O cantor e compositor Jorge Aragão vai levar neste domingo, dia 5 de outubro, a partir das 12h, no Casarão do Firmino, “Maior Casa de Samba da Lapa”, o show que celebra seus 50 anos de trajetória na música. A festa tem Chopp 0800/liberado das 12h às 13h30. Cheguem cedo, pois o Centro do Rio vai parar!
O evento também reúne Grupo Arruda, Resenha Como Antigamente e Sons Brasil, com o lançamento da música “Meus Avessos”. Nos intervalos DJ Nicolle Neumann.
Os ingressos já estão à venda: 1º Lote: Esgotado. 2º Lote R$60,00 https://www.sympla.com.br/evento/casarao-do-firmino-convida-jorge-aragao-arruda-sons-brasil/3127499 . Mais informações, dúvidas, aniversários, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068. Classificação: 18 anos.
No show Jorge Aragão – 50 anos de poesia, o compositor vai brindar o público do Casarão do Firmino , a maior Casa de Samba Rio de Janeiro com vários sucessos, como “Malandro” (Jorge Aragão e Jotabê), “Tendência” (Jorge Aragão e Dona Ivone Lara), “Coisa de Pele” (Acyr Marques e Jorge Aragão), “Lucidez” (Jorge Aragão e Cléber Augusto), “Vou festejar” (Jorge Aragão, Dida e Neoci), Coisinha do Pai (Jorge Aragão, Almir Guineto e Luis Carlos), “Moleque Atrevido”(Jorge Aragão, Flávio Cardoso e Paulinho Resende) e “Identidade” (Jorge Aragão), entre outros clássicos que até hoje reverberam nos palcos e rodas de samba do Brasil.
Jorge Aragão
Nascido em 1º de março de 1949 – sensível, intuitivo e ligado à espiritualidade, como os nativos do signo de Peixes -, Jorge Aragão é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Nascido no Bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, foi fisgado pelo samba ainda jovem, mas esse amor ganhou força quando ele se juntou ao grupo de compositores que se reunia na quadra do Bloco carioca Cacique de Ramos. Foi lá que Beth Carvalho, cantora intimamente ligada à trajetória de Aragão, o conheceu. Beth transformou sambas como “Vou Festejar” e “Coisinha do Pai” em sucessos instantâneos.
Contemporâneo de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto e Sombrinha, entre outros companheiros do chamado Fundo de Quintal (do qual foi um dos fundadores), Jorge Aragão transita com maestria por todas as vertentes do samba. Antes de juntar-se ao grupo de compositores, já havia emplacado sucessos nas vozes de Elza Soares (“Malandro”) e Emílio Santiago (“Logo agora”).
Com mais de 20 álbuns lançados, Jorge Aragão já foi gravado por artistas de diferentes estilos e gerações: de Elba Ramalho e Maria Rita a Ney Matogrosso e Exaltasamba; de Martinho da Vila e Dona Ivone Lara a Jorge Vercillo e Seu Jorge, entre tantos outros. Dono de uma extensa discografia, em 2016 foi protagonista do projeto Sambabook, indicado ao Grammy Latino, que incluiu discobiografia, fichário de partituras e um CD físico com gravações de grandes nomes do samba e da MPB.
Casarão do Firmino
Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO:
Shows completos de Jorge Aragão, Grupo Arruda, Resenha Como Antigamente e Sons Brasil, com o lançamento da música “Meus Avessos”. Nos intervalos DJ Nicolle Neumann .
Data: 5 de Outubro , domingo
Local: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 12h.
Entrada: Os ingressos já estão à venda: 1º Lote: Esgotado. 2º Lote R$60,00 https://www.sympla.com.br/evento/casarao-do-firmino-convida-jorge-aragao-arruda-sons-brasil/3127499 . Mais informações, dúvidas, aniversários, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068.
Mais informações: 21 97278-6881.
Classificação: 18 anos
