Jazz das Minas e Ifatókí Maíra Freitas levam o show “Ayé Òrun” ao Manouche neste sábado

por Jorge Rodrigues
Jazz das Minas

A Jazz das Minas, banda pop brasileira jazzística de terreiro capitaneada pela pianista, cantora e compositora Ifátókí Maíra Freitas, apresenta o show “Ayê Òrun” no Manouche no dia 09 de agosto, sábado, às 21h.

Formada 100% por mulheres que fazem direção musical, técnicas de som, luz, roadie e produção, o grupo toca arranjos rebuscados e ao mesmo tempo cheios de swing. Faz o que chama de “jazz de terreiro” com músicas de axé, cantadas em terreiros de umbanda e candomblé, misturando estilos em músicas autorais e em sucessos de artistas da música preta brasileira e internacional como Nina Simone, Elza Soares e Ivone Lara.

O show “Ayé Òrun”, do terceiro disco de carreira de Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila – que agora em 2025, após seu renascimento espiritual no culto a Ifá, se torna também Ifátókí – trata de ancestralidade, cura e renascimento em canções que trazem o olhar feminino para a vida. É sobre sobre ancestralidade, cura, renascimento e o olhar feminino para a vida. São músicas sobre parto, maternidade, maturidade feminina e sobretudo amor, assim as excelentes instrumentistas de diversas idades, classes sociais e localidades se divertem com cumplicidade no palco em uma troca que só é possível entre mulheres.

A banda estreou em Luanda, em 2019, e já chegou a integrar o Montreux Jazz Festival, na Suíça, um dos maiores eventos do gênero no mundo. De lá pra cá vem ocupando os palcos e celebrando a vida no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Porto Alegre e muitas outras cidades.

Maíra é cantora, pianista, compositora e produtora musical. Seu estilo mescla a trajetória vinda do estudo do piano clássico e jazzístico, assim como suas raízes na cultura do samba. Começa os estudos de piano clássico com 7 anos de idade, toca com orquestra sinfônica, mas em 2011 se descobre cantora lançando pela Biscoito Fino seu primeiro disco “Maíra Freitas”.

Formação:

Piano, voz e direção musical – Ifátókí Maíra Freitas

Violão – Samara Libano

Guitarra – Cris Ariel

Cavaquinho – Laila Aurore

Percussão – Rapha Morret

Bateria – Flavia Belchior

Sax e Flauta – Monica Avila

Trombone – Katia Preta

Trompete – Sara Leite

Serviço:

ShowJazz das Minas e Ifátókí Maíra Freitas no show “Ayé Òrun”

Local: Manouche: (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)

Data e horário: 09 de agosto, sábado, às 21h

Preço: R$ 60,00 sentado (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro – estudante, meia entrada e idoso que será doado para o Retiro dos Artistas) l R$ 120,00 (inteira)

Capacidade: 250 pessoas (público em pé)

Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend