Manacá da Serra lança o EP ‘Jangada’ e faz show de lançamento dia 30/3 na Autentica em BH Som do forró se destaca na musicalidade do grupo

por Redação
Manacá da Serra lança o EP ‘Jangada’

Manacá da Serra é formado por Bárbara Barcellos, Theo Lustosa e Dil Brasil. Bárbara tem longa história na música, fez a turnê “Semente da Terra” por 2 anos com Milton Nascimento, além de trabalhar e gravar com grandes nomes do Clube da Esquina, como Tavinho Moura, Murilo Antunes e Toninho Horta, entre tantos outros. Theo Lustosa tem sua trajetória no forró, com destaque para o lançamento recente do álbum “Serranias”, com participações do mestre Dominguinhos e Zeca Baleiro, além de outros artistas. Dil Brasil é natural de Dunas de Itaúnas, paraíso natural dos apaixonados pelo forró pé de serra, e também tem longa história na zabumba e no forró.

Manacá da Serra é o resultado da musicalidade do trio, suas experiências, influências e composições ao longo dos anos. É esta mistura de culturas, do forró da Serra do Araripe com as Serras das Minas Gerais, do Nordeste com o Sudeste, bem simbolizada cultural e geograficamente por Dunas de Itaúnas, que fica exatamente na divisa entre o nordeste e o sudeste do país.

Manacá da Serra é uma árvore genuinamente brasileira, que representa nossa terra, assim como a musicalidade do trio e assim como o forró, todos genuinamente brasileiros.

Manacá da Serra lançou ao longo de 2021 e 2022 sete singles, entre autorais e releituras de clássicos da MPB, apresentados em versões que remetem ao forró e ritmos regionais.

Em 2023, Manacá da Serra lança o álbum TRIO, reforçando a tradicional formação do forró pé de serra, zabumba, sanfona e triângulo. O trio apresenta neste trabalho diversas possibilidades de exploração desta formação, com interpretações que evidenciam a característica fundamental do Manacá da Serra, que é a mistura de culturas e referências, de ritmos do nordeste e ritmos regionais com a música de Minas Gerais. A gravação é toda ao vivo em estúdio, com takes únicos e captação simultânea, registradas também em vídeo. O repertório traz boa parte das músicas que são apresentadas nos shows ao vivo do trio, com clássicos do forró, versões da MPB tocadas em forró e composições autorais, já bem conhecidas do público que frequenta e acompanha o circuito do forró pé de serra. TRIO é isso; para ouvir, assistir, cantar, dançar ou simplesmente contemplar este trabalho feito com muito carinho pelo Manacá da Serra.

Em março de 2025 Manacá da Serra lança o EP Jangada com 5 faixas inéditas. O EP tem a participação de Toninho Horta na faixa “Baião Pro Toninho” e participação de Karenn Fontes na faixa “Balanço da Jangada”. O lançamento do EP será dia 21 de março de 2025 nas plataformas digitais de música.

E no dia 30/03, o Manacá da Serra fará o show de lançamento de “Jangada” na Autêntica em BH, com participação especial de Karren Fontes.

Ouça aqui “Jangada”:

https://ada.lnk.to/Jangada!share

JANGADA

“Jangada” tem seu nome extraído da primeira de 5 faixas que compõem o EP, gravado ao vivo em Belo Horizonte, cidade de origem do Manacá da Serra, no estúdio Stereoutono, com produção de Theo Lustosa. São 5 faixas inéditas e autorais, sendo elas:

Balanço da Jangada (Theo Lustosa / Tulio Lustosa / Elisa Pires) – faixa que dá nome ao EP. Esta canção tem Karenn Fontes como convidada especial que divide o canto com Bárbara. Karenn é de Sergipe, radicada em BH, com presença frequente no circuito de forró pé de serra.

Até Deu Sol (Theo Lustosa / Bárbara Barcellos) – este é um “forrozinho” bem ao estilo do Manacá da Serra, um belo convite para uma dança aconchegada ou simplesmente para ouvir despretensiosamente curtindo o momento. Suave como a chuva que até choveu ou radiante como o sol que até apareceu para iluminar o dia.

Coisa de Maria, Coisa de José (Theo Lustosa / Paulinho Motta) – esta faixa evidencia a conexão entre Minas e o Nordeste que o Manacá da Serra propõe em seu trabalho. Para celebrar esta interação, a faixa conta com uma participação super especial do pernambucano Renato Bandeira em uma viola inspirada, com a alma do Nordeste.

Baião Pro Toninho (Bárbara Barcellos / Petrônio de Souza) – Bárbara tem longa história com o movimento do Clube da Esquina, fez parte da turnê “Semente da Terra” com Milton Nascimento e diversos outros trabalhos com nomes do Clube, inclusive Toninho Horta, grande referência para ela, influência que rendeu esta composição em homenagem a Toninho. E nada melhor que uma participação do homenageado na canção: Toninho Horta é o convidado especial desta faixa, Baião Pro Toninho.

Risco do Avião (Theo Lustosa / Paulinho Motta) – faixa que fecha este EP preparado com muito carinho. A “Jangada” vai partindo, com um sentimento gostoso, esperançoso de que este trabalho toque de alguma forma o ouvinte, seja ela qual for. O Manacá da Serra agradece.

Serviço show de Manacá da Serra  – lançamento “Jangada”:

  • Dia 30/03
  • Local: Autêntica
  • Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG (esquina com Av. Brasil)
  • Abertura da casa: 19h
  • Mais informações: (31)99271-7100

Manacá da Serra:

Youtube: https://www.youtube.com/@manacadaserraforro

Instagram: https://www.instagram.com/manacadaserraforro

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6CBAOrgZnvfJnZWSbxVqJ0

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend