagine ter em cena a Griot Helena Theodoro e o Ivanir dos Santos…
Ivanir dos Santos – é Babalawô, Prof. Dr. do Programa de pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do RJ, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e Fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Aatuando há mais 40 anos atuando em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades contra o racismo e a intolerância religiosa, Ivanir dos Santos recebeu o prêmio International Religious Freedom (IRF), em julho de 2019. O Prêmio foi entregue pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos, durante evento em Washington, pela sua importância na luta contra a intolerância a praticantes de religiões de matriz africana no Brasil.
Helena Theodoro é prof. do Programa de Pós-graduação em História Comparada, leciona em uma turma de Graduação de História, e integra a Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerâncias Religiosas, na UFRJ.
É muito assunto, muita história e muito conhecimento. Suas histórias pessoais e acadêmicas, refletem automaticamente a luta da população negra no Brasil e a busca incessante pelo respeito à cultura e às tradições de matriz africana.
E nada como ter representatividade – O Alafiá Mundo fomenta a importância do diálogo entre gerações, valorizando as contribuições de personalidades no cenário cultural, social, econômico e político da história nacional.
Alafiá significa “algo que deu certo”, e discutir sobre essas pautas, utilizando os Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil, como o samba, jongo, capoeira, bumba meu boi, religiões de matrizes africanas, entre outros, é o que nos move e impulsiona a realizar grandes encontros onde podemos ter a possibilidade de ouvir personalidades que contribuíram de várias maneiras na construção do Mundo.
A abertura a live ganha um toque especial, o swing da DJ Bieta nas carrapetas –
dia 17 de agosto / 5ª
às 19h
A produção executiva é assinada por Jana Guinond, Consultora de conteúdo e apresentação: Dra Helena Theodoro. Coprodução: Kiratiana Freelom (Chicago/Brasil) / Tradução Português/Inglês: Tainá Almeida (Brasil). Parcerias: Black Women Disrupt Atlanta- EUA / CEAP/ Cinema Nosso/ Coletivo Meninas Black Power/ Cultne/ Diáspora Black/ Estimativa/ GEPECAfro/ GESTAR / Lupa-Carnaval e Rede de Professores antirracistas