Pensando nisso, a Mantiqueira Brasil teve uma ideia ousada, e está vendendo seus ovos na rede de farmácias Droga Clara, em Belo Horizonte (MG). A empresa pretende implementar esse novo tipo de ponto de venda do produto em outros estabelecimentos deste ramo por todo o Brasil.
Seguem abaixo algumas perguntas/respostas sobre como surgiu a ideia de vender ovos em farmácias e os planos futuros da empresa para colocar o produto à disposição em outros pontos de venda do gênero pelo país, respondidas pelo empresário Murilo Pinto.
1 – Como surgiu a ideia de vender ovos em farmácias?
A ideia surgiu devido a diferentes pesquisas que surgiram e ao fato de especialistas da área de saúde indicarem os benefícios dos ovos, como por exemplo, o fato de ajudar no emagrecimento, por ser uma proteína de lenta absorção. A gema é rica em Ferro, Ômega 3 (DHA), Colina (que ajuda na formação do cérebro), vitaminas (apresenta todas, exceto a vitamina C, que é facilmente encontrada em outros alimentos).
Então, com toda essa indicação de especialistas na área de saúde, falávamos em tom de “brincadeira” que “ovo é melhor do que remédio”, devido aos seus benefícios, sendo realmente um superalimento. Desta forma, deveria ser vendido em farmácia!!
Demos início a essa ideia, até porque pode-se observar que atualmente são vendidos diversos produtos nas farmácias. Conseguimos então essa parceria em Belo Horizonte com um estabelecimento nesta cidade.
2 – Vocês chegaram a fazer alguma pesquisa de campo, para saber se outras empresas do segmento de ovos já tiveram essa ideia ou a Mantiqueira será a pioneira neste sentido?
É a primeira farmácia no Brasil a vender ovos, somos pioneiros. É algo totalmente inovador, tanto para esse segmento, como também para o mercado de ovos, que nunca comercializou neste canal.
3 –De que forma eles serão expostos nos pontos de venda (farmácias)?
O ponto de venda não é uma gôndola do mesmo porte que os ovos são encontrados em um supermercado. É algo mais para conveniência das pessoas que vão à farmácia por algum motivo e irão ficar localizados em pequenas prateleiras.
4 – Por que escolheram Belo Horizonte como o primeiro ponto de venda de ovos em farmácias? Tem a ver com o fato da história do grupo ter começado neste estado?
A escolha de Belo Horizonte foi uma questão de oportunidade mesmo, por termos um amigo que tem uma farmácia na cidade e topou o desafio/teste.
5 – A ideia é expandir para outros estados a venda em farmácias? Quais e quando?
A nossa ideia é expandir para outros estados e farmácias, no RJ, SP e outros locais do Brasil, pois acreditamos que dará muito certo essa iniciativa.
6 – Os ovos possuem diferentes propriedades nutricionais, podendo ser considerados “medicamentos in natura’, prevenindo doenças por meio de uma alimentação saudável. Atualmente as farmácias vendem produtos clean label, mas industrializados. Qual a expectativa em entrar como algo saudável, mas in natura nestes pontos de venda (farmácias)?
A expectativa é bastante alta, tanto porque os profissionais de saúde recomendam, e cientificamente foram comprovados diferentes benefícios do ovo (vitaminas, Ferro, Colina, Ômega 3…). Todos estes nutrientes são encontrados em medicamentos que o público compra na farmácia, que através do ovo o indivíduo terá tudo num único item, e com a conveniência de ter na farmácia, sendo muitas delas 24h. Se o ovo é tão bom assim, com tantos benefícios medicinais, precisa ser vendido na farmácia. Essa é a “brincadeira” ´séria que sugerimos ao público.