O marketing digital trouxe mais possibilidades para os negócios, abordando diversas frentes. Com isso, ocorreu um aumento de concorrentes e uma mudança nos hábitos dos consumidores, que se tornaram mais exigentes.
Dessa forma, os consumidores ficaram mais sensíveis a mudanças e, para superar expectativas e gerar vendas, é preciso usar as estratégias certas de acordo com o objetivo da marca.
Não existe um único caminho, cada negócio tem suas peculiaridades; por isso, as estratégias e canais devem ser diferentes. Por exemplo, para que o seu site alcance a primeiro lugar no Google, use técnicas de SEO. Já para criar um relacionamento de longo prazo com os clientes, use o e-mail marketing.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem como objetivo principal engajar o público-alvo e crescer a sua base de clientes, gerando uma percepção positiva em relação a sua marca.
A metodologia usada para o marketing de conteúdo é o Inbound, uma estratégia que foca em atrair leads de forma não invasiva, de forma sutil. Por isso, é também chamado de marketing de atração e tem quatro pilares:
- atrair: por meio de conteúdo relevante;
- converter: transformar visitantes em leads;
- vender: fornecer as soluções adequadas;
- encantar: manter um relacionamento após a compra.
Por meio do marketing de conteúdo, você poderá aumentar o tráfego do seu site, gerar brand awareness, melhorar o engajamento do público com a sua marca, educar o público-alvo, gerar vendas, reduzir o Custo de Aquisição por Clientes.
SEO
O SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar o seu site e melhorar seu posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como o Google. É uma estratégia essencial para deixar seu site mais visível e bem posicionado, com mais leads qualificados acessando suas páginas. Para otimizar o seu site, algumas ações são necessárias. Confira.
- Produza conteúdos relevantes e originais: os conteúdos precisam ter palavras-chave relacionadas com o tema, imagens, vídeos e as estruturas de heading tags hierarquizadas.
- Defina as palavras-chaves: para ranquear bem no Google, crie uma boa estratégia de palavras-chaves.
- Otimize as URLs: a URL precisa ser amigável e otimizada com a palavra-chave.
- Use links internos: eles facilitam a navegação do usuário e mostram ao Google a autoridade do seu site, tornando-o mais relevante.
Planejamento de redes sociais
As redes sociais são importantes para divulgar produtos e serviços de uma empresa e fortalecer a sua marca, mas é necessário criar um planejamento correto e levar em conta as personas e particularidades de cada rede, seja Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube. Para isso, é preciso:
- entender o seu público-alvo;
- ter objetivos definidos;
- investigar qual a rede certa para o seu negócio;
- criar conteúdos relevantes com diferentes formatos;
- produzir um calendário editorial.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um meio de comunicação em que as empresas entram em contato com sua base de clientes. Dessa forma, é possível criar campanhas para espalhar promoções, anunciar produtos e serviços e outros. Os principais benefícios são:
- aumentar as vendas;
- gerar leads;
- aumentar reconhecimento de marca;
- melhorar relacionamento com os clientes;
- engajar clientes;
- customer success.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos, ou mídia paga, consistem em pagar para plataformas de tráfego pago pela exposição da marca. Com certeza você já viu os anúncios que aparecem entre as primeiras posições no Google quando você faz uma pesquisa. Os anunciantes pagam para ficar entre as primeiras posições. Entre as principais vantagens, podemos citar:
- maior visibilidade para a marca, o que aumenta as chances de conversão e vendas;
- aumento da visibilidade, o que gera mais visitas em suas redes sociais ou site;
- resultados a curto prazo — em algumas horas depois da veiculação do anúncio já é possível obter resultados;
- investimento acessível — os investimentos são flexíveis e podem ser mais baixos dependendo da palavra-chave.