Três jovens roteiristas amadores terão seus textos transformados em espetáculos no Centro Cultural Moral da História. Lucas Pichinini (1°), morador de Vila Isabel, Fernando Sotelli (2°), de Minas Gerais, e Lia Carla (3°), do Recreio dos Bandeirantes, foram os vencedores do Concurso de Roteiros do Circuito Teatral Jovem 2025.
O anúncio ocorreu neste sábado (15), durante o evento de encerramento do concurso, que recebeu mais de 40 inscrições. Inicialmente, apenas um vencedor teria sua peça montada, mas a qualidade dos roteiros surpreendeu a organização. “Nós íamos anunciar o vencedor quando a administração informou que produziríamos as três peças! Foi uma surpresa emocionante”, afirmou o curador do evento, Luiz Antônio do Nascimento.
Além da montagem das peças, os três premiados ganharam um estágio remunerado em produção teatral, auxílio financeiro de R$ 1.000 e apoio com alimentação e transporte por um ano.
Lucas Pichinini, 19 anos, ficou em primeiro lugar. “Foi um choque ouvir meu nome, mas também a confirmação de que meu esforço na dramaturgia está valendo a pena.” O mineiro Fernando Sotelli conquistou o segundo lugar. “Essa é uma oportunidade incrível para contar no palco um pouco da minha história e da do meu parceiro no Rio. Nos sentimos parte dessa cidade.” Em terceiro lugar, Lia Carla, 21 anos, celebrou: “Comecei escrevendo para o público infantil e ver meu primeiro roteiro adulto premiado me deixa muito feliz. Estou ansiosa para ver as salas lotadas!”.
Os roteiros abordam o tema “Rio de Janeiro, pelo ponto de vista do carioca” e foram avaliados com base em originalidade, construção de personagens, estrutura narrativa, qualidade dos diálogos, relevância social e gramática.
“Foi desafiador escolher apenas três. O que mais me impressionou foi que nenhuma das quase 40 inscrições retratou o Rio de forma negativa. Mesmo diante dos desafios urbanos, esses jovens mostraram um sentimento de pertencimento e valorização da cidade”, destacou o curador.
O Circuito Teatral Jovem 2025 é uma realização da Lv4 Rio, com patrocínio da Secretaria de Integração Metropolitana da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Projeto Integra Rio.
Capacitação para novos talentos
Os nove semifinalistas do Concurso de Roteiros participaram nesta quarta-feira (12) do Workshop Moral da História Lab de Roteiro, uma formação gratuita com objetivo capacitar e auxiliar os selecionados no aprimoramento dos textos inscritos.
A programação contou com uma palestra da multiartista Renata Dicarmo, roteirista de produções como “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, “Zorra”, “Os Quatro da Candelária’ e “Escolinha do Professor Raimundo”. Renata compartilhou técnicas fundamentais para a construção de roteiros teatrais e destacou a importância da descentralização do acesso à cultura.
“Fico imensamente feliz em ver esse projeto ganhar vida, e é ainda mais especial saber que ele está acontecendo na Zona Oeste. Nasci em Campo Grande e, na minha época, precisava me deslocar para ter acesso a oportunidades. Ver essa mudança acontecendo hoje é algo realmente louvável”, afirmou Dicarmo.
A formação também incluiu uma oficina com a roteirista e publicitária Ingrid Zavareze, que assinou o seriado Beijo Me Liga (Multishow) e foi roteirista de Malhação ID, Malhação Conectados e do telefilme Tal Pai, Tal Filho, estrelado por Fábio Jr. e Fiuk. Ingrid abordou a profissionalização do roteirista e a importância de enxergar a escrita como oportunidade de emprego.
“É fundamental que o roteirista iniciante se veja como um profissional em formação. Desde o começo, ele deve encarar seu trabalho como um produto com potencial de mercado, algo que possa ser comercializado e ganhar espaço na indústria”, destacou Zavareze.