Hoje, a partir das 18h, a atriz Léa Garcia é a grande homenageada pela Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá no Cine Henfil a partir das 18h, onde haverá a exibição do documentário “Benta” seguido de um debate sobre a pauta negra com certificado para os participantes.
A atriz sempre levou o ativismo antirracista e as reflexões sobre a situação do negro na sociedade brasileira para os palcos e a dramaturgia, ressaltando o compromisso dela com a luta social da mulher negra.
Léa Garcia
Nascida na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, no ano de 1933, Léa Lucas Garcia de Aguiar tornou-se atriz em um momento da história em que esse não era um trabalho comum para mulheres negras. Filha de Stela Lucas Garcia e José dos Santos Garcia, passou a morar com sua avó aos 11 anos, quando sua mãe morreu. Desde jovem, demonstrou o desejo de se envolver com o universo artístico, mas em outro campo. Queria cursar Letras para ser escritora.
Seu destino mudou ao conhecer Abdias Nascimento,com quem teve dois filhos, Henrique Christovão Garcia do Nascimento e Abdias do Nascimento Filho. O dramaturgo e ativista apresentou a ela a sua estante de livros e sugeriu a leitura das tragédias gregas. Depois, a convenceu a subir no palco pela primeira vez, na peça Rapsódia Negra (1952), do próprio Abdias, encenada pelo Teatro Experimental do Negro. A partir de então, a paixão pelas artes cênicas se impôs. Mais tarde teve seu terceiro filho, Marcelo Garcia de Aguiar, conhecido como Marcelão Garcia (1965), com Armando Aguiar.
Trabalhando em teatro, TV e cinema, Léa Garcia consolidou uma carreira de papéis marcantes como Rosa, de Escrava Isaura, novela que a tornou conhecida do público, e venceu a barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.
As inscrições podem ser feitas através do link
https://forms.gle/X1QuFHJVdpALBNyo8
Serviço
- Homenagem à atriz Léa Garcia- Exibição do Documentário “ Benta”
- Local: Cine Henfil
- Capacidade: 200 lugares
- Endereço: Rua Alferes Gomes, 390- Centro, Maricá
- Telefone: (21) 3731-1432