LS Jack lança versão de ‘Vento Ventania’, clássico do Biquini Cavadão que atravessa gerações

Terceiro single do EP “Canções que Ficaram em Nós” chegou às plataformas nesta sexta-feira (23)

por Redação
LS Jack - Foto: @raphaurjais

A banda LS Jack lançou nesta sexta-feira (23) uma nova versão de “Vento Ventania”, clássico do Biquini Cavadão que atravessa gerações e se consolidou como um dos grandes sucessos do rock nacional. Terceiro single do projeto “Canções que Ficaram em Nós”, a faixa revisita um dos hits mais marcantes da música brasileira sob a identidade atual da banda, formada por Vitor Queiroz (baixo e voz), Bicudo (bateria) e Sérgio Ferreira (guitarra).

Com direção musical de Marcelo Sussekind e produção da MS Produções, o projeto propõe novas leituras para canções que marcaram época. Lançada originalmente em 1991, no álbum “Descivilização”, do Biquini Cavadão, “Vento Ventania” ganha a identidade sonora do LS Jack, que aposta na formação de power trio para imprimir uma sonoridade direta e vigorosa ao clássico. A proposta foi preservar a força poética e a energia da composição, incorporando elementos próprios aos arranjos.

‘“Vento e Ventania’ é uma canção com uma riqueza poética, repleta de lindas imagens, feita por uma banda que vem atravessando gerações. O Biquíni recentemente regravou ‘Carla’ e é interessante esse diálogo entre os nossos públicos”, destaca Vitor. Para o músico, o fato de ter assumido os vocais é uma nova janela que se abriu: “Aos poucos, sinto que o som revela uma nova identidade com o eco da nossa sonoridade”.

LS Jack lança versão de ‘Vento Ventania’, clássico do Biquini Cavadão que atravessa gerações

A construção do arranjo buscou valorizar a composição original sem reproduzir a gravação que marcou a carreira do Biquini Cavadão. Segundo Bicudo, a banda procurou traduzir elementos característicos da faixa para a formação atual do trio. “Uma das marcas registradas da música é a linha de metais. Como a banda não conta com esses instrumentos, surgiu a ideia de reproduzir esse fraseado na bateria. Embora não seja um instrumento harmônico ou melódico, ela poderia dar uma nova interpretação a esse elemento tão característico da canção. A ideia acabou funcionando muito bem e trouxe um resultado bacana para o arranjo”, conta o baterista.

A nova versão dá sequência ao projeto iniciado com “Cheia de Charme”, de Guilherme Arantes, e “Garota Dourada”, do Rádio Táxi. As duas faixas vêm despertando lembranças e criando conexões com diferentes gerações nos shows e nas redes sociais. Com “Vento Ventania”, a banda pretende ampliar essa troca, convidando o público a reencontrar uma música conhecida por um novo caminho sonoro.

“São canções especiais, e nosso desafio é respeitar a essência de cada uma, imprimindo a nossa identidade. Em ‘Vento Ventania’, buscamos trazer essa energia de liberdade e movimento, sem perder a força do original. Nossa expectativa é que o público curta essa versão, cante junto e se conecte com a música de um jeito diferente”, afirma o guitarrista Sérgio Ferreira.

Uma história contada em videoclipes

O lançamento de “Vento Ventania” também marca um novo capítulo na narrativa audiovisual do LS Jack. Dirigido e roteirizado por Thadeu Vivas, filho do cantor Jerry Adriani, o clipe dá continuidade à história de um casal apresentada nos vídeos anteriores do projeto. Em “Cheia de Charme”, a trama começa com a mulher sozinha. Já em “Garota Dourada”, os dois se encontram. Agora, em “Vento Ventania”, a natureza ganha protagonismo, com imagens que evocam a força dos elementos naturais e a dimensão divina.

“Entre o vento, o tempo e os desígnios da vida, acompanhamos esse casal atravessar os conflitos e as transformações de sua relação. Uma narrativa sobre encontros, desencontros e o tempo necessário para compreender o outro — e a si mesmo. Uma história de amor conduzida pela música, pelo tempo e pelos mistérios da natureza, que continua sendo construída clipe a clipe”, ressalta o diretor.

E a história ainda não terminou. Além de “Cheia de Charme”, “Garota Dourada” e “Vento Ventania”, o EP “Canções que Ficaram em Nós” contará com mais duas faixas: “Se”, de Djavan, e “Sinônimos”, de Paulo Sérgio Valle e José Augusto, popularizada na voz de Chitãozinho & Xororó.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Compartilhe
Send this to a friend