Início » Livro investiga raízes do negacionismo e da alienação da sociedade brasileira

Livro investiga raízes do negacionismo e da alienação da sociedade brasileira

por Redação

“Por que e como estamos adoecendo diante da ignorância e do negacionismo?”Essa foi a principal pergunta que norteou as pesquisadoras Liliane Abreu e Natalia Sayuri quando decidiram escrever Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista, livro que chega ao Brasil e em Portugal pela Sagarana Editora neste último trimestre do ano.

“Explicar superficialmente o que muitos já sabem ou percebem não adiantaria. Precisáva­mos saber qual era o tamanho do estrago e de onde ele vinha, fazer uma ressonância para entender essa ‘doença’ social em sua profundidade”, relembraLiliane Abreu, sobre o momento em que elas se uniram para tentar descobrir os motivos que levam parte importante da população a acreditar e a reproduzir fake news, ignorando a ciência e profissionais idôneos de diversas áreas. “Era julho de 2021, mas poderia ser outubro de 2022”, destaca a coautora.

O aprofundamento demandou um trabalho de fôlego que resultou em 548 páginas, uma obra apoiada em três grandes suportes: a psicologia(histeria, perversidade, psicoses, ansiedade, medo, burnout, Síndrome do Impostor);o conteúdo de entrevistas (inclusive com negacionistas não bolsonaristas, ex-bolsonaristas, antivacinas, terraplanistas); e oembasamento teórico sobre a construção do patriarcado, a Inquisição e o nazismo, três formulações históricas que precisavam de uma pequena revisão. “Do contrário, não seria possível entender como elas se entremeiam e influenciam diretamente o que vivenciamos hoje”, afirmaNatalia Sayuri.

Por que Complexo de Cassandra?

Na Grécia Antiga, Cassandra previu toda a condução e desfecho que mataria seus pais, irmãos, população e destruiria toda a cidade de Troia, mas ninguém lhe deu ouvidos. Ela implorou, repetiu incansavelmente e, desacreditada, foi isolada como louca numa torre pelo seu pai,Príamo, rei de Troia.

Esse mito foi transportado à psicologia para definir o chamado Complexo de Cassandra que, por sua vez, ilustra o Brasil de hoje, “em que profissionais de diversas áreas alertam a população por todos os meios possíveis e são desacreditados, assistindo a toda uma destruição que poderia ser evitada”, segundo as autoras.

AS AUTORAS

Liliane Abreué bacharelanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP-SP), comformação final em dezembro de 2022.É arteterapeuta(AATESP), professora especialista em Neurociência Pedagógica(AVM/UCAM),pesquisadora especialista em comportamento e consumo, ativista em Direitos Humanos.

Natalia Sayurié bacharelanda em Psicologia pela UNIP-SP, com formação final em dezembro de 2022. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero/SP, também atua como analista de treinamento e desenvolvimento corporativos.

SERVIÇO

Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista
Autoras:Liliane Alcântara de Abreu e Natalia Sayuri Melo
Editora: Sagarana
Páginas: 548
Formato: 16cm x 23cm
Livro impresso: R$ 75,00
e-Book: R$ 39,90
Disponível pelo site da editora https://sagaranaeditora.com/
e também na Amazon Brasil, Americanas, Submarino, Magalu e Shoptime.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via