Porto Imperial

Medidas sustentáveis no mercado hoteleiro: Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ), se adere às medidas de conscientização ambiental

por Redação

No dia a dia, é comum que a população aja, frequentemente, com hábitos considerados sustentáveis, tais como reciclar o lixo de forma correta (metal, alumínio, papel), por exemplo. Mas, agora, essa “consciência ambiental”, cada vez mais, invade o mercado hoteleiro. E isso começou a acontecer, principalmente, após a pandemia da Covid 19. Vale ressaltar que todas essas medidas, colocadas em prática, possuem, apenas, um foco: a preservação da fauna e da flora.

Com relação ao desenvolvimento sustentável, Sávio Ferreira, Gerente Geral da Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ), diz:  “Sustentabilidade é o equilíbrio entre o impacto de nossas ações no meio e o quanto este meio pode ser recuperar mantendo ainda a oportunidade de continuarmos extraindo beneficios dele”.

Quais as vantagens?

Economia e qualidade, as principais. Os produtos sustentáveis são menos tóxicos para os homens e para a natureza. Por isso, produzir menos resíduos economiza em todos os sentidos e ter uma planta solar, incentiva menos o uso a ‘longo prazo’ de usinas termoelétricas, baseadas em carvão.

Sávio, ainda, explica que o que motivou a equipe da Porto Imperial a investir em sustentabilidade, se refere às questões econômicas. “Energia limpa, uma menor produção de resíduos, produtos ecológicos e demais benefícios. Ademais, vamos nos adaptar a novos tempos”, acrescenta ele.

Processos eficientes, adotados na pós sustentabilidade. “Redução de amenities, troca dos tradicionais sabonetes e os líquidos, que vinham em frascos de plástico, por dispensers fixos; menos uso de água, com o trabalho de conscientização; a inclusão da pousada em uma fazenda de produção energética através de painéis solares”, finaliza.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via