Matheus Henrique & Gabriel miram topo do sertanejo universitário: ‘Os grandes estão em outra fase, agora é a nossa vez’

Com mais de 50 milhões de streams, o dentista e o piloto de avião que formam a dupla preparam lançamento do audiovisual Ao Vivo na Retronejo e celebram nova fase da carreira em parceria com a Feeling Music

por Redação
Matheus Henrique & Gabriel

Um é dentista; o outro, piloto de avião. Juntos, formam uma das duplas sertanejas mais promissoras do momento. Matheus Henrique & Gabriel, naturais do interior paulista, somam mais de 50 milhões de streams e vivem uma fase intensa da carreira, marcada pela gravação do DVD Ao Vivo na Retronejo e por um novo single que traz até inteligência artificial no processo de composição.

A história dos dois começou nas ruas do Vale do Ribeira, em Registro, SP. “A gente cresceu juntos, com os mesmos amigos e as mesmas paixões”, lembra Matheus. A afinidade logo se transformou em parceria musical. Chegaram a passear pelo rock, mas em 2011, durante uma festa local, perceberam o amor em comum pelo sertanejo e decidiram montar uma dupla. O primeiro show foi em uma pizzaria da cidade e lotou.

“A gente percebeu ali que levava muita gente pros shows. Foi quando entendemos que dava pra transformar aquele sonho em profissão”, recorda o cantor. Desde então, vieram os palcos maiores, os primeiros sucessos e as parcerias com artistas como Felipe Araújo e Danilo Davi, até o momento de maturidade que vivem hoje.

Nostalgia e próximos passos com a Retronejo

A Retronejo começou como uma festa entre amigos e se tornou um fenômeno de público. Criada para celebrar o sertanejo universitário dos anos 2000, a label cresceu tanto que acabou se tornando o cenário do novo DVD da dupla. “A Retronejo é mais do que um show, é um movimento. A gente toca Jorge & Mateus, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano… é a trilha sonora de uma geração”, explica Matheus.

A última edição reuniu mais de 4.500 pessoas, com direito a open bar, touro mecânico e o público cantando cada música do repertório. “Foi o cenário perfeito para registrar essa nova fase. É ali que a gente se conecta com quem começou a ouvir sertanejo naquela época, mas também com a nova geração que está redescobrindo essas músicas.”

O audiovisual Matheus Henrique & Gabriel – Ao Vivo na Retronejo deve ser lançado ainda em 2025 e traz participações especiais e arranjos que atualizam os clássicos com a sonoridade atual da dupla.

Para Matheus Henrique & Gabriel, esse é o momento certo de acelerar. “A gente cresceu ouvindo Jorge & Mateus, por exemplo, são nossa maior referência. Eles abriram caminho para toda uma geração e chegaram ao topo, estão em outra fase. Esse é o momento que surge espaço para quem vem com força e verdade, é a nossa vez”, diz Matheus. Aos 30 e 29 anos, respectivamente, os artistas acreditam que o público está pronto para descobrir novas vozes.

Composições autorais e reais

O repertório dos dois é marcado por romantismo e autenticidade, sem o tom caricato que às vezes surge no gênero. “Quando você para para ouvir nossas músicas, não tem besteirol. É papo de amor, de sentimento de verdade”, afirma Matheus.

O processo criativo é dividido. “O Gabriel sempre foi o cara das melodias, e eu mais da letra. E o protagonismo é dos dois, não adianta ter uma letra bonita sem uma boa melodia”, conta.

Do caos à reconstrução

Durante a pandemia, Matheus e Gabriel viveram o momento mais desafiador da carreira. A agenda cheia de quem estava no ápice desapareceu e os dois precisaram se reinventar. “Eu vendia trufa e bolo no pote pra sustentar minha família. Foi uma fase de muita reflexão, mas me fez crescer. A música nunca deixou de ser meu propósito”, conta Matheus, que também é dentista.

Gabriel, que já conciliava os palcos com a aviação e a gestão da empresa de contabilidade da família, manteve a rotina dupla. As experiências fora dos palcos se tornaram combustível para a fase atual. “A gente aprendeu a respeitar o tempo das coisas, a planejar, a ter paciência. Isso fez a gente chegar até aqui mais forte.”

Nova estrutura com a Feeling Music

Para dar sustentação a esse novo ciclo, a dupla passou a integrar o casting da Feeling Music, empresa de gestão e desenvolvimento artístico comandada por Bulg) e Gabriel Sell, profissionais que já atuaram com Gustavo Mioto, Luan Santana, Lauana Prado, Matheus & Kauan e Fernando & Sorocaba.

“Assinar com a Feeling representa um futuro cheio de propósito e confiança. Encontrar pessoas que acreditam de verdade na nossa história e no nosso som é algo muito especial”, diz Gabriel.

Feats, influências e o que vem pela frente

Entre as colaborações já lançadas, estão as parcerias com Felipe Araújo e Danilo Davi. Para o futuro, os dois sonham em gravar com Jorge & Mateus e Henrique & Juliano, suas maiores referências. “Eles são nossos espelhos. E claro, se um dia Rionegro & Solimões aparecerem atrás de mim no palco, eu desmonto”, brinca Gabriel.

Com novos projetos em curso, a dupla reforça o foco na autenticidade. “A gente quer crescer, claro, mas com os pés no chão. O que nos trouxe até aqui foi verdade, amizade e amor pelo que a gente faz. E é isso que vai continuar guiando tudo.”

Matheus Henrique e Gabriel nas redes

https://www.instagram.com/matheushegabriel/

https://www.youtube.com/@matheushenriqueegabriel

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend