Lis, a saga da mulher da Cia de Artes EM CriAção

por Redação
A Cia de Artes EM CriAção apresenta Lis, a Saga da Mulher em Cabo Frio, dia 10 de agosto. Espetáculo gratuito sobre liberdade feminina e homenagem a Maria Clara Lis

“Lis, a saga da mulher” é o novo espetáculo teatral da Cia de Artes EM CriAção, um verdadeiro Manifesto Feminino, realizando leituras dramatizadas e rodas de conversa do processo de criação do projeto, em Cabo Frio, cidade da baixada litorânea. A peça, que foi contemplada no Edital Fluxos Fluminenses da Política Nacional Aldir Blanc, realizará apresentação do Processo na Casa de Cultura José de Dome, dia 10 de agosto, na Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio. Toda a equipe é formada por mulheres, nas áreas artísticas, técnicas e serviços contratados.

“Lis, a saga da mulher” tem como tema central a liberdade feminina, que vai muito além das questões de gênero, mas fazendo referência às repressões, censuras, e explorações que os corpos femininos sofrem de diversas formas, em todas idades e todas as áreas da sociedade, expondo opressões e violências que são naturalizadas socialmente.

“Quantas meninas e mulheres passam a vida toda tentando se adequar, se encaixar nos diversos padrões impostos? Quantas morrem sem ter a chance de encontrar a liberdade de ser quem são? Quantas não têm seus direitos respeitados ? Estas são algumas questões que pretendemos levar ao palco e despertar a reflexão sobre o lugar da mulher na nossa sociedade”, explica Alexandra Arakawa, idealizadora e diretora geral.

Ainda de acordo com a idealizadora e diretora geral, essa dramaturgia é também um grito de resgate e uma homenagem à Maria Clara Lis, que, por anos, lutou pela arte na cidade de Cabo Frio e faleceu no início do processo de criação deste espetáculo, não tendo a oportunidade de escrever e realizar sua primeira dramaturgia como uma mulher que encontrou a sua própria liberdade.

“Ela partiu antes de iniciarmos essa nova dramaturgia, então resolvemos seguir o projeto, agora tendo ela como inspiração, pela sua coragem e sua força de se encontrar e enfrentar tudo e todos, especialmente em uma sociedade conservadora. Esse espetáculo é uma homenagem a quem sempre lutou pela arte e cultura em Cabo Frio”, reflete Alexandra Arakawa.

“Além de uma grande parceira de trabalho, era também uma amiga da vida toda e essa saga da mulher que iniciamos a “gestação”, em 2022, seria sua primeira dramaturgia como uma mulher que encontrou a sua liberdade e fala muito das nossas inadequações nesta sociedade”, finaliza a idealizadora.

Maria Clara Lis

Maria Clara Lis era atriz, diretora e dramaturga, integrante da Cia de Artes EM Criação desde sua fundação, em 2015. Em seus 40 anos de carreira no teatro, praticamente toda sua vida dedica à arte, não só nos palcos, mas também como uma figura importante na arte e na cultura da cidade, trabalhou por anos na Secretaria de Cultura de Cabo Frio, cidade onde realizou muitos espetáculos e foi responsável por iniciar a carreiras de muitos artistas que seguem hoje profissionalmente.

Ficha Técnica:

  • Idealização e Direção: Alexandra Arakawa
  • Elenco: Leona Kali, Bianca Barbosa, Dianny Pereira, Jade Cardozo, Sheilla Cintra
  • Criação e Dramaturgia: Alexandra Arakawa, Leona Kali, Bianca Barbosa, Dianny Pereira, Jade Cardozo, Sheilla Cintra.
  • Orientação em LIBRAS: Flávia Regina
  • Orientação em Descrição e Narrativa: Mariana Jacques
  • Produção e Captação: Fabí Arakawa
  • Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Serviços

  • Espetáculo Lis, a saga da mulher
  • 10 de agosto de 2025 | às 14h
  • Casa de Cultura José de Dome | Av. Teixeira e Souza, 855 | Centro | Cabo Frio
  • Entrada gratuita

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend