Mana Bernardes

Mana Bernardes traz ao Manouche o espetáculo “Ritos”, celebrando o Dia Internacional das Mulheres

por Redação

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – e pela primeira vez num teatro no Rio de Janeiro – Mana Bernardes traz ao Manouche, nos dias 07 e 08 de março, a performance “Ritos” atualizada no seu momento de vida pós-maternidade, pandemia, separação e mudança. Mana estará acompanhada da artista-flautista Ana Paula Cruz, com supervisão do Guilherme Mattos e produção de Ana Aurora Borges.

“Ritos” é um vestido de papel de mais de sete metros com manuscritos serigrafados com tinta de beterraba. Tal vestido, representa um sistema onde o centro é em dupla, a borda dança com o centro e o centro sai do protagonismo para dar lugar à borda.  “Chegarei com um vestido de papel de mais de sete metros com manuscritos serigrafados com tinta de beterraba. A roupa em si é um sistema social onde, mulheres exaustas de vestir calças há tanto tempo, pedem para que homens possam ocupar também a grande saia como instrumento simbólico e poético de mudança”, com Mana.

“Ritos”, que foi criado quando do lançamento do último livro da artista em 2019, o “Ritos do Nascer ao Parir”, se apresenta de uma nova maneira, trazendo textos, histórias, vocabulários e palavras que tem sido instrumento de travessia dos tempos atuais de Mana.

Mana Bernardes é artista trans-disciplinar e atua em projetos de envolvimento humano. Expõe em galerias e museus como Mad Museum (NY), FondationCartier (Paris) e Museu Nacional (Brasília). Sua linha de jóias feitas com materiais do cotidiano circula em lojas de museus como MoMA (Nova York), MAD (NY), MAM (RJ), MAR (RJ) e Inhotim (MG). Tem sua caligrafia em obra fixa no Museu do Amanhã (RJ) e no Museu da Língua Portuguesa (SP), além da Mulher Raíz, no acervo permanente do MAR (RJ).

Em 2024, o Ateliê Mana Bernardes – que a cada ano tem um tema – está direcionado a Redes e Tramas. Suas obras compõem esse pensamento, como na “Na Esfera do Desejo”, com 200 esferas de porcelana que trazem o vocabulário da artista sobre desejo. Em sua casa-ateliê em São Paulo, para onde se mudou depois da pandemia, Mana criou curso e mentorias recebendo pessoas onde tece uma mistura de suas potências com performance, nutrição vegana, o apoio para construção de narrativas autênticas numa espécie de laboratório terapêutico.

Ainda em 2024, Mana desenha uma nova coleção de móveis para Tok & Stok. Atua também com o desenvolvimento de tramas feitas de todos os materiais que seu ateliê já experimentou como bolas de gude, vidros vazios de óleos essenciais e homeopatias, garrafas pet e até suas palavras rasgadas em papéis de fibra natural.

SERVIÇO:

Show: Especial Dia das Mulheres – “Ritos” – Espetáculo de Mana Bernardes com os sopros de Ana Paula Cruz

Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)

Data e horário: 07 e 08 de março, quinta e sexta, às 21h

Ingressos: R$ 70 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro, que, a partir de agora, será doado para o Retiro dos Artistas – e meia entrada) l R$ 140,00 (inteira)

Capacidade: 90 pessoas (público sentado)

Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche

Instragam: @manabernardes / @clubemanouche

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via